Eureka – Significado, Origem da Expressão, Sinônimos


‘Eureka, eureka!’, talvez essa seja uma das expressões mais utilizas em ficções, e em certos momentos, até mesmo, no nosso dia a dia, para expressar alguma descoberta ou algo importante que tenha acontecido em algum momento. Porém, você conhece o real significado e origem dessa popular expressão?

Diante dessas dúvidas em torno da palavra que podem ter surgido na cabeça de vocês leitores, hoje, nesse artigo, estaremos abordando e detalhando as principais informações sobre essa icônica expressão, explicando sobre onde ela surgiu, qual seu significado de utilização e os sinônimos mais próximos.

O que significa eureka?

É uma expressão de alegria ou emoção utilizada quando alguém descobre algo que julga incrível ou a resolução de complicado problema. Normalmente, ela é utilizada em descobertas científicas.

Possui origem grega e, em uma tradução direta e livre, tem o significado de ‘encontrei’, ‘descobri’ ou ‘achar’.

Origem da expressão eureka

A origem da expressão se da ao cientista Arquimedes. Supostamente, ele teria pronunciado quando descobriu um problema bem complexo do Rei Hierão, que gostaria de saber qual o material de uma coroa que tinha encomendado. Para o Arquimedes resolver o problema, ele entrou em uma banheira com água e, ao observar que o líquido subia com seu corpo lá dentro, concluí que precisava colocar a coroa em água para saber seu volume. Dizem que o cientista ficou tão eufórico com sua descoberta que saiu pelado nas ruas gritando ‘Eureka! Eureka!’ sem parar.

O termo, como falado anteriormente, tem origem grega, mais especificamente da palavra ‘heúreka’ que tinha o significado de ‘descobrir’, ‘achar’ ou ‘encontrar’.


Sinônimos

Possivelmente, os sinônimos mais próximos da expressão Eureka em português são: encontrei, descobri, achei e consegui.

Outros significados

Como citado durante o artigo, Eureka se tornou uma expressão extremamente popular, principalmente na cultura pop, sendo muito utilizada nos filmes, animações, livros e afins.

Diante dessa popularidade, a palavra acaba sendo utilizada para representar alguns eventos, museus, exposições e, até mesmo, cidades. Os mais famosos são:

  • Existia uma séria chamada ‘Eureka’, que fez um certo sucesso nos EUA, que era exibida pelo canal Syfy e foi criada por Andrew Cosby e Jaime Paglia.
  • Um celebre programa televisivo chamado Bill Nye the Science Guy, apresentado pelo cientista Bill Nye, abordava de um jeito simples e interessante diversos assuntos científicos. No Brasil, ela ficou conhecida pelo nome ‘Eureka’.
  • Um dos personagens originais do ‘O Mundo Fantástico de Oz’ possuí o nome de ‘Eureka’.
  • Existe um asteroide chamado ‘4133 Heureka’.
  • Jim O’Rourke, Mother Mother e Rooney possuem álbuns com o nome ‘Eureka’.
  • Existe um especie de formigada chamada ‘Martialis heureka’.
  • Existem duas fabricantes, uma de material esportivo e uma de automóvel, com nome de ‘Eureka’.
  • Além disso, existem diversas localidades e cidades mundo a fora com o nome de Eureka.

Pergunta dos leitores

Quem disse eureka foi Arquimedes?

Sim, apesar de ser uma expressão em Grego e não foi criada, diretamente, por Arquimedes, ela ficou popularmente conhecida quando foi exclamada pelo cientística quando fez uma importante descoberta.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *