Flor de Lótus – Significado das Cores, Tatuagem, Mitologia Grega


O que significa?

A Flor de Lótus é uma espécie vegetal repleta de misticismos, além de apresentar lindas pétalas. No porção oriental do planeta ela representa a pureza espiritual. Tem significados especiais em religiões e filosofias de vida, como no budismo e na prática da ioga.

A flor é conhecida por diversos nomes como, por exemplo: olótus, lótus-egípcio, lótus-sagrado, lótus-da-índia. A Flor de Lótus trata-se de uma espécie aquática, que vive sobre as águas.

A flor é originária da Ásia e seu nome científico é Nelumbo nucifera. Ela pertence ao gênero Nelumbo e faz parte da família das  Nelumbonaceaes.

Significado das Cores da Flor de Lótus

Flor de Lótus Rosa

A Flor de Lótus Rosa significa, no budismo, o lótus supremo. Ou seja, está ligada a mais alta divindade da filosofia. Na verdade, representa o  próprio Buda.

Flor de Lótus Branca

Ainda no Budismo, a Flor de Lótus branca representa a pureza do corpo, da mente e do espirito. Simboliza também a  verdadeira perfeição espiritual e a paz contida na natureza. Essa flor possui, geralmente, oito pétalas que representam o Nobre Caminho Óctupio – conjunto de oito práticas que estão ligadas à quarta verdade do budismo

A Branca está localizada no centro da mandala Garbadhatu. Ela simboliza o embrião da humanidade e do mundo. A flor é considerada o lótus de todos os budas.


Flor de Lótus Azul

Representa o êxito do espírito sobre os sentidos materiais. Ainda simboliza o conhecimento, a inteligência e a sabedoria.

A Flor de Lótus azul, no budismo, é sempre representada por um broto semi-aberto. Isso significa que o conhecimento é um caminho constante que nunca se acaba.

Flor de Lótus VermelhaFlor de Lótus

A Flor de Lótus vermelha representa o coração. Simboliza também o amor, a compaixão e outros sentimentos relacionados ao coração.

A flor é representada por pétalas abertas, significando a importância da doação. Outro significado da Flor Vermelha é a Avalokitesvara – o Buda da Compaixão.

Flor de Lótus na Mitologia Grega

A Flor de Lótus, na Mitologia Grega está ligada aos Lotófagos – povoado que habitava uma ilha norte da África. Esse povo se alimentava das Flores de Lótus. As plantas, por sua vez, tinham efeitos narcóticos e faziam as pessoas dormirem profundamente, além de causar amnésia.

Essa flor está presente na Odisseia de Homero. Ela aparece em um episódio em que três homens são mandados para a ilha para investigá-la.

Os investigadores, porém, acabaram por ingerir a Flor de Lótus e se esqueceram de tudo o que vivenciaram ao voltar para a embarcação. Ulisses, por sua vez, resgata os homens e os amarra, pois eles desejavam voltar a ilha.

Por meio desse episódio, Homero quis demonstrar que a amnésia obtida pela Flor de Lótus é o que o ser humano deseja. Esse desejo é se livrar do passado e recomeçar.

Simbolismo nas Diferentes Culturas

A Flor de Lótus é uma planta que está presente em diversas culturas. Cada uma delas dá um significado, geralmente, ligado à espiritualidade.

Simbolismo no Budismo

A Flor de Lótus no Budismo simboliza a transformação espiritual e o crescimento da alma até se alcançar a iluminação. Isso está ligado ao fato de que essas flores tem suas raízes fincadas na lama, sendo que seu caule vai se desenvolvendo até nascer as pétalas que alcançam a luz do sol. Além disso, as pétalas se fecham e submergem durante o período noturno, representando o descanso do espírito.

Para o Budismo a Flor de Lótus é considerada sagrada e remete a diversos significados. Um deles, além do mencionado acima, é o fato da flor acomodar  o próprio Buda em estado de meditação. Outro significado da Flor de Lótus para o Budismo é a superação da dor e do sofrimento ao se alcançar a iluminação do espírito.

Simbolismo na Mitologia Grega

Na Mitologia Grega a Flor de Lótus representa o desejo dos homens de se desfazerem de seus passados e começar de novo.

Simbologia da Tatuagem da Flor de Lótus

Quem opta por tatuar no corpo o desenho de uma Flor de Lótus pode atribuir à figura diversos significados, que são também encontrados em religiões e culturas. Geralmente, quem faz uma tatuagem da flor quer demonstrar sabedoria, conhecimento, renascimento, entre outras virtudes.

Outras simbologias

Inúmeros são as simbologias da Flor de Lótus. Algumas delas são: crescimento espiritual, renascimento espiritual, sabedoria, conhecimento, amor, paz, perdão, compaixão, paz, entre outras.

Na ioga

A posição de Flor de Lótus na Ioga se trata de uma das posturas mais tradicionais da prática. O praticante permanece sentado com as pernas cruzadas e os pés de forma oposta às coxas. O objetivo é treinar a flexibilidade corporal e permanecer em uma posição para meditação.

A posição lembra o formato da Flor de Lótus e também promove a melhora da respiração e o equilíbrio corporal.

No JapãoFlor de Lótus azul

No Japão, país com maioria budista, a Flor de Lótus é sagrada. A espécie representa os ensinamentos de Buda. Também simboliza no país o nascimento, a pureza de espírito e de coração, o crescimento espiritual e a paz da mente.

No Egito Antigo

A Flor de Lótus tem significado especial na cultura do Antigo Egito – tanto que elas estão desenhadas no interior de diversas pirâmides. Muitos palácios antigos do Egito também tem desenhos da flor espalhados pelas paredes.

Os antigos egípcios consideravam a flor sagrada e acreditavam que ela fazia parte do mundo dos deuses, sendo testemunha da criação do universo.

Além disso, os antigos povos do Egito acreditavam que quando o Universo ainda não existia, uma espécie de cálice pairava nas trevas com pétalas de Flores de Lótus fechadas. Ao se abrirem, o mundo teria começado a se formar.

Na culinária

Lótus

Flores, sementes, folhas novas e raízes de algumas espécies de Flor de Lótus podem ser consumidas, se cozidas. Na Ásia, por exemplo, as pétalas da flor são usadas para embrulhar e enfeitar comidas.

As lendas sobre a origem da flor de lótus

Lenda da flor de Lótus no budismo

Na lenda budista acredita-se que quando o Siddhartha (futuro Buda) conseguiu dar os seus 7 primeiros passos, 7 Flores de Lótus nasceram. Cada passo dado pelo pequeno representa uma escala no crescimento espiritual.

Lendas egípcias da flor de lótus

Retratada no interior de diversas pirâmides e palácios antigos, a flor, de acordo com a lenda, estaria relacionada ao surgimento do Universo e ao umbigo do Deus Vishn, de onde teria saído uma ofuscante Flor de Lótus, que deu origem a Brahma – o criador de tudo.

Outra lenda do Antigo Egito diz que o Horus – deus do sol – também teria surgido de uma dessas flores.

Lenda da flor de lótus no hinduísmo

No hinduísmo a flor está ligada diretamente ao crescimento espiritual da humanidade. Segundo a lenda,  Fogo, a Terra, a Água e o Ar se reuniram em volta de um lago para conversar sobre a ingratidão do homem. Depois de muito pensarem e chegarem a diversas conclusões resolveram criar um ser vivo que nascesse diretamente da água, com suas raízes fincadas a lama, caule despontado para o ar e as pétalas desabrochadas ao sol – representando a evolução espiritual do homem. Estava criada a Flor de Lótus.

A Terra ofereceu o melhor dela para alimentar as raízes. A Água cedeu sua linfa para alimentar o crescimento do caule. O Ar dispôs a cercar a nova criação por brisas para lhe dar energia. E o Fogo deu seu calor, por meio do sol, para que a nova flor desabrochasse.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

1 comentário em “Flor de Lótus – Significado das Cores, Tatuagem, Mitologia Grega”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *