Ironia – Tipos de Ironia, Diferença entre Ironia e Sarcasmo

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

O que é a ironia?

É uma forma de expressão em que se diz o contrário do que se pensa, é usar palavras que mostram o sentido oposto do seu significado literal. Isso serve para denunciar, censurar ou criticar alguém. Para isso utiliza-se um tom de voz diferente para enfatizar a mensagem. Nem sempre a ironia diz respeito a uma pessoa, pode se referir a uma situação ou acontecimento.

A intenção irônica serve para chamar a atenção para o assunto e gerar alguma reflexão ou contestação. Por expressar o contrário do que se diz, a ironia valoriza algo, mas com a intenção de desvalorizar.

Tipos de ironia

A ironia pode ser dividida em três tipos:

Ironia oral: quando é dita uma coisa e pretende expressar outra, é a diferente entre a intenção e a expressão, quando o sentido literal do que se diz é contrário ao pretendido.

Ironia dramática ou satírica: é a diferença entre a expressão e a compreensão, quando uma palavra ou ação é apresentada e a plateia entende o significado, mas a personagem não. A ironia se coloca entre o resultado e a intenção do ato.

Ironia de situação: acontece quando o resultado da ação não é o planejado, quando acontece exatamente o contrário. Quando se quer uma coisa e se obtém outra.

Ironia e sarcasmo

 

Qual a diferença entre ironia e sarcasmo?

A diferença está em como cada uma dessas formas de expressão são colocadas. O sarcasmo tem um tom de deboche e humilhação, é mais grave que a ironia, tende ao insulto. A ironia, como visto anteriormente, é expressar algo diferente do significado, mas sem a intenção de provocar ou zombar de alguém, como é o sarcasmo.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Uma linha muito tênue separa os dois, mas pode-se perceber a diferença entre eles. O sarcasmo é utilizado pelo riso, palavras, atitudes e não se preocupa em ser delicado, é mais escrachado, chega a ser até maldoso e ofensivo, voltado a provocação e comédia. A ironia tende a ser mais sutil, em tom de crítica e censura.

 

Exemplos

Quando duas pessoas estão conversando e uma delas fala alto demais, a outra diz: “Fale mais alto, ainda não dá pra ouvir sua voz lá na esquina”. A intenção da pessoa é que a outra fale mais baixo, mas ela pede exatamente o contrário.

A ironia se mostra na frase “ainda não dá pra ouvir sua voz lá na esquina”, que faz parecer que a intenção da pessoa é falar tão alto que possa ser ouvida a uma grande distância.

Outra situação é quando uma pessoa entra no local e não cumprimenta os demais, e alguém diz: “Quanta educação, entrou e não cumprimentou ninguém!”. Claro, se a pessoa entrou sem dizer nada, não pode ser educada. A ironia é apresentada na oposição entre o termo utilizado e a ação, quando se coloca “que pessoa educada”, entende-se “que pessoa mal educada”.

Frases irônicas

“Adoro quando não me respondem.”

“É tão agradável sair de casa para o trabalho numa segunda-feira de chuva.”

“Meu marido é um santo, só me traiu quatro vezes.”

“Ela é meiga como uma patada de elefante.”

Sinônimos

Sinônimos são palavras com significado equivalente, mas que tem um sentido diferente, que depende do contexto. Assim, não existe sinônimo perfeito, eles são usados para diminuir a repetição de palavras e adequar a linguagem ao contexto.

Dito isso, seguem alguns sinônimos de ironia a partir da sua conotação:

Sarcasmo: sátira, escárnio, deboche, zombaria, chacota.
Oposição: contradição, oposição, incoerência, contraste.
Surpresa: partida, armadilha, logro.
Crítica: alfinetada, apreciação, farpa.

Pergunta dos leitores

O que é a ironia do amor?

Vivemos em uma busca constante pelo amor verdadeiro, pelo perceiro(a) ideal e quando nos vemos em um relacionamento amoroso sentimos muitas emoções que não foram idealizadas. Nós buscamos, em geral, alguém que seja fiel, companheiro, divertido, que seja feliz e nos faça feliz. Sonhamos com passeios no parque e jantares românticos. Mas é aí que está a ironia do amor, apesar de podermos viver esses momentos de felicidade e amor, muitas vezes o sentimento de ciúme, saudade, cobrança surge em relação ao outro.

Quando uma relação termina, ficamos com o “coração partido”, em busca de um novo amor para curá-lo, mesmo que a causa das feridas seja o próprio amor. Irônico, não? Algumas pessoas amam a outra tão incondicionalmente que se esquecem de si próprias, passam a viver infelizes mas desejam estar ao lado do(a) outro(a), por amor. Outra ironia do amor é não ser correspondido, desejar alguém que não o ama de volta. Muitas vezes, essa mesma pessoa está apaixonada por alguém que também não lhe corresponde.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.