Intempéries – Significado, Intemperismo


 Interpéries ou intempéries?

Interpérie é um termo não reconhecido pelos dicionários e pela Academia Brasileira de Letras, sendo portanto, errado, inexistente. O correto é intempéries.

Significados da palavra intempérie

A palavra intempérie é um substantivo feminino, vem do latim intempéries. No latim, emperies, significa bom tempo, portanto, intempérie significa temperaturas não ideais, condições climáticas ruins.

Intempérie é caracterizada pelas tempestades, ventos fortes, tornados, tufões, chuva forte e vendavais, é o mau tempo. As expressões “intempérie do tempo” ou “intempérie climática” devem ser evitadas, porque pelo contexto já se entende que a intempérie é relacionada ao tempo, sendo expressões pleonásticas.

No sentido figurado, intempérie pode referir-se a dificuldades, momentos infelizes, fatos desfavoráveis e desgraças. No campo do Direito, é um caso de força maior que justifica o não cumprimento de uma atribuição.

Intemperismo

Intemperismo é um processo de transformação rochosa causado por fenômenos químicos, biológicos e físicos que auxiliam na decomposição de rochas. Esse processo colabora para a formação do solo, relevo e até mesmo do clima no mundo, já que eles estão diretamente relacionados.

No processo de intemperismo, os fenômenos originam os sedimentos e interferem nos processos sedimentares, como a erosão. As rochas ficam expostas a água e aos ventos, que são agentes externos que interferem na sua formação, esses efeitos são chamados de eventos intempéricos.


Há três tipos de intemperismo, químico, físico e biológico:

  • O intemperismo químico acontece quando há alterações químicas nos mineirais que compõe as rochas. Essas alterações podem ser pela ação da temperatura, água e ventos, modificando assim, a composição química das rochas.
  • O intemperismo físico ocorre quando há uma fragmentação ou quebra das partículas de rochas, formando pequenos sedimentos, como a areia. O principal influenciador desse fenômeno é a mudança de temperatura e pressão, dilatando as rochas e favorecendo sua fragmentação.
  • Intemperismo Biológico é ocasionado pela decomposição de seres vivos, enriquecendo o solo e transformando as rochas.

Exemplos de frases com intempérie

Sentido literal:

  • O avião não pôde decolar por causa da intempérie.
  • Intempéries causaram alagamentos na região.
  • Em 2005, ocorreu a pior intempérie registrada na Amazônia.
  • Devido a uma intempérie registrada na região na última semana, equipes que trabalham no município tiveram que se deslocar para outra cidade para dar conta da demanda.
  •  As intempéries climáticas, são constantes na vida diária dos produtores rurais.Intempéries sinonimo

Sentido figurado:

  • As intempéries da vida o tornaram uma pessoa fria.
  • As intempéries da vida deixam marcas profundas na alma.
  • Precisamos aprender a enfrentar as intempéries que a vida nos oferece.
  • Meu coração puro é vulnerável às intempéries do amor. Por isso, não suporta o frio do desprezo.
  • Um tempo bom não significa que não haverá algumas intempéries.

No campo do Direito:

  • Não apreciado o pedido de condenação da ré ao pagamento de perdas e danos relacionadas aos gastos com estacionamento e depreciação do veículo exposto às intempéries, até a solução do impasse, caracterizada está a sentença como citra petita, impondo-se a sua desconstituição, não sendo possível a aplicação do artigo 515 , § 1º , do CPC , sob pena de afronta ao duplo grau de jurisdição.
  •  O trabalho executado nos logradouros públicos de entrega de correspondência, por si só não gera o direito a percepção de adicional de insalubridade em razão da exposição às intempéries naturais, por falta de previsão legal.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *