A Fênix é uma ave mítica, onde o seu símbolo universal representa a morte e o renascimento. Ela simboliza o fogo, o sol, a vida, como num processo de renovação constante, força e divindade.
É um pássaro (semelhante a uma águia) da mitologia grega, que morria, porém após algum tempo renascia das próprias cinzas. Esse pássaro antes de morrer, entrava em estado de cremação (por isso também simboliza o fogo), para depois ressurgir.
A força da Fênix era capaz de carregar cargas pesadas durante o seu voo, conseguindo carregar até mesmo elefantes, conforme narra à mitologia. Outra curiosidade da mitologia é referente às suas lágrimas, que tinham caráter curativo.
Na Antiguidade, era um pássaro reverenciado por diversos povos, como os egípcios, inclusive os moradores de Heliópolis, local onde a ave era enxergada como a reencarnação do deus Rá.
Ela se tornou um símbolo de força devido a sua morte diferente e a forma na qual renascia, tanto que hoje a figura da Fênix é representada por diversas pessoas através de tatuagens no corpo.
As tatuagens de Fênix possuem diversos significados, podendo entre eles, representar que apesar de todos os obstáculos e dificuldades que enfrentamentos em nossas vidas, podemos superar, sendo possível renascer das cinzas.
Algumas pessoas fazem a tatuagem pela beleza da ave, que causa um grande impacto visual. As pessoas costumam a tatuar nas costas, tanto homens quanto mulheres. Esse local é o preferido, pois o desenho da ave conta com detalhes, onde precisa de um espaço maior.
Outro ponto importante referente à tatuagem da Fênix é a cor, onde se costuma usar cores fortes, como o vermelho ou até mesmo preto, com detalhes sombreados.
Além desses significados, hoje em dia as asas de um pássaro podem representar a prosperidade. O corpo representa a bondade e a cabeça a confiabilidade.
Por um lado metafórico, a tatuagem da ave parece bastante com o sol, onde todo dia o sol morre ao anoitecer e no dia seguinte ressurge repleto de energia. Por isso, dessa forma mitológica, a Fênix ressurge depois de ter se transformado em cinzas.
O significado da tatuagem da Fênix representa uma pessoa determinada, que sempre se reinventa. É importante que a pessoa escolha o seu próprio significado para a tatuagem.
De acordo com a mitologia, a Fênix era de origem Etíope, sendo uma ave que surgiu no Oriente, cuja cauda tem bonitas penas vermelhas e douradas.
Ela se tornou uma ave sagrada, referenciada até mesmo pela Igreja Católica, onde os cristãos acreditavam que a ave era um símbolo da ressurreição de Cristo.
Durante esse período as pessoas acreditavam que as cinzas da ave eram tão poderosas, que seria capaz até de ressuscitar os mortos.
A Fênix encantava as pessoas pela sua capacidade de renascer de suas próprias cinzas após ser consumida pelo fogo.
De acordo com a história mitológica, quando estivesse próximo de sua morte, a ave preparava um ninho com ramos perfumados onde se consome no próprio calor, onde antes de ser consumida pelo fogo, põem seus ovos nas cinzas.
Os gregos acreditavam que a Fênix vivia ao longo de muito tempo, onde além da sua força, também simbolizava a força.
Para os egípcios, a ave simbolizava a revolução solar, onde estava aliada á cidade de Heliópolis, palavra de origem grega, que significa “a cidade do sol”.
A palavra, na verdade é um engano de um historiador grego. Ele confundiu o nome da palmeira, que se chama phoinix, como o nome do verdadeiro pássaro.
O significado da palavra na mitologia se refere em uma espécie exclusiva, que após viver 300 anos, aparentemente, se deixava arder em um braseiro para ressurgir das próprias cinzas.
Fênix também possui como significado, uma pessoa ou algo raro, especial, único.
De acordo com a lenda, a ave vivia de cada vez em uma localidade. Pois, era a rainha de todos os animais habitantes da Europa e do Oriente Médio, onde vivia em média 500 anos.
Recentemente existem cálculos que apontam para até 97 mil anos, a existência do pássaro da Fênix. Porém, ninguém nunca conseguiu ver a ave, permanecendo apenas os boatos.
A ave, na verdade, pertence a uma fábula, ou seja, se trata de uma narração fantasiosa. É um texto alegórico cujo objetivo foi tirar uma lição de moral.
Na fábula ensinava-se com histórias fantasiosas, onde no caso da Fênix, reportavam-se a pessoa que renasce. Ou seja, dá a volta por cima no linguajar popular, após enfrentar diversas situações ruins.
Isso demonstra que de fato que ela não existiu. Era apenas uma ave fabulosa, que tinha como mito viver por vários séculos se queimando numa chama e renascendo de suas próprias cinzas. A origem desse mito é associada ao culto da garça real cinzenta. Ela era adorada pelos egípcios por sua presença á época das cheias do Nilo.
Assuntos relacionados