Estereótipo – O que é? Significado, Exemplos de Estereótipos, Sinônimos

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A origem da palavra “Estereótipo” provêm da Grécia antiga. Foi criada no mundo das impressões gráficas, servindo como definição para o que era impresso em massa. Com vários exemplares iguais, como livros, cadernos, ou jornais. Desta forma a palavra foi devidamente adaptada. Hoje nos refere à uma espécie de rótulos ou padrões  que damos as pessoas, muitas vezes em busca de simplificarmos uma identificação ou classificação.

O que é estereótipo?

Por muitas vezes o ser humano pratica uma conduta quase que involuntária. Uma classificação mental, uma espécie de enquadramento de determinado indivíduo em um grupo que ela mesmo julga ser “adequado”. Quase que involuntariamente essa espécie de classificação acontece de forma preconceituosa. Sem base em nem uma experiência anteriormente vivida com a pessoa em questão, ou qualquer outro tipo de conhecimento pessoal do individuo. A classificação baseia-se então no que vemos por fora da pessoa.

O fato é que enquadramos uma pessoa em determinado grupo com base em informações superficiais. Como, a cor da sua pele, sua condição financeira, sua opção sexual, seu modo de se vestir, de andar, de falar. Ou ainda o lugar ou condição de onde a pessoa se originou, de forma até anti-cultural.

O que significa a palavra estereótipo?

A palavra se trata da junção de duas outras palavras, ambas oriundas do dicionário grego, “estereos” e “typos”. Juntas formam a palavra “estereótipos”. O termo nasceu por volta de 1794, pelo artista gráfico francês Firmin Didot, esse referia ao recorte de placas metálicas que eram utilizadas para a impressão de jornais, revistas, livros, e artigos. Tudo em bastante quantidade, tudo em um grupo grande de coisas iguais. Dai a origem do termo, a palavra nada mais é do que a classificação de coisas semelhantes em um grupo em comum.

Tipos de estereótiposEstereótipo

Como dito, a classificação pode ocorrer das mais diversas formas imagináveis. Toda via, somos doutrinados desde pequenos a observarmos certas características e com base nelas classificarmos o indivíduo em seu grupo mais adequado. Os estereótipos podem se dividir em diversos grupos ou segmentos. Como estereótipos de beleza, social, étnico, de gênero, cultural, intelectual. E tantos outros que por vezes não nos ocorre a todo momento.

O fato é que esses grupos são criados de forma inconsciente, e com o fim de entendermos melhor a colocação de determinada pessoa perante o sociedade como um todo. Os chamados “grupos estereótipos” nada mais é que a junção de vários indivíduos. Todos com características semelhantes entre si, em um determinado grupo.

Exemplos de estereótipos

Os grupos são criados e neles se encontram pessoas que carregam consigo coisas em comum. Seja, a cor da pele, a crença religiosa, o gosto musical, o nível cultural. A divisão de grupos é infinita, por muitas vezes um mesmo individuo pode estar enquadrado dentro de mais de um grupo, isso é bastante comum aliás.

A classificação de determinados grupos seguindo este pensamento também é bastante marcada pelo preconceito que está presente dentro de cada ser humano. É comum existir estereótipos que classifiquem pessoas que são oriundas todas de um mesmo bairro, região, ou até país. Desta forma, com base nisso existem classificações preconceituosas para essas pessoas. Indivíduos que pertencem todos à mesma favela de determinada cidade, são classificados como “favelados”. Estereótipos criados para identificarmos pessoas que vem todas de um bairro menos favorecido. Toda via, a palavra vem carregada de um forte preconceito e até um baixo nível de aceitação.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A mesma coisa acontece com pessoas de determinada opção sexual. Pessoas Gays são alvos de preconceitos e ataques, e esse grupo de classificação criado pela sociedade, ou estereótipo, também vem carregado de bastante preconceito. Mesmo quando não conhecemos as pessoas que compõem esse grupo.

Sinônimos de estereótipo

A palavra “estereótipo” é sinônimo de “clichê”, “lugar-comum”, “chavão” e “chapa”. Todas essas palavras remetem a mesma ideia de divisão em grupos. Porém, a mais utilizada mesmo em qualquer segmento de estudo é a palavra “estereótipo”, desde texto mais casuais, até artigos científicos e teóricos.

Antônimos de estereótipo

O antônimo da palavra é tudo aquilo que remete a ideia de novo, ou original. Algo que não se encaixe em conceitos pré montados ou pré estabelecidos. Algo que não se encaixe dentro de padrões, coisas que fogem do normal, ou do comum.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.