Placas solares fotovoltaicas: energia solar para o fornecimento de eletricidade


O Brasil tem altos níveis de irradiação solar, por isso o país tem potencial para produzir energia elétrica acima das médias globais. Dessa maneira, o sucesso das placas solares fotovoltaicas se deve ao desenvolvimento sustentável aliado a economia nos gastos com energia elétrica.

As grandes indústrias descobriram nas placas solares fotovoltaicas uma forma de melhorar a sua relação com a natureza e, consequentemente, diminuir os gastos com energia elétrica, chegando a evitar a emissão de gigatoneladas de dióxido de carbono e a diminuir o preço pago pela energia elétrica.

Junto a tudo isso, surgem novas tecnologias que colaboram diretamente com a reestruturação do setor elétrico e os governos criam políticas regulatórias e de incentivo para a produção de energia renovável. Estudos buscam na energia solar modos efetivos de melhorar as condições do fornecimento de energia elétrica.

A estrela central do sistema solar: o sol

Quando falamos de energia solar, logo estamos falando no potencial do sol — a estrela central do sistema planetário solar. Apenas na camada que conseguimos enxergar, ou seja, na fotosfera, a temperatura chega a 6.000°C.

Dessa maneira, a irradiação de energia anual que o sol projeta na Terra pode atingir dez mil vezes a quantidade de energia consumida no mesmo período. Não é à toa que desde Aristóteles o homem pensa em maneiras de aproveitar dessa fonte de energia renovável, abundante e gratuita.

A natureza tem muito para ensinar. As plantas, por exemplo, utilizam a energia solar para fazer a fotossíntese. Os rios e lagos são formados da evaporação da água que só acontece porque os raios solares incidem na água formando as chuvas.

As placas solares fotovoltaicas na conversão de energia

placas solares fotovoltaicas

Não podemos mais negar a importância do uso da energia do sol para nossas vidas e, principalmente, para a sobrevivência de nosso planeta. Países como a China, o Japão e os Estados Unidos já vêm desenvolvendo meios eficientes de gerar energia por meio de placas solares desde os anos 80.

Já no Brasil, a resolução nº 482/2012, também conhecida como a lei de incentivo a energia solar, permite transformar a energia recolhida da luz do sol em energia elétrica. Assim, aos poucos estamos atingindo marcas expressivas quanto ao uso de energia solar.

A captação da luz solar é convertida em energia suficiente para alimentar os sistemas elétricos, contudo, a quantidade de energia produzida está relacionada com a quantidade de placas instaladas. Além disso, o que não é utilizado no dia pode ser emprestado para a empresa distribuidora que devolve em créditos para usos futuros do consumidor.

 

Assim, não tem problema não ter sol ou usar a energia durante a noite. Independentemente do seu uso, as leis de incentivo são cada vez mais envoltas de vantagens que mantêm as contas baixas, podendo chegar em um desconto de até 95% no mês.

As vantagens da energia solar no fornecimento de eletricidade

Um sistema desses dura cerca de 30 anos, diminui o preço cobrado na conta de luz, produz energia renovável e quanto mais placas, mais energia e maior o custo-benefício. Enfim, as placas solares fotovoltaicas são sustentáveis e uma maneira de vivermos em harmonia com a natureza.

O preço das placas solares pode varia muito, por isso é muito importante realizar uma pesquisa apurada dos locais que oferecem esse serviço. Procure sempre por profissionais especializados na área.

Pesquisadores estão investindo tempo e dinheiro em meios de evoluir e inovar para que a energia solar seja mais acessível. Entre as principais vantagens já conquistadas com a instalação das placas solares fotovoltaicas destacamos o fato de que ela:

  • Evita cobrança de multas e altas tarifas nas contas de energia elétrica;
  • Valoriza o imóvel, desde casas residenciais até grandes construções;
  • Gera reconhecimento para as empresas, sendo consideradas sustentáveis;
  • Tem vida útil maior que o tempo de retorno;
  • Faz bem para o planeta.

Essa é uma energia limpa e sustentável, sem nenhum desgaste material, daí a durabilidade alta das placas solares fotovoltaicas. Um sistema que é uma opção eficiente e ecologicamente correta e que também economiza no seu bolso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *