Ética – Ética Profissional, Código de Ética, Diferença entre Ética e Moral

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A ética foi construída pela sociedade baseada em valores culturais e históricos. Do ponto de vista filosófico, é uma disciplina que estuda princípios e valores morais de um determinado grupo ou sociedade que norteiam o comportamento humano.
A ética oferece um equilíbrio para que o funcionamento social não seja prejudicial a ninguém. Assim sendo, apesar de não ser uma lei, é diretamente relacionada ao sentido de justiça social.

O que é ética?

A palavra vem do grego ethos e representa aquilo que vem do comportamento, do caráter.
No sentido mais prático e menos filosófico poderíamos dizer que é um conceito que verifica certas condutas usadas no dia a dia.
A ética procura estabelecer um comportamento humano de acordo com os conceitos de certo e errado, justo e injusto. Todo ser humano pode percorrer o caminho ético, através das suas escolhas que o levarão ao caminho da virtude, da verdade e aos convívios mais íntegros.
Ela visa proteger uma sociedade do desrespeito e das injustiças, tanto no ambiente profissional como no familiar. Apesar de não ter uma relação concreta com a lei, é baseada nos princípios e valores morais de uma sociedade.
Poderíamos então resumir que ética é um conjunto de padrões estabelecidos pela sociedade que se vive, cuja finalidade é não prejudicar o próximo.

Qual a diferença entre ética e moral?

Apesar de O que é ética e moralserem bastante confundidas, pois sua diferença é muito sutil, ética e moral possuem diferentes conotações dentro do mesmo tema.

Ética é original do grego “ethos” e quer dizer caráter ou maneira de ser. Já moral é original do latim “morales” e quer dizer relacionado aos costumes. Assim sendo:

Ética

É um composto de conhecimentos retirados da análise do comportamento do indivíduo em relação a sociedade, que assegura o bem-estar social e e define o comportamento do indivíduo perante a sociedade que ele está inserido.

Ela explica as regras de forma coerente, baseada em fundamentos teóricos e científicos.

Moral
É a consciência adquirida pelo indivíduo a contar do momento que ele inicia a vida na sociedade.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A moral é fundamentada em normas, preceitos culturais, hierárquicos ou religiosos e é usada e aplicada continuamente no cotidiano dos indivíduos, orientando suas ações e julgamentos do que é bom ou mal, justo ou injusto, certo ou errado.

O que é ética profissional?

É uma soma de regras que estabelecem a consciência de um profissional e representam sua conduta.
O cidadão que a possui exerce as atividades correspondentes a sua profissão de acordo com os conceitos estabelecidos pelo seu grupo de trabalho dentro da sociedade a que pertence.
Cada carreira possui seu código de ética próprio, que pode ter variações de acordo com a área de atuação.
Porem existem princípios da ética profissional, que são universais e devem ser usados em qualquer profissão. Como por exemplo a responsabilidade, honestidade, competência etc.
O objetivo principal é manter um traçado de comportamento semelhante entre todos os indivíduos daquela empresa, ou daqueles que exercem a mesma profissão.

O que é o código de ética?

Ele determina os deveres e direitos de uma instituição, empresa, classe profissional, etc., partindo de fatores como: posição social, cultura, missão, e que, assim estabelecido, deve ser usado no exercício das suas funções.
Cada grupo ou sociedade constitui seu próprio código de ética, podendo haver bastante diferença de um país para outro, por exemplo: um país pode considerar ético usar animais para pesquisa e em outro não.
Embora a ética não seja diretamente atrelada a penas legais, é implícito que uma norma deve ser cumprida obrigatoriamente.

 

História da ética

A ética surgiu na Grécia através de um grupo de filósofos que começaram a se questionar de que maneira as pessoas poderiam viver melhor e quando as ações dos indivíduos eram consideradas justas ou não em determinadas circunstâncias.
Ela nasceu então para discutir a moral do ser humano e buscar estabelecer conceitos subjetivos como certo e errado, bom e mau, justiça e injustiça, virtude e vicio e etc.
Na verdade a Grécia foi onde a ética “amadureceu” e o local onde foram registrados, para as próximas gerações, suas definições e conceitos.
Se os filósofos Sócrates e Platão, não deram origem a ética, pelo menos é certo que tiveram vital importância no desenvolvimento da ideia inicial, por exemplo, Platão acreditava na bondade do ser humano e acreditava que quando uma pessoa cometia um ato de “maldade”, isto acontecia porque ela não entendia sua atitude e não por agir com má intenção.

Exemplos de ética

Os exemplos são muitos e abaixo é possível conferir dez exemplos de atitudes ética:

  1. Divulgação de conhecimento que pode favorecer a execução da atividade de outra pessoa.
  2. Respeitar o próximo, considerando suas ideias e posições mesmo que elas sejam diferentes da minha.
  3. Comportamento e atitude positiva diante do seu círculo de relacionamentos.
  4. Dar valor aos bens espirituais e não materiais.
  5. Buscar seu desenvolvimento profissional, sem prejudicar seus colegas de trabalho.
  6. Pagar suas dívidas corretamente.
  7. Não sonegar impostos.
  8. Encaminhar seu lixo para o local apropriado de acordo com a seleção do mesmo.
  9. Não furar a fila.
  10. Não tirar vantagem quando o outro se encontra numa situação vulnerável.

 

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.