Erudito – Significado, Música, Cultura, Vocabulário, Sinônimos

O termo erudito é bastante usado quando o assunto é música e artes em geral. Porém, nem todo mundo sabe o significado da palavra. O que é cultura erudita ou mesmo qual a sua diferença em relação à cultura popular. Aqui você vai ficar sabendo tudo sobre cultura erudita e suas manifestações.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

O que é um erudito?

Erudito é alguma pessoa ou algo que detém um grande repertório cultural sobre algum assunto.

O que significa a palavra erudito?

Erudito é um adjetivo que geralmente está ligado à literatura, música ou a manifestações culturais em geral. O termo pode ser relacionado a qualquer coisa que seja bem elaborada. Por exemplo: música erudita.

O que é cultura erudita e cultura popular?

É considerada cultura erudita aquela que é formada por meio de investigações teóricas e estudos que levam a considerações mais elitizadas e críticas. A cultura erudita também é chamada de “cultura de elite” ou “cultura superior”.

Para uma manifestação ser considerada erudita ela deve conter amplos conhecimentos do autor da obra e de quem a enxerga. Isso para que possa ser apreciada e para que sejam realizadas reflexões acerca dela.

Normalmente a cultura erudita se mantém restrita a um conjunto reduzido de pessoas. Geralmente essas pessoas fazem parte de altas classes sociais ou são indivíduos que detém conhecimentos acadêmicos. Ou seja, a cultura erudita é uma manifestação intelectualizada e elitizada.

Já cultura popular é aquela cuja expressão é composta por elementos culturais que vem de uma sociedade, região ou país. Também é conhecida por “cultura tradicional” ou “cultura de massa”. Trata-se ainda de manifestações concebidas por grupos de pessoas que participam ativamente delas.

A cultura popular Eruditogeralmente é passada de geração para geração. Também costuma conter elementos de fácil compreensão, podendo ser entendida por pessoas com praticamente todos os níveis de conhecimento.

Os estudiosos em cultura consideram que a cultura popular não tem como finalidade despertar juízos de valor. O objetivo da cultura popular é, sim, identificar elementos pertencentes a uma comunidade. Tradição e continuidade são outras características das manifestações culturais consideradas populares.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Vale saber que a cultura popular é bastante influenciada por crenças da massa e surge da interação entre as pessoas de determinada região, comunidade ou país. A cultura popular pode ser facilmente encontrada na música, gastronomia,dança, literatura, entre outras formas.

Diferença entre cultura erudita e cultura popular

Segundo autores que se dedicam a estudar a cultura erudita e a cultura popular não é tão simples definir se algo é erudito ou popular. Tal diferenciação só é possível com o passar do tempo. Podemos dizer que uma manifestação é erudita quando ela atravessa o tempo – até mesmo séculos. Já a cultura popular costuma ser apreciada apenas em determinadas épocas, sendo, assim, substituída por outras manifestações também populares.

O que significa música erudita?

Música erudita, também chamada de música clássica é um conceito difícil de se definir. Normalmente, é considerada música erudita aquelas obras musicais admitidas em academias. São as obras interpretadas e pesquisadas com regras e normas de convenções. Também são previamente decretadas por historiadores da música.

Os livros sobre música geralmente consideram como músicas eruditas as obras tidas como sérias e que se contrapõem às obras populares e folclóricas.

Mais outra explicação sobre o que é uma música erudita diz que somente uma obra pode ser erudita se for clássica. Ainda define a música erudita como uma canção com estrutura estética distinta, objetiva, harmônica, ausente de informalidades e emoções exageradas.

O que é arte erudita?Monalisa

É considerada arte erudita obras que possuem valores universais. Esse tipo de arte é tudo aquilo que é resultante do trabalho de artistas eruditos, que dominam conhecimentos técnicos para desenvolver os seus trabalhos.

As artes eruditas também são aquelas consideradas marcos de épocas. A arte erudita traz com ela uma reflexão sobre diversos assuntos. Também são elaboradas como formas de expressão plástica ou de inovações conceituais.

Além disso, na arte erudita existe técnicas e habilidades como maneira de expressar e provocar reflexões em quem admira um trabalho. Provoca ainda pensamentos acerca do mundo, da história e de outros assuntos.

A obra erudita também se preocupa em passar valores estéticos com harmonia, equilíbrio e beleza.

Sinônimos de erudito

Alguns dos sinônimos para erudito são: enciclopedista, entendido, iluminado, letrado, versado,  ciente, culto, etc. Um exemplo de frase que indica que alguém é um erudito em um assunto: “Ninguém entende mais de literatura. Ele é um erudito nesse assunto.”

Antônimos de erudito

Alguns antônimos de são: ignorante, desculto, inculto, ignaro,insipiente, desconhecedor, iletrado, estúpido, mentecapto, analfabeto, burro, inepto, insciente, entre outros.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *