Spin Off – O que é? Tradução, Exemplos, Vantagens e Desvantagens


O que é Spin Off?

O termo Spin Off também é conhecido como derivagem. Ele serve para determinar aquilo que foi derivado de algo que já foi pesquisado ou desenvolvido antes. Essa é uma prática extremamente comum em diferentes áreas, tais como mídia, negócios, tecnologia e etc.

Em termos de tecnologia, Spin Off ocorre quando há o desdobramento de uma tecnologia já existente. Um bom exemplo é quando cientistas criam algo que outros cientistas utilizam como princípio para novas criações.

Já em termos de negócios, Spin Off é utilizada para determinar o nascimento de uma nova empresa a partir de uma que já existe. Isso é bastante comum quando organizações e grupos atuam explorando um novo serviço ou produto a partir de outro que já existem.

No âmbito acadêmido, Spin Off é quando ocorre o nascimento de uma empresa no centro universitário. Essas são novidades ainda não testadas que contam com apoio de financiamento para que cresçam novas star-ups.

Vantagens e Desvantagens da Spin OffLogo Spin Off

Existem muitos pontos que podem ser considerados vantagens e desvantagens de uma spin-off. No entanto, o termo se aplica a diversas áreas e isso pode acabar ficando bem vasto.

No caso das séries, a spin off pode ter uma grande vantagem de já ter conquistado um público através da série original. Isso porque normalmente a spin off se origina graças ao grande sucesso da série original.


No entanto, uma desvantagem nesses casos é que muitas vezes já existe uma expectativa. Logo, a spin off pode não agradar tanto quanto a sério que a originou.

Já no que diz respeito às empresas, também existem diversas vantagens de uma spin off, veja:

  • Permite a retenção de talentos: é possível manter os melhores empregados convertendo-os em sócios ou responsáveis por novos projetos.
  • Abranger novos nichos: nem sempre é vantagem para uma empresa ampliar o seu nicho. No entanto, abrir uma nova empresa para abranger um novo nicho pode ser bastante vantajoso.
  • Melhorias de gestão: existem muitos empresários que acreditam que é mais fácil gerenciar o negócio estando mais perto. Por isso, quando uma filiam cresce, ela se separa em partes menores, tornando o gerenciamento mais fácil.

Normalmente a spin off tem como objetivo oferecer uma maior rentabilidade independente a um negócio do que se ele estivesse ligado a uma corporação. No entanto, uma desvantagem é que as ações desse tipo de negócio tendem a ser mais voláteis e em mercados frágeis.

Diferença Spin Off e Startup

Por mais que muita gente confunda, existem sim diferenças entre Spin Off e startups.

A startup se origina de uma ideia inovadora, normalmente relativa à tecnologia. Ela apresenta uma grande possibilidade de ter um crescimento exponencial e traz consigo um diferencial para oferecer ao mercado.

É elaborado, então, um plano de negócios que tem como objetivo mostrar a viabilidade da ideia. É preciso mostrar que é possível atrair o que se chama “capital semente” da mão de investidores-anjo. Esses investidores entram com o capital em negócios que apresentam alto potencial.

Sendo assim, a startup pode, que é a empresa mãe, pode ter um “filho prodígio”. Isso pode fazer com que os sócios entendam que talvez seja mais útil centralizar suas ações no “filho” de uma forma desconectada da empresa original. Nesse momento, nasce uma Spin Off, entendeu?

Outro ponto importante é que as startups tendem a começar totalmente do zero. Isso vale principalmente em termos de estrutura, visto que muitas se instalam em incubadoras.

Já as Spin Offs já têm o início de suas atividades herdado da empresa-mãe, aquela que a originou.

Nesse sentido, é extremamente importante esclarecer que uma Spin Off nada tem a ver com franquias. Nos negócios a Spin Off vem de um produto que ganhou destaque e normalmente é distinto da empresa-mãe. Já a franquia é replicar um modelo de negócio, que permite uso de marca e distribuição de produtos respeitando um padrão da marca sob o repasse de um percentual.

Spin-off de seriados

Para quem não sabe, na mídia também acontecem Spin Offs. Assim, uma franquia é criada a partir de uma que já existe, usando normalmente aquelas que tem mais sucesso. Nas séries, por exemplo, pode acontecer de um personagem que se destaca ganhar uma série própria.

Um bom exemplo disso é a famosa série “The breaking bad”, que além dos personagens principais contava com o advogado Saul, que ganhou destaque. Com isso, o personagem ganhou uma série própria chamada “Better call Saul”.

Acontecem ainda alguns casos em que a Spin Off consegue ter mais sucesso do que a série original. O famoso “CSI: Miami” e “CSI: NY” deram origem à série “CSI: Crime Scene Investigation”.

Já o seriado “Criminal Minds” deu origem a uma Spin-off chamada “Criminal Minds: Suspect Behavior”.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que é spin off e como se aplica em diferentes temas. Aproveite!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *