Hipocrisia – O que é? Como Combatê-la? Hipocrisia ou Hipocresia?

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

O que é Hipocrisia?

A palavra hipocrisia vem do grego e do latim, que significava a representação nas peças de teatro, onde os atores cobriam o rosto com máscaras dependendo do papel que apresentavam. Atualmente, significa fingir, dissimular se esconder atrás de máscaras, falsidade. O hipócrita é aquele que finge comportamentos, mostra uma realidade, crenças ou sentimentos que não possui; alguém que simula boas qualidades para esconder seus defeitos.

A hipocrisia é entendida também como exigir aquilo que não pratica, o famoso ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, o que leva as pessoas a terem atitudes contraditórias. A pessoa hipócrita vive de enganos, contradições, critica as ações do outro mas ela realiza a mesma ação. Suas ações exteriores não refletem o que há no interior; fazem julgamento diferente de si mesmo e dos outros; ensina o que não faz. Simula ter algo que não possui para agradar aos outros, se encaixar em algum grupo ou até mesmo para afirmar a própria autoestima.

Outro exemplo de hipocrisia é quando o indivíduo tem vontade de realizar certo feito e critica aqueles que fazem, portanto, mesmo que a pessoa tenha um desejo muito forte, ela não fará, apenas para estar com a razão e se sentir superior ao outro.

Hipocrisia na religião

A hipocrisia religiosa Hipocrisia Dicionáriofunciona da mesma forma, uma pessoa que não vive os ensinamentos que prega, finge e exibe uma religião sem praticá-la realmente. No Cristianismo há diversas passagens bíblicas em que Jesus condena esse tipo de hipocrisia.

Os fariseus, líderes religiosos naquela época, foram acusados por serem hipócritas, já que por fora pregavam as regras do judaísmo e as seguiam fielmente, mas por dentro, eles não eram verdadeiramente devotos à Deus.”Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse: Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.” Mateus 23:1-3

O sábado era tido como dia de descanso, os fariseus proibiam qualquer atividade neste dia. Em uma passagem no Novo Testamento, Jesus questionou seu povo: “Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente? ” Lucas 14:5.

Eles levavam o gado para beber água todos dias, inclusive aos sábados, para que não morressem, evitando o prejuízo. Eram considerados apenas os interesses próprios, escondidos atrás das máscaras da santidade.

Segundo a Bíblia, a hipocrisia não engana a Deus. Há muitos religiosos hipócritas, eles tentam se esconder, justificando a si mesmos perante dos homens. Os discursos religiosos que rejeitam algo praticado pelos próprios pregadores, assumem a hipocrisia pelos interesses particulares.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Esse termo aparece pelo menos três vezes na Bíblia. A primeira vez é quando o apóstolo Paulo repreendeu o apóstolo Pedro por sua “atuação” ao sentar-se a mesa com os irmãos gentios em Antioquia e depois censurá-los perante outro grupo, inclusive influenciando outros a agir igual.

Ainda o apóstolo Paulo escreveu para Timóteo e revelou que “o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras (…)” (1TM 4:1,2).

Para combater essa hipocrisia na religião, os devotos sugerem humildade e amor. Pois, só assim é possível imitar a Jesus e seguir verdadeiramente os seus ensinamentos.

Como combater a hipocrisia?

O primeiro passo é identificá-la, perceber onde estão as máscaras pessoais. Depois, é preciso admitir os erros e ser honesto consigo mesmo. Pois, assim o indivíduo deixa de esconder os erros, deixa de enganar a si mesmo e passa a ser sincero, se aceitando e rejeitando as ações hipócritas.

Identificar o que está errado é um ponto importante também. Pois, assim é possível melhorar as situações de forma consciente, sem cair na hipocrisia. A humildade é um sentimento positivo para deixar de ser uma pessoa hipócrita, pois é capaz de ter uma visão equilibrada de si e dos outros, sem julgamentos diferenciados.

Muitas vezes, as máscaras da hipocrisia vem do medo do que os outros vão pensar sobre você. Para isso, seja honesto consigo mesmo, tenha humildade e persiga a melhora individual. Assim, a opinião de terceiros não vai te afetar e não será necessário cair na hipocrisia.

Hipocrisia ou hipocresia?

De acordo com as normas gramaticais da Língua Portuguesa, o correto é escrever hipocrisia. Sendo assim, a palavra “hiprocresia” não existe no dicionário, é uma forma errada de se referir à “hipocrisia”.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.