Solstício de Verão – O que é? Significado, No Hemisfério Sul, De inverno


O que é solstício de verão?

O solstício de verão nada mais é do que um fenômeno natural da astronomia. É ele que marca o início do verão!

Esse fenômeno é marcado pelo momento em que um determinado hemisfério da terra se encontra em uma inclinação de cerca de 23,5º na direção do sol. Isso faz com que receba mais raios solares.

Já o termo “solstício” tem origem na palavra solstitius, do latim. Essa palavra significa “ponto em que a trajetória do sol aparenta não se deslocar”. Ela é formada pela palavra sol + sistere, que significa “parado”.

Vale lembrar que é no solstício de verão que ocorre o dia mais longo do ano todo. Consequentemente, ocorre também a noite mais curta no que diz respeito à iluminação solar.

O solstício é um fenômeno que acontece graças ao movimento natural de rotação do planeta. Com isso, a luz solar é distribuída de forma desigual entre os hemisférios.

Solstício de Verão no Hemisfério SulSolstício de Verão no Hemisfério Sul

Como já foi dito, o solstício de verão marca a entrada da estação de mesmo nome. Dessa forma, quando o hemisfério sul está passando pelo solstício de verão, as pessoas que vivem no hemisfério norte estarão passando pelo solstício de inverno.


Dessa forma, enquanto o hemisfério sul terá o dia mais longo do ano, o hemisfério norte terá a noite mais longa do ano também.

O solstício de verão é um fenômeno que acontece entre o dia 21 e 22 de dezembro. Nesses dias, a radiação do sol está incidindo verticalmente no Trópico de Capricórnio.

Vale ressaltar ainda, que o Brasil se encontra no Hemisfério Sul. Já, por exemplo, os Estados Unidos e a Europa, se encontram no Hemisfério Norte.

Solstício de Inverno

Como você já deve imaginar, o solstício de inverno é o oposto do solstício de verão. Nesse fenômeno natural da astronomia, o Hemisfério norte se encontra cerca de 23,5º inclinado em direção ao sol.

Nesse fenômeno, então, ocorre o dia mais curto do ano, no que diz respeito a iluminação solar. Nos países localizados no Hemisfério Sul, como o Brasil, o dia fica mais curto.

Isso normalmente ocorre no dia 21 de junho. No ano de 2013, por exemplo, o solstício de inverno aconteceu no dia 21 de junhos, exatamente às 2h04, no horário de Brasília. Foi nesse momento em que o sol chegou à sua maior inclinação em relação à linha do equador.

Equinócio

Diferentemente do Solstício de verão ou de inverno, o equinócio marca a chegada da primavera e do outono. Ele é caracterizado pelo momento em que o sol atinge com intensidade maior os países localizados sobre a linha do equador.

A palavra “equinócio” tem origem na junção dos termos “aequus” que significa “igual”, e “nox”, que significa noite. Sendo assim, quando ele ocorre, o dia e a noite apresenta a duração exata de 12 horas cada um.

Foto do Solstício de verão

O Equinócio é um fenômeno que acontece nos meses de março, entre o dia 20 e 21 marcando o início do outono, e em setembro, entre o dia 22 e 23, marcando o início da primavera. No entanto, no hemisfério norte ocorre o contrário, ou seja, a primavera inicia em março e o outono em setembro.

No momento em que o equinócio acontece, a luz solar está incidindo igualmente no hemisfério sul e no hemisfério norte.

Vale lembrar ainda que o dia do equinócio pode variar de um ano para o outro. Isso porque o ano solar pode ter os conhecidos 365 dias e mais algumas horas.

Dessa forma, o equinócio de outono ocorre no hemisfério que a estação transita de outono para verão. Já o de primavera, ocorre no hemisfério em que o inverno passa para primavera.

Por fim, podemos dizer que os equinócios de primavera e outono, bem como o solstício de verão e inverno são os responsáveis por marcar o início e o fim das estações do ano.

Pronto, agora você já sabe mais sobre o solstício de verão, quando ocorre, suas características e como ele acontece. Aproveite essas informações!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *