Inveja – O que é? Como evitar? Como reconhecer invejosos?


Introdução

A inveja é um sentimento de insatisfação e inconformidade por não ter o que o outro possui, podem ser bens materiais, cargos no mercado de trabalho, bons relacionamentos ou qualquer coisa que desperte cobiça. No dicionário, a definição é colocada como desgosto ou pesar instigado pela felicidade do outro; desejo de algo que não se tem; sentimento de ódio ou tristeza dos bens alheios. Considerada pela igreja um dos sete pecados capitais, a inveja é muito destrutiva, tanto para quem sente como para quem é invejado.

Qual o significado da inveja?

A inveja nos seduz a almejar aquilo que não nos pertence e ter sentimentos negativos pela prosperidade do outro. Este é um sentimento bastante comum e destrutivo. Não acontece apenas com pessoas de grande sucesso e muito conhecidas, as pessoas ao nosso redor podem ser invejadas.

Familiares, colegas de trabalho, amigos e pessoas próximas são os grupos sociais mais propensos a invejar o outro, pois estão mais próximas do invejado.Inveja psicologia

Por isso, este é considerado um dos sentimentos mais venenosos, já que não tem um motivo claro e frequentemente prejudica o outro. Pode ser despertada pela saúde, tranquilidade emocional, dinheiro e sucesso, características que muitos de nós temos, ainda que em menor escala, mas já é suficiente para atrair invejosos. Quem tem esse sentimento espalha difamações, mentiras e até insultos, pelo motivo de não aceitar que o outro tem algo que essa pessoa considera melhor do que possui.

Como evitar a inveja?

Para se proteger de invejosos, muitos tendem a procurar o misticismo e religião. Alguns amuletos de proteção são o olho grego, o pé de coelho, a figa, a ferradura e a pimenta vermelha. Acredita-se que são objetos bloqueadores da energia destrutiva causada pela inveja. O principal ponto é reconhecer as pessoas que tem esse sentimento por você se afastar delas.

Porém, nós mesmos podemos sentir inveja do outro e quando idenficamos esse sentimento podemos lidar com ele. Psicólogos indicam uma mudança de pensamento, transformar a inveja em admiração. Desta forma, é possível ter a motivação para batalhar e adquirir o que o outro tem, conquistado por você, sem destruir ninguém.


Como reconhecer alguém invejoso?

Geralmente, o invejoso demora algum tempo para ser descoberto, já que a sociedade não aprova esse sentimento, então ele atua em silêncio, mas existem algumas atitudes que podem denunciá-lo.

Você já deve ter conhecido alguém que tenta menosprezá-lo em público ou que te critica o tempo todo. Esses são sinais de inveja, você não entende o motivo dessas ações e se sente ferido.

Pessoas que são “estraga prazeres” ou diminuem algum feito seu podem ser invejosas. Geralmente, essas pessoas usam frases do tipo: “mas também não é pra tanto” e “você só conseguiu porque teve ajuda”. Isso acontece porque a realidade de quem tem inveja parece melhor minimizando a vitória alheia.

Uns demonstram sua inveja com brincadeirinhas de “mau gosto”, outros julgam em silêncio pensando que a pessoa invejada é exibida e gosta de se sentir superior aos outros. Existem ainda aqueles que se passam por amigos, a fim de dar conselhos para ajudar no sucesso da outra pessoa, porém só querem estragar a vida alheia.

Frases

O mais prejudicado é o próprio invejoso.

O pior inimigo é o invejoso, porque ele não quer o que você tem, ele quer o que é seu.

O invejoso se queima por dentro e por fora pelo próprio pecado.

Frases para pessoas invejosas

Não ligo que me olhem da cabeça aos pés, porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés.

A razão que faz alguém te odiar, é a vontade que de ser igual a você.

O que é a inveja branca?

É uma inveja boa, do bem, é um sentimento de desejar algo bom que alguém tem, sem querer que esta pessoa deixe de possuir. Geralmente, amigos dizem isso uns dos outros, quando admiram algo que o outro possui, sem a intenção de prejudicá-lo.

É importante identificar os motivos da inveja branca, já que na maioria das vezes é uma coisa que podemos aprender ou conquistar. Neste caso, serve de inspiração e passa a ser admiração.

Curiosidades a respeito da inveja

  • Camões usou a inveja como a última palavra de Os Lusíadas.
  • A cor verde é associada a inveja, existe até a expressão popular “verde de inveja”. Há também referências literárias relacionando a cor ao sentimento, como na obra Otelo, em que Shakespeara coloca os “monstros de olhos esverdeados” para se referir a um ser movido pela inveja.
  • A medicina considera um sintoma de alguns transtornos de personalidade, como no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva, na Síndrome de Borderline e no Transtorno de Personalidade Narcisista.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *