Handebol – Regras, História, Fundamentos, Como se Joga?


História do Handebol

O handebol foi criado em 1919 pelo professor alemão Karl Schelenz. Com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, rapidamente o esporte passou a ser praticado de forma competitiva.

Os primeiros países que começaram a praticar o handebol foram: Alemanha, Suíça e Áustria. No início as partidas de handebol aconteciam em campos gramados, semelhantes com os de futebol.

O time de handebol era composto por 11 jogadores em cada time. Somente em 1925 que o esporte teve a sua primeira partida internacional, com a disputa de Alemanha e Áustria.

Ao longo dos anos, o handebol teve uma série de modificações. Abandonou-se os gramados e foi migrado para as quadras fechadas de 40 por 20 metros. O handebol inicialmente era só para mulheres, hoje é um esporte coletivo.

O número de jogadores foi reduzido para 14, totalizando 7 jogadores em cada equipe. No final dos anos 30, o handebol se tornou um esporte oficial nos Jogos Olímpicos de Berlim. Hoje o handebol está espalhado por todo o mundo, onde existem diversas competições que acontecem a nível nacional e internacional.

A Federação Internacional de Handebol, sediada na Suíça é o órgão responsável pelo esporte em todo o mundo. O handebol é praticado em mais de 180 países ao redor do mundo.


Fundamentos

Os Fundamentos do Handebol nada mais é do que técnicas usadas para jogar o esporte. Conheça os 5 principais fundamentos do handebol:

Empunhadura

A Empunhadura é um dos fundamentos mais básicos do Handebol. O jogador deve segurar a bola com uma das mãos, mantendo a bola na palma da mão e apertando com as pontas dos dedos.

RecepçãoHandebol

A Recepção é o ato de receber a bola. Ela deve ser realizada com as duas mãos paralelas, em forma de concha e voltadas para frente.

Passe

O Passe ocorre quando o jogador lança a bola entre os jogadores da mesma equipe. Os passos mais conhecidos são:

  • Passe de ombro (mais usado, ocorre em trajetória reta ou parabólica);
  • Passe em pronação (feito quando o jogador segura a bola com a palma da mão para baixo e realiza um giro do punho para fora);
  • Passe por de trás da cabeça (a bola é lançada por trás da cabeça em direção lateral ou diagonal);
  • Passe por de trás do corpo (a bola é lançada por trás do corpo);
  • Passe para trás (ocorre quando o passe é feito na altura da cabeça com extensão do punho jogando a bola para trás);
  • Passe quicado (quando a bola toca o chão da quadra uma vez antes de ser recepcionada pelo outro jogador da equipe);

Arremesso

O Arremesso é o responsável por marcar os gols em uma partida de handebol. É quando o jogador lança a bola em direção ao gol da equipe adversária.

Drible

O Drible é o ato ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da mesma. Ele pode ser feito com o jogador parado ou em movimento.

Regras

A bola

A bola ao chão é marcada, quando a mesma é mantida dentro da quadra e fora das áreas de goleiro. A falta é simultânea para os jogadores das duas equipes.

Manejo de bola

Bola Handebol

É autorizado lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola. Não importa a maneira, desde que seja feita com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.

É permitido segurar a bola no máximo 3 segundos, inclusive com ela estando no chão. É possível fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. A bola não pode ser manejada com os pés.

Comportamento com o adversário

É permitido utilizar os braços e as mãos para defender a bola do adversário. Pode tirar a bola da mão do adversário, desde que as mãos estejam abertas. É permitido bloquear o caminho do adversário usando o corpo.

Área do gol

A área do gol fica entre a linha de fundo e a linha de 6 metros. Somente o goleiro pode ficar na área do gol. Caso o atacante entre nessa área, o mesmo é punido com um tiro livre.

O jogador que invadir a área do gol, após ter lançado a bola, não está sujeito a penalidades, ao menos que isso não cause prejuízo para a equipe adversária.

Lançamento da lateral

O lançamento da lateral acontece desde que a bola tenha passado totalmente a linha lateral. Ao cobrar a falta, o jogador deve manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra.

Tiro de meta

O tiro de meta ocorre quando, antes de passar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro, estando este na área de gol.

A cobrança deve ser feita dentro da área do goleiro, onde somente ele pode inserir a bola em jogo.

Canto

O lance de escanteio é realizado quando a bola é tocada pela equipe defensora e a mesma ultrapasse a linha de fundo. O goleiro não pode ter tocado na bola.

O lance de canto acontece no ponto de  interseção da linha de fundo e a linha lateral, do mesmo lado onde a bola saiu.

Tiro livre

Acontece o tiro livre quando ocorre a entrada ou saída irregular de um jogador. Pode ser provocado por faltas, mau comportamento, execução ou conduta irregular.

Tiro de 7 metros

Este lance é ordenado quando é cometido uma falta grave ao adversário. No momento da cobrança, a equipe da defesa e ataque devem ficar atrás da linha de 9 metros. O jogador que cobrar a falta deve manter um pé fixo na linha de 7 metros, não podendo invadir ou mover este pé.

Bola ao ar

O início da partida acontece com o lançamento da bola ao ar. O árbitro faz o lançamento da boa ao ar entre 2 jogadores adversários. Os jogadores devem estar posicionados no círculo central. A bola só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.

Os árbitros

São dois árbitros, que atuam como juízes no jogo de handebol. Eles atuam em conjunto tanto na defesa quanto no ataque nas duas equipes. Um árbitro fica na linha de fundo da quadra, e o outro na linha de meio campo, do outro lado da quadra. Eles se ajudam mutuamente e observam além do objetivo do jogo, todos os demais jogadores.

Dimensões do campo

As linhas laterais e as linhas de fundo limitam a quadra. A linha de 4 metros limita a atuação do goleiro durante as cobranças de tiros de 7 metros. A linha de 6 metros é a área determinada para o goleiro. A linha de 7 metros ordena a posição de um tiro de 7 metros. A linha de 9 metros é usada para a cobrança de faltas, além de permitir a formação de barrerias da equipe adversária.

Jogos Olímpicos

Por ter sido um esporte praticado apenas por mulheres inicialmente, o handebol se tornou coletivo após ser introduzido nos Jogos Olímpicos. Na edição de Berlim de 1936, inclusive o torneio de handebol nos Jogos Olímpicos foi apenas masculino.

Depois de um longo período, o esporte voltou para os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique, também apenas masculino. Somente na Olimpíada de 1976 em Montreal que o torneio feminino foi permitido.

Desde então o handebol está presente em todos os Jogos Olímpicos nas duas modalidades: feminino e masculino.

Táticas defensivas

No Handebol são usadas algumas táticas defensivas. O sistema mais usado é o 6×0, que se caracteriza com 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.

Handebol masculino

Não existem categorias e idades para se utilizar cada tipo de defesa. Onde isso irá depender da postura tática do defensor e da postura da equipa adversária.

É comum as equipes de alto nível técnico realizarem uma variação de formações de defesa durante o mesmo jogo, com o intuito de confundir a equipe adversária. Conheça outras táticas defensivas:

5×1: 5 jogadores na primeira linha de defesa, e 1 jogador na segunda linha, chamado de Bico, ele é o responsável por tentar impedir passes contra sua baliza.

4×2: 4 jogadores na primeira linha e 2 jogadores na segunda linha. É pouco usado por dar mais chances de mobilidades para os pivôs e ponteiros.

3x2x1: 3 jogadores na primeira linha, 2 jogadores na segunda linha e 1 jogador na terceira linha. Facilita a ligação para o contra-ataque.

5+1: 5 jogadores na primeira linha e 1 jogador faz a marcação individual no jogador adversário que mais se destaca.

4+2: 4 jogadores na primeira linha e 2 jogadores fazendo marcação individual.

Competições

As principais competições de handebol são:

  1. Mundial (ocorre todos os anos);
  2. Olimpíadas (acontece de 4 em 4 anos);
  3. Campeonato Europeu;
  4. Campeonato Asiático;
  5. Jogos Pan-americanos (América);

Também existem competições continentais, nacionais e até regionais de handebol. As competições consolidam a prática esportiva do handebol e incentivam o treino de novos jogadores e a apreciação dos torcedores dessa modalidade.

Handebol Feminino

O handebol nasceu como uma prática esportiva feminina, criado pelo professor alemão Karl Schelenz em 1919. Rapidamente se tornou um dos jogos mais praticados na Europa, até se firmar como uma das modalidades mais praticadas no mundo.

 

O handebol feminino passou a competir no Campeonato Mundial de Handebol em 1957 e em 1976 foi incluído nas Olimpíadas. Antes de se consagrar nas quadras, o esporte era praticado em campos abertos.

A primeira partida de handebol internacional foi a feminina. Onde a Áustria levou a melhor contra a Alemanha, vencendo por 6 a 3. A primeira medalhe de ouro olímpica feminina ocorreu nas Olimpíadas de 1976 e foi entregue á União Soviética.

Handebol jogada

Justamente pelo seu inicio feminino, o handebol é um dos esportes mais praticados por mulheres em todo o mundo, perdendo apenas para o vôlei.

Handebol de praia

O handebol de praia é conhecido no Brasil como handebol de areia. Na Europa é chamado de andebol de praia. É um jogo onde duas equipes realizam passes de bola, tentando marcar gols na equipe adversária.

O jogo é semelhante ao handebol de quadra, onde a diferença é que ele é jogado em um campo de areia. O handebol de praia inclusive é regulamentado pela Federação Internacional de Handebol (IHF).

Outra diferença do handebol convencional, é que o handebol de praia é realizado em 2 tempos de 10 minutos cada. No handebol de quadra, a duração de cada tempo é de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Cada equipe do handebol de praia conta com 4 jogadores, onde atuam 3 jogadores de linha e 1 goleiro. O handebol de praia pode ter até 4 reservas.

As traves dos gols devem medir 2x3m e os postes devem contar com 8 cm de espessura. O campo é um retângulo de 27mx12m, onde em cada uma das extremidades do comprimento, deve conter uma área de 6 m reservada aos goleiros.

Benefícios e riscos

Benefícios:

  • O jogador consegue manter um excelente condicionamento físico, muscular e cardiovascular.
  • Praticando o handebol, você pode ter um gasto calórico em média de 750 Kcal/hora.
  • É um ótimo esporte para queimar calorias.

Riscos:

  • As lesões podem ocorrer nos ombros, nas costas e no cotovelo.
  • É necessário um alongamento adequado antes de iniciar o esporte.
  • É primordial que os jogadores tenham uma plena condição física, pois o esporte exige uma preparação do jogador. Inclusive em sua respiração, para que suporte uma partida inteira sem perder o fôlego.

Curiosidades

Por mais que seja praticado por diversas pessoas no Brasil, a equipe brasileira ainda não conquistou nenhuma medalha olímpica no Handebol.

O Handebol foi criado em 1919, porém os jogos com bolas e uso das mãos foram praticadas na Grécia Antiga, Roma Antiga e Idade Média.

A primeira medalha olímpica de Handebol foi em 1936, onde a medalha de ouro ficou com a seleção alemã.

O handebol chegou no Brasil através de colonos alemães em 1930, sendo praticado na cidade de São Paulo.

O handebol brasileiro estreou nas olimpíadas em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona.

Cerca de 33 milhões de atletas praticam o handebol em 185 países ao redor do mundo.

A maior goleada da história do handebol aconteceu em 1981, onde a seleção soviética venceu a seleção afegã pelo placar de 86 a 2.

O tamanho considerado oficial de uma quadra de handebol é de 80 m², sendo 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.

A França é o destaque de handebol masculino, onde conquistou medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e na de Londres em 2012.

Já o destaque do handebol feminino é a seleção dinamarquesa, que ganhou medalhas de ouro também nas Olimpíadas de 2008 e 2012.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *