Sócrates – Biografia, Frases, Principais Ideias Filosóficas


No ano de 470 a.C, Sócrates nasceu em Atenas de uma parteira e de um pedreiro e escultor. Sócrates era um homem baixo, corpulento, boca grande, nariz chato, olhos saltados e vagava pelas ruas de Atenas com pés descalços e vestes rotas. Sócrates passava horas meditando nos seus pensamentos sozinho ou conversando com seus discípulos, sempre em busca da verdade.

Ele é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental e foi influenciado por outro filósofo grego: Anaxágoras. Sócrates, também era escultor, como seu pai, mas preferiu moldar ideias em vez de peças. Seus primeiros pensamentos e estudos estavam voltados para essência da natureza da alma humana.

Considerado um dos homens mais inteligentes e sábios até hoje, Sócrates tinham como maior ambição ser um benfeitor da humanidade. Sua sede de justiça social perpetuada em todo mundo era seu maior desejo.

Sua esposa Xantipa sempre falava que Sócrates era como um Deus para os jovens de Atenas. Ele tinha um modo peculiar de expressar suas ideias e transmitir sua sabedoria. Ele jamais respondia a uma pergunta. Ele fazia novas perguntas e afirmava que ele só tinha uma certeza: não saber de nada. Era a sua forma de aprender com todos que o rodeavam.

As ideias de Sócrates não eram bem aceitas pela aristocracia grega, pois ele defendia e criticava muitos aspectos do funcionamento da sociedade grega. Alguns aspectos da cultura, crenças, costumes e tradições gregas retardavam o desenvolvimento intelectual das pessoas.

Pelo seu poder de oratória e inteligência, Sócrates foi considerado um agitador e inimigo da elite de Atenas. Ele foi acusado de corromper os jovens, subverter a ordem social e provocar várias mudanças na religião grega. Sócrates foi preso e condenado a cometer suicídio. Em 399 a.C, ele foi tomou veneno cicuta e morreu.


Filosofia de Sócrates

A filosofia de Sócrates é calcada em ideias:

  • A consciência do Homem
  • A arte de fazer perguntas
  • A crítica à Escola Sofística

Método SocráticoSócrates escultura

O método Socrático consiste numa técnica de investigação filosófica baseada no diálogo. Nessa técnica o mestre conduz o aluno a um processo de descoberta e reflexão sobre os próprios valores. São perguntas simples com objetivo de revelar as contradições com base nos preconceitos e valores impostos pela sociedade. Dessa forma, o aluno será capaz de aprender e pensar por si mesmo e redefinir esses valores.

Transmitida pelo seu principal discípulo, Platão, o método socrático foi usado e desenvolvido por vários filósofos até o momento. Gustav Heckmann e Leonard Nelson são os principais nomes ao uso atual dessa técnica.

Ideias Filosóficas

A ideias filosóficas de Sócrates, Xenofonte e Plantão é difícil de se diferenciar, pois os dois alunos foram os responsáveis para difundir o pensamento de Sócrates.

Sócrates sempre foi diferente dos seus contemporâneos gregos, tanto filosoficamente quanto intelectualmente.

Quando ele foi julgado por corromper os jovens, Sócrates utilizou o método de elenchos para mostrar os erros nas crenças de seus julgadores.

Ele acreditava na imortalidade da alma e duvidava da ideia da Escola Sofística que as pessoas podem aprender a serem virtuosas. Sócrates acreditava que a virtude e a moral são inspirações e não transmitida por pais.

Amor

Na obra O Banquete, de Platão, Sócrates aponta que as ideias de Diotima de Mantinea sobre genealogia do amor foram apresentadas a ele. Deu origem ao que é chamado de socrático-platônico do amor. Na mesma obra, há também a descriação do amor entre Alcibíades e Sócrates.

Conhecimento

De acordo com Sócrates, a sabedoria é limitada a ignorância de cada pessoa. Segundo ele, a verdade somente é visível aos olhos de razão.

A ideia de Sócrates era que as pessoas deveriam conhecer seus desconhecimentos e que os erros são consequência da ignorância humana. É preciso problematizar os conceitos já sabidos para ver os preconceitos e dogmas existentes.

Virtude

Sócrates acreditava que as pessoas devem buscar o próprio desenvolvimento, em vez de dinheiro. Para ele, as pessoas têm certas virtudes, tanto intelectuais quanto filosóficas. Sócrates afirmava que a “virtude era a mais importante de todas as coisas”.

Política

Para Sócrates as ideias eram de um mundo que somente os sábios conseguem entender. Segundo ele, um filósofo seria um ótimo governante de Estado. Ele era contra a democracia aristocrática que era praticada em Atenas na sua época.

Paradoxo SocráticoSócrates

As posições éticas tão defendidas por Sócrates são chamados de parodoxos socráticos. Sua origem é: tudo que vai contra (para) a opinião (doxa) comum.

Os paradoxos socráticos principais são:

  1. “Ninguém faz o mal voluntariamente”;
  2. “É preferível sofrer injustiça do que cometê-la” (Górgias 469 b-c) ou “jamais se deve responder à injustiça pela injustiça, nem fazer mal a outrem, nem mesmo àquele que nos fez mal” (Críton 49 c-d).
  3. “As virtudes constituem uma unidade”;
  4. “A virtude é um conhecimento”.

Algumas frases e pensamentos do filósofo Sócrates:

  • Só sei que nada sei.
  • A vida que não passamos em revista não vale a pena viver.
  • Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
  • A palavra é o fio de ouro do pensamento.
  • Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.
  • É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
  • Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
  • Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.
  • Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.
  • A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.
  • Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir.
  • O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
  • Quatro características devem ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.
  • Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.
  • A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
  • Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.
  • O amor é filho de dois deuses, a carência e a astúcia.
  • Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *