Peculiar – O que é? Significado, Origem da Palavra, Sinônimos


O que é?

Peculiar expressa algo que é próprio de uma pessoa ou coisa. Em algumas situações, a palavra consegue ter um sentido depreciativo.

Esse termo possui vários modelos de uso em nosso idioma. No entanto, costuma-se dizer que um fato é peculiar quando tem uma característica distinta do habitual. No que se refere as pessoas, aquelas que por alguma razão são diferentes da maioria são destacadas como peculiares, por exemplo, por sua aparência física ou personalidade.

Quando se trata de objetos, aqueles que possuem um diferencial ou se apresentam num modelo incomum também são estimados como peculiares. A peculiaridade de alguém ou de algo demonstra seu elemento individualizador em relação ao grupo que pertencem.

De outro modo, costuma-se dizer em relação a peculiaridades no plural quando relacionam-se características que configuram uma realidade. Com isso, quando narramos a realidade social de um país citamos uma série de características particulares, como o idioma, a gastronomia ou qualquer tipo de aspecto cultural.

Origem da palavra (etimologia)

Pessoa Peculiar

A origem dessa palavra vem do latim e significa peculiaris. No inglês, a palavra é escrita do mesmo jeito que em portugês. Esta palavra destaca uma coisa típica que é como o distintivo de alguém.


A princípio, esse termo era utilizada para mostrar a sua propriedade privada ou rebanho. Posteriormente, a palavra deixou de estar associado com o dinheiro (pecúlio) ou gado.

De acordo com a sua classificação gramatical, essa palavra é um adjetivo de dois gêneros. Ela aponta tanto em sua forma no feminino quanto no masculino.

Sinônimos de Peculiar

Essa palavra é própria e singular de algo ou alguém. Se caracteriza sinônimo as seguintes palavras:

  • Próprio;
  • Característico;
  • Específico;
  • Típico;
  • Inerente;
  • Particular;
  • Privativo;
  • Individual;
  • Intrínseco;
  • Especial;
  • Ímpar;
  • Único;
  • Singular;

Exemplos de frases

Alguns exemplos de frases são:

“Ele se destaca porque tem uma forma peculiar de se vestir.”

“Quando você conversar com elas verá que são pessoas bem peculiares.”

“Ela já faz isso há muitos anos, é um hábito peculiar dela.”

Alguns pensadores também fizeram frases emblemáticas utilizando o termo peculiar:

“Ler muito é um dos caminhos para a originalidade; uma pessoa é tão mais original e peculiar quanto mais conhecer o que disseram os outros.” (Miguel de Unamuno).

Filme O Lar das Crianças Peculiares

“A história humana é o resultado do conflito dos nossos ideais com as realidades, e a acomodação entre os ideais e as realidades determina a evolução peculiar de cada nação.” (Lin Yutang).

“Que privilégio peculiar tem esta pequena agitação do cérebro que chamamos pensamento.” (David Hume).

“O pensamento é uma doença peculiar a alguns indivíduos e que não se propagaria sem ocasionar prontamente o fim da espécie.” (Anatole France).

“Fidelidade: virtude peculiar daqueles que vão ser atraiçoados.” (Ambrose Bierce).

“O que é a riqueza? Para um, uma velha camisa já é riqueza. Outro é pobre com dez milhões. A riqueza é algo completamente relativo e insatisfatório. No fundo, não passa de uma situação peculiar.” (Franz Kafka).

“Não há país, por mais culto que seja, que não tenha um defeito peculiar, e essa fraqueza serve de precaução ou consolo às nações vizinhas.” (Baltasar Gracián y Morales).


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *