Tales de Mileto – Teorema de Tales, Curiosidades

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Biografia

Tales de Mileto é considerado uma figura inexata historicamente, porque nenhuma obra sua sobreviveu. Os dados que compõe sua história são apoiados em antigas referências sobre a história da matemática que dão a ele um grande número de descobertas.

Ele nasceu em Mileto, uma colônia antiga da Grécia, situada na Ásia menor (atualmente a Turquia), possivelmente descendente de fenícios.

A história conta que começou a vida como comerciante, na qual foi muito bem-sucedido financeiramente a ponto de poder dedicar-se aos estudos e viagens no período final da sua vida.

Ele ainda viveu por um período no Egito, onde possivelmente aprendeu sobre geometria. Viveu também na Babilônia onde teve contato com os instrumentos astronômicos. A Tales de Mileto foram atribuídos os primeiros cálculos sobre a altura das pirâmides e a distância até os navios em alto mar por triangulação.

Tales de Mileto era matemático, filósofo e astrônomo. Foi apontado como um dos mais notáveis representantes da filosofia grega (primeira fase) que se chamou Cosmológica ou Pré-socrática.

Escola de Mileto

Criou a Escola de Quem foi Tales de Mileto?Mileto que considerava a existência de um único princípio e afirmava ser a água a origem de toda a realidade, embora enfrentasse opiniões de outros filósofos que não concordavam com ele como, por exemplo, Anaxímenes, que defendia que a origem seria o ar, e Anaximandro. Acreditava que o mundo poderia saído da água e que a partir daí surgiria a evolução por meio de um processo natural.
Foi o precursor dos estudos de astronomia, observando a lua e o sol, fez previsões e explicou os eclipses solares. Observou que a lua era alumiada pelo sol.

Tales de Mileto, foi um dos primeiros filósofos, a pensar na matéria de forma diferente da visão que tinham até o momento, através de intervenção divina e orações a “deuses superiores”.

Acreditava que as coisas materiais passavam por mudanças ao longo do tempo e com estas ideias evolucionarias iniciou o método de estudo e especulação diferenciado das instruções religiosas e teosóficas para todas os assuntos da época.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Apesar do título pertencer a Pitágoras, Tales de Mileto foi considerado por Aristóteles como o primeiro filosofo da história da humanidade, pela sua maneira de proceder, afastando a visão mitológica, o que era muito comum na época e buscando a causa primeira (única) das manifestações da natureza, utilizando a razão e a análise da própria natureza.

Descobertas geométricas

Alguns historiógrafos da matemática antiga, afirmam que a geometria comprovativa se iniciou com Tales de Mileto, que foi considerado um dos 7 sábios da Grécia.
As descobertas geométricas atribuídas a Tales de Mileto são as seguintes:

  • Que as linhas da base de um triangulo isósceles são idênticas.
  • Se 2 triângulos possuem 2 linhas e 1 lado reciprocamente iguais, então eles são iguais.
  • Se 2 retas se cruzam, as linhas opostas pelo vértice, são idênticas.
  • Demonstrou que todo diâmetro separa 1 círculo em 2 partes iguais.
  • A união de todo ponto de um círculo a extremidade de um diâmetro AB obterá um triangulo retângulo em C.
  • Para comprovar este teorema utilizou-se do fato que a somatória dos ângulos de um triangulo, é idêntico a dois retos.

Teorema de Tales

Certamente Tales de Mileto ficou reconhecido como matemático no século VI a.C.  por suas pesquisas e descobrimentos na área da matemática, na qual recebeu o título de “pai da geometria descritiva”. Também foi reconhecido como grande astrônomo e filosofo.

Tales de Mileto conseguiu determinar a altura das pirâmides, o que na época era considerado praticamente impossível pois não haviam equipamentos para realizar tais cálculos.

Ele conseguiu realizar este feito, usando o que hoje é conhecido como Teorema de Tales. Estes cálculos foram feitos utilizando a sombra que é produzida pelo sol, aumentando sua fama de grande matemático.

O teorema de Tales é realizado pelo encontro de retas transversais e paralelas que formam resultados proporcionais. O argumento que Tales de Mileto defendia é que a luz correspondente ao sol chega na terra de maneira diagonal (inclinada).

Acompanhando esta ideia ele conseguiu denominar uma circunstância de proporcionalidade relacionando as retas transversais e as paralelas.

Curiosidades

Tales de Mileto além de professor foi um admirável homem de negócios e político. Viajou pelo Mediterrâneo oriental, pelo Egito, onde acredita-se que aprendeu sobre geometria. Algumas outras curiosidades são:

  • Sugeriu que o mundo era constituído totalmente de água.
  • Seu maior feito foi prever um eclipse solar em maio de 585 a.C. Ninguém até hoje descobriu como ele teria feito isto, pois com os instrumentos que existiam naquela época isto não seria possível. Historiadores acreditam que ele usou a teoria de um ciclo de dezoito anos no movimento da lua e sol
  • Todo esforço de Tales Mileto para descobrir a unidade, a causa primeira, representa uma grande mudança no comportamento e na atitude dos homens diante do cosmos. Abandona as definições religiosas que até então prevaleciam. Tales Mileto buscou através da observação e da razão um sentido novo para nosso universo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Tales de Mileto, suas descobertas e também algumas curiosidades sobre ele.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS
você pode gostar também
2 Comentários
  1. Vandinho Walker Diz

    Adorei Muito Explicativo <3

  2. Julia Eduarda Diz

    Muito bom, se quantinuar assim vai ultrapassar a waikipedia.😂kkkkk

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.