Sororidade – Como Praticar? Por que é Fundamental?


O que é sororidade?

Embora seja um termo que parece novo, a palavra sororidade já é utilizada há mais de 40 anos. Porém, ela ainda não está cadastrada nos dicionários.

Pois bem, sororidade nada mais é do que um termo simples que determina a aliança entre as mulheres com base na empatia e no companheirismo. Isso a fim de que seja possível atingir objetivos que são comuns a todas.

Esse conceito de sororidade é algo bastante utilizado e forte em movimentos como o feminismo. Pode ser definido como um aspecto que apresenta dimensões éticas, práticas e políticas desse importante movimento que presa a igualdade de gêneros.

Para o feminismo, a sororidade nada mais é do que o ato de não fazer julgamentos prévios entre as próprias mulheres. Muitas vezes isso ajuda a fortalecer e perpetuar estereótipos que são preconceituosos e criados por uma sociedade que é baseada no machismo e no patriarcado.

Sendo assim, pode-se dizer que a sororidade é com se fosse uma das principais bases do feminismo. Ele dissemina a ideia de uma irmandade entre o sexo feminino, ajudando com que o movimento ganhe as proporções necessárias para que suas reivindicações possam sejam impostas.

A palavra sororidade tem origem no latim sóror, que significa “irmãs”. É um termo que é considerado como a versão feminina de fraternidade, que tem origem no prefixo frater que significa “irmão”.


Por que é fundamental?

A sororidade pode ser considerada como uma arma que a sociedade tem à sua disposição para lutar e vencer as barreiras do machismo e do patriarcado. Isso acontece através do extermínio da rivalidade entre mulheres, promovendo a sua união.

Isso porque sem essa ideia de irmandade, o movimento não se espalha para ganhar as proporções necessárias. Lembrando sempre que, juntas as mulheres são mais fortes e têm maior força para alcançar seus objetivos em comum do que quando lutam só.

O fato é que desde pequenas as mulheres são colocadas como rivais uma das outras. Competem pelo amor de um homem, por aparência, por mais popularidade, roupas e etc. Afinal, quem nunca ouviu falar que a amizade masculina é melhor porque a amizade entre mulheres é falsa.

Acontece que é bastante errado taxar todas as amizades femininas como falsas. Lembre-se que existem muitas pessoas más no mundo, sejam elas homens ou mulheres. A generalização só afasta as pessoas umas das outras.

Por isso que a sororidade é tão importante. Pois, ela esclarece o conceito de que todas as mulheres enfrentam dificuldades pelo simples fato de serem mulheres Ajuda a criar a empatia necessária pra que todas lutem por uma mesma causa.

Como praticar a Sororidade?

Vale lembrar ainda que essa mudança de atitude proposta pela sororidade começa no dia a dia mesmo. Fazemos isso valorizando o trabalho da outra mulher, deixando de julgar apenas pela imagem, impedindo uma cena de abuso, como um beijo forçado na balada, entre outras. Além disso, veja outras maneiras de praticar a sororidade no seu dia a dia:

  • Mães: que tal criar um grupo de mães que podem se juntar para ir para uma festa ou um barzinho ou de mães que trocam cuidados para que as outras possam se divertir saindo um pouco.
  • Profissional: se você viu uma vaga de emprego bacana, porquê não passa primeiramente para as suas amigas mulheres?
  • Grupos: existem grupos nas redes sociais, tais como o “Garotas no poder”, que ajudam a saber um pouco mais sobre o tema e auxiliar outras mulheres no dia a dia.
  • Compras: que tal experimentar procurar mulheres empreendedoras e produtoras. Por exemplo, trabalhos manuais, ou preferir comprar de uma mãe solteira que está desempregada, bem como da mulher que faz isso para pagar a sua faculdade.

Além disso, procure ter uma postura menos defensiva a respeito de outras mulheres. Afinal, elas passam por problemas diários assim como você. Veja outras dicas para aplicar a sororidade no seu dia a dia:

  • Não julgue alguém pela maneira como ela se veste. Pois, isso não expressa suas competências, e apenas a aparência.
  • Não faça uso de termos pejorativos que possam denegrir a imagem de uma mulher.
  • Não contribua para o fortalecimento de estereótipos a respeito do comportamento das mulheres. Tais como, explosiva, mandona, exigente e etc.
  • Sempre busque oferecer atitudes de apoio a outras mulheres.

Por fim, a autocrítica é algo fundamental para que a sororidade faça parte da sua rotina. Então, se questione o porquê de você falar tal coisa, de agir de determinada forma. Vá moldando o seu comportamento para ser uma pessoa cada vez melhor.

Sinônimos de Sororidade

Um sinônimo de sororidade é a palavra sororal. Outros sinônimos são: pacto de companheirismo, fraternal e feminismo.

Vale explicar ainda que o que a sororidade busca, de forma nenhuma é gerar ódio contra os homens! Na verdade, busca uma sociedade onde possa haver uma igualdade de direitos e deveres entre ambos.

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *