Hashtag – O que significa? Como Usar? Símbolo, Hashtags mais usadas


O que é hashtag?

Hashtag são palavras-chaves antecedidas pelo sinal  (#), que indica o assunto que está sendo compartilhado nas redes sociais.

Seu uso teve início no Twitter.

Uma hashtag se transforma em um hiperlink, que direciona a pesquisa para todos os que usarem a mesma hashtag.

Com isso, ela irá juntar todas as pesquisas sobre determinado assunto. Elas agem como um motor de busca.

Dessa forma, se você quiser saber o que as pessoas andam falando de um determinado assunto nas redes sociais, basta pesquisar usando a hashtag com o nome do tema, que será direcionado para a página onde estão reunidos todos os posts para determinado marcador.

Como e quando usar?

É muito simples usar, basta utilizar o símbolo cerquilha ou jogo da velha (#), que é nome mais popular no Brasil, e digitar a palavra-chave sem espaços. Por exemplo, se quiser falar sobre gravidez na adolescência, você adiciona a hashtag #gravideznaadolescencia e terá seu comentário incluso nas pesquisas sobre o assunto.


Como usar hashtag nas redes sociais?

Twitter

Se quiser publicar uma no Twitter, ela terá que ser inclusa em um tweet publicado de uma conta pública. Se a conta não for pública, as pessoas não conseguirão visualizar o tweet quando pesquisarem pela hashtag.Hashtag

No Twitter, elas classificam o conteúdo em categoria. Possuem um diferencial: é possível usá-las para criar uma sessão de perguntas e respostas sobre um assunto específico. É uma ótima alternativa para realizar networking com pessoas que queiram falar sobre um mesmo assunto. Essa sessão chamam-se Twitter Chats. Para que possa explorar o Twitter Chats, é necessário acompanhar todas as atualizações.

Para acompanhar o que as pessoas estão compartilhando com determinada hashtag, você pode realizar uma busca simples, na lupa. Não é necessário usar o símbolo.

Para uma busca avançada, você selecionar tweets positivos ou negativos através de emoticons, ou pesquisa por data ou localização.

Existem cinco formas diferentes para a exibição dos resultados: Videos, Live, Top, Photos, Accounts.

  • No modo “Videos”, apresenta tweets que trazem vídeos juntos à hashtag.
  • No modo “Live”, apresenta os tweets no momento em que estão sendo publicados, em tempo real.
  • No modo “Top”: exibe primeiramente aqueles tweets que tiveram respostas, os mais engajados.
  • No modo de exibição “Photos”: exibe os tweets que possuem fotos junto com a hashtag.

Instagram

Para utilizar no Instagram, é necessário incluí-la num post feito de uma conta pública. Ao contrário do Twitter, quando começamos a digitar a hashtag em nosso post, após inserir o símbolo, o Instagram sugere as mais populares.

Outra diferença é que, enquanto no Twitter, as hashtags são relacionadas mais a temas atuais, no Instagram, elas referem-se mais às fotos. E servem para criar comunidades.

Se quiser pesquisar resultados com alguma hashtag, basta digitá-la no campo específico de busca e clicar em Tags. Caso queira conferir as hashtags mais utilizadas, clique na opção Explore, no símbolo da lupa.

Facebook

Também é preciso que a conta contendo a hashtag seja pública. Ou não alcançarão o objetivo desejado.

É mais fácil pesquisar resultados de uma determinada hashtag no Facebook. Ao publicar uma atualização de perfil, automaticamente, a hashtag se torna um link que direciona para a ágina contendo os resultados. Assim, clicando em seu post, você tem acesso ao que as outras pessoas estão compartilhando sobre o assunto.

No entanto, no Facebook você não tem como saber quais são as mais comentadas.

Outra forma de pesquisar resultados, é usar o campo de busca ou a URL www.facebook.com/hashtag/SuaHashtagAqui.

Assim como no Twitter, o Facebook tem as opões de modo de exibição Photos e Videos, Top e Latest (correspondente a Live). E ainda conta com outras opções de exibição dos resultados que usem a mesma hashtag: People (pessoas), Groups (grupos), Page (página), Places (lugares), Apps e Events (eventos).

De que forma a minha empresa pode usar hashtag?

Atualmente, é muito importante que as empresas tenham perfis corporativos nas redes sociais para interagirem mais com seu público.

É importante escolher as hashtags mais oportunas para tornar seu conteúdo mais fácil de ser encontrado por clientes, fornecedores e público em geral.

Uma boa ideia é criar uma hashtag para sua marca ou para o evento que deseja divulgar.

As promoções aproximam o público da marca e, quando as pessoas compartilham os conteúdos com a hashtag, automaticamente aumenta sua visibilidade.

Como usar hashtags para marketing em cada rede social?

Assim como podem ser criadas hashtags para fatos e datas marcantes, as empresas também podem utilizar essa ferramenta como uma estratégia de marketing. Algumas dão origem a hashtags virais.

Cada rede social tem sua própria hashtag viral, que reúne milhares de pessoas ao redor do mundo. As empresas podem usar essas hashtags virais para entrar em contato com todas essas pessoas.Hashtag símbolo

Um exemplo de hashtag viral é:

#instagood no Instagram: que indica uma foto que ficou bem legal.

Dicas para usar hashtag

Embora seja simples usar hashtag em redes sociais, existem algumas dicas importantes para evitar falhas:

Não coloque todo o conteúdo em uma hashtag

É importante limitar o tamanho da palavra-chave. Se você quiser saber o que as pessoas estão achando sobre o tema do nosso exemplo, não precisa escrever #oqueaspessoasachamsobregravideznaadolescencia, pois isso restringe sua pesquisa e reduz muito o volume de comentários encontrados.

Não use uma hashtag pra cada palavra

Não utilize uma cerquilha, ou o símbolo de “jogo da velha”, para cada palavra do seu post. Caso contrário, ele estará em muitos grupos de pesquisa, até mesmo para aqueles aos quais o tema não interessa.

Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post

Utilize a hashtag que corresponda ao assunto do seu post, adequada ao seu tema, e não por ser uma hashtag muito pesquisada.

Confira a ortografia

Embora o uso de hashtag seja informal, não significa que não seja preciso cuidar da ortografia. Confira sempre o que escreveu. Publicar uma hashtag com erros é bem desagradável e pode te direcionar para posts indesejados. Por exemplo: #ZeroEstias ao invés de #ZeroEstrias. Digitando errado, você não seria direcionado para o post que deseja. Provavelmente, não terá ninguém falando sobre #ZeroEstias, a menos que tenham escrito errado também.


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