História do Islamismo e sua Cultura


O Islamismo é uma religião abraâmica, que acredita em um único Deus, sendo assim, uma religião monoteísta. É baseada no Alcorão, o texto sagrado que contém os ensinamentos de Deus, revelados ao profeta Maomé, por meio do arcanjo Gabriel. Os adeptos ao Islamismo são chamados de muçulmanos e encontram-se, em sua marioria, na Ásia e Oriente Médio.

Para os muçulmanos, Deus é incomparável e único, e o propósito da existência deles é adorá-lo. No Islamismo, acredita-se que esta é a religião universal de uma fé primordial, revelada em muitos lugares e épocas anteriores, por meio dos profetas Abraão, Moisés e Jesus. Porém, as mensagens e revelações do passado foram corrompidas e somente o Alcorão traz uma versão verdadeira da revelação de Deus.

O que significa islamismo?

Islã é uma palavra árabe, significa obedecer, se submeter e se refere à obediência aos ensinamentos e vontade de Alá, Deus em árabe. Os muçulmanos são os seguidores dessas leis, aqueles se subordinam a Deus. O Islamismo é considerada a religião que mais cresce no mundo, presente em mais de oitenta países.

História do islamismo

Nascido em Meca, em meados do ano 570, o líder religioso mais importante do Islamismo, o profeta Maomé, teve sua vida mudada aos 40 anos. Nesta ocasião, ele recebeu a visita do arcanjo Gabriel, que fora enviado por Deus para que o povo encontrasse o caminho de adoração do verdadeiro Deus. Todos que acreditassem e seguissem o Alcorão, seriam recompensados com o paraíso.

Em 622, Maomé fugiu de seus opositores em Meca e foi para Medina. Esta migração é conhecida como Hégira e marca o início do calendário islâmico. Na cidade de Medina, Maomé estabaleceu sua autoridade e se tornou líder da nova comunidade religiosa. Em 629, organizou uma peregrinação rumo a Meca, na qual foi reconhecido como líder religioso. Após ter disseminado o Islamismo por toda a Península Arábica, Maomé faleceu em 632.

Hoje, Meca é considerada a cidade sagrada para os muçulmanos pois foi onde Maomé nasceu e está enterrado, e sua construção é atribuída aos descendentes do primeiro filho de Abraão, Isamel.


O livro sagrado do Islamismo, o Alcorão é a coletânea dos ensinamentos de Alá ao profeta Maomé. Não é considerado um livro mundano, pois exprime fielmente as palavras de Alá, reveladas pelo arcanjo Gabriel à Maomé. Para os muçulmanos, o Alcorão fala da essência de Alá, de como os homens serão responsabilizados no Juízo Final e trata da relação dEle com os seres humanos.

Os 5 pilares do islamismo

O Islamismo é baseado em Cinco Pilares, que são os deveres religiosos necessários para o desenvolvimento do espírito de submissão a Alá.

  • Profissão de fé – A crença fundamental do Isalamismo é: “só há um Deus e Maomé é seu profeta”.
  • Preces rituais – Os muçulmanos fazem cinco orações diárias, ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, ao por do sol e ao se deitar. As orações podem ser feitas na mesquita, coletivamente, ou individualmente em qualquer local. Geralmente, os mu muçulmanos oram em um tapete, virados na direção de Meca.
  • Doações – Todo ano, os seguidores do Islamismo que tem mais posses, fazem uma contribuição chamada zakat.
  • Jejum – No mês islâmico do Ramadã, os muçulmanos saudáveis fazem jejum no período antes do sol nascer até o anoitecer. No jejum é proibido ingerir alimentos, consumir bebidas e cigarro. Estão liberados do jejum, crianças, idosos e pessoas doentes.
  • Peregrinação – Pelo menos uma vez na vida, o muçulmano deve realizar a peregrinação a Meca. Lá, os seguidores do Islamismo contornam, sete vezes, a Pedra Negra, conhecida como Caaba, que é o santuário sagrado, localizado no pátio da Mesquita de Al-Haram.

Características da religião islâmica

O Islamismo possui os Cinco Pilares, que são deveres religiosos, vistos acima. Alguns seguidores do Islamismo Radical consideram o Jihad como uma ramificação da religião islâmica. Jihad, em árabe significa “luta”, usado para defender a realização de guerras santas, que tem o intuito de defender terras islâmicas ou disseminar a fé. Também é usado para caracterizar a luta pelo desenvolvimento espiritual.

Símbolo

 

Conhecida em árabe como hilal, a lua crescente com a estrela é um dos símbolos mais emblemáticos do Islamismo, já que representa a Islamismo históriarenovação da vida e da natureza, dignidade e soberania. A lua é uma referência ao calendário lunar, regente do Islamismo. A estrela indica os cinco pilares da religião: fé, oração, caridade, peregrinaçao e jejum.

Cultura islâmica

A cultura islâmica é a união da vida política com a vida moral dos muçulmanos. Essa cultura teve origem com os pastores semitas, de povos que seguiam o profeta Maomé e de várias outras. Consequentemente, a cultura islâmica é baseada nos conceitos do Islamismo. Embora seja embasada nos mesmos preceitos, há diferenças entre muçulmanos sunitas e xiitas.

Após a morte de Maomé, os xiitas surgiram de uma disputa pela liderança da religião. Ali, primo e genro do profeta, se considerava o único legítimo de continuar o Islamismo. Como tinha vários seguidores que apoiavam suas ideias, confrontou os sunitas.

Estes afirmam seguir o caminho da coletividade de muçulmanos. O nome sunita tem origem do termo “suna”, que significa caminho percorrido, referindo-se aos atos e palavras de Maomé.

A arquitetura é marcante na cultura islâmica, constituída por palácios e grandiosas mesquitas, com decorações artísticas de arabescos e colunas torcidas.

Na filosofia, Aristóteles e Platão são os grandes nomes. As obras literárias mais marcantes foram “As mil e uma noites”, “As Minas do Rei Salomão” e “Ali Babá e os quarenta ladrões”.

Islamismo no Brasil

O Isalamismo chegou ao Brasil por navegadores árabes, nas primeiras expedições ao país. Contudo, a disseminação religiosa só teve início a partir da Primeira Guerra Mundial, com a chegada dos refugiados libaneses e sírios ao Brasil. A primeira mesquita brasileira foi fundada em São Paulo, no ano de 1929. Nos dias de hoje, existem aproximadamente 1,2 milhões de seguidores do Islamismo no Brasil.

 


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *