Significado de Modus Operandi


Significado de Modus operandi

A expressão modus operandi tem o significado de nada mais que “modo de operação”, se fizermos uma tradução de forma literal para a língua portuguesa.

Ela tem como sua principal função determinar a maneira como uma pessoa trabalha ou age, seja na rua rotina, em processos do trabalho ou atividades diárias.

Essa expressão normalmente é bastante utilizada para instituições para determinar a sua maneira de ação, caracterizando o seu perfil. Designa a forma e maneira como essa tal empresa realiza as suas funções, por exemplo.

Já no âmbito jurídico, se aplica na identificação do perfil de um determinado criminoso. A fim de entender como ele pensa e age para prever seus próximos passos, é muito aplicado para o estudo de perfil de assassinos em série.

Em diversos casos de investigações, o grupo policial consegue identificas e também prender um determinado criminoso, analisando o seu modus operandi, que torna possível entender com ele atua e se adiantar à essa ação.

O fato é que de uma forma geral, todos os seres vivos possuem um modus operandi em diferentes graus. Ou seja, uma maneira de agir em seu dia a dia, por exemplo, alguns são mais organizados do que outros.


É uma expressão do latim, cujo plural é modi operandi na maioria dos dicionários. Essa é uma expressão latina que não nem traduzida ao português. É encontrada em latim, graças a sua popularidade e utilização no idioma de origem.

Vale lembrar ainda que nos dicionários a expressão modus operandi ainda costuma aparecer como um sinônimo de modus facendi, que significa “modo de fazer” e modos vivendi, que significa modo de viver.

Exemplos de frases com Modus operandi

Existem muitas frases na qual essa expressão pode ser facilmente utilizada, como a seguir:

  • O modus operandi dos policiais é abordar os suspeitos.
  • A polícia analisa o modus operandi do criminoso para traçar seu perfil de ação.
  • O modus operandi da empresa é buscar soluções para problemas ambientais
  • O modus operandi daquele assassino é seduzir suas vítimas.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre essa expressão, como usá-la e alguns exemplos.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *