Timo – Anatomia, Características, Fisiologia, Hormônios, Doenças


O que é timo?

O timo é uma glândula endócrina linfática responsável por desenvolver os linfócitos T, que ajudam no combate de doenças. Localizado no tórax, bem próximo do coração, ele tem função essencial para o sistema imunológico humano.

É um órgão bem pequeno, que, durante o passar do tempo, diminui ainda mais de tamanho e, com isso, altera sua função para o sistema imunológico.

Além da produção de linfócitos T, ele tem uma ação secundária, que é a produção do hormônio timosina. Essa substância auxilia no desenvolvimento dos linfócitos.

Apesar de não ser muito conhecido por grande parte das pessoas, o pequeno timo é essencial para a sobrevivência do organismo humano. Durante a vida, ele pode aumentar e diminuir dependendo de como a pessoa está. Quando estamos nervosos, irritados ou estressados ele tende a diminuir. Já quando estamos felizes ou realizados ele tende a aumentar.

Origem da palavra(etimologia)

A palavra “timo” é de origem grega, vindo do termo Thýmos que significa “energia vital”, “glândula” ou “excrescência carnosa”.

Fisiologia

A função mais importante e essencial do timo é o desenvolvimento, seleção e liberação dos linfócitos T. Essas substâncias são desenvolvidas na médula, porém, somente no timo, que se desenvolvem e conseguem exercer seu papel no organismo.


Além disso, ele também produz a timosina, que é essencial para o reconhecimento dos linfócitos T que já estão prontos.

Por fim, ele ainda produz e/ou elabora as seguintes substâncias para o desenvolvimento do sistema imunológico:

  • Timopoetina
  • Timulina
  • Fator tímico

O timo é muito ativo em crianças para ajudar no seu desenvolvimento, tentando evitar que o ser humano não adquira doenças.

Características

Timo anatomia

As principais características dessa glândula são:

  • Cor avermelhada, branca ou amarelada
  • Ter um formato triangular
  • É bem sensível à toques, luzes, sabores, sons e afins
  • Aumenta e diminui o tamanho conforme a pessoa está se sentindo

Anatomia

A anatomia base do timo é divida entre a junção de dois diferentes lobos e vários lóbulos. Seu revestimento é feito por um tecido conjuntivo.

As duas partes principais dos lóbulos do timo são:

  • Córtex
  • Medula

Em relação às suas células, em grande maioria são linfócitos, com algumas poucas podendo ser reticulares e macrófagos.

Como falado anteriormente, o timo está localizado no tórax, mais especificamente na porção antero-superior da cavidade. Seu posicionamento fica entre os pulmões e o coração.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *