Epistemológico – Epistemologia Genética, Jurídica e Convergente

Epistemologia significa conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença, sua natureza e limitações. Epistemológico é utilizado para classificar algo que possui relação com a epistemologia.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Epistemologia vem do grego e busca compreender se o ser humano é capaz de alcançar o conhecimento total ou quase total. Estuda o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diversas áreas, com o intuito principal de atingir a sua importância para o espírito humano.

A epistemologia surgiu com Platão, onde ele contestava á crença opinião ao conhecimento. A crença é um ponto de vista subjetivo (que pertence ao pensamento intimo). O conhecimento é a crença verdadeira e justificada. Platão acreditava que o conhecimento era o conjunto de todas as informações que explicavam o mundo natural e social que nos rodeia.

A epistemologia desperta duas posições, uma empirista, onde o conhecimento vem apenas da experiência sensorial. Ou seja, no que foi aprendido durante a vida e a posição racionalista, que dá prioridade a razão e não a experiência vivida.

O que é epistemológico?

Epistemológico é um adjetivo da língua portuguesa. É utilizado para classificar algo que possui relação com a epistemologia, que a ciência que estuda o conhecimento.

Epistemológico caracteriza a teoria do conhecimento científico e também pode ser enxergada como a filosofia da ciência, pois ela trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, estudando o grau de certeza do conhecimento cientifico em todas as áreas.

Epistemologia genética

A Epistemologia Genética é uma teoria criada pelo psicólogo Jean Piaget. Ele utiliza de um resumo de duas teorias existentes, o apriorismo (que atribui um papel fundamental a conceitos e raciocínios) e o empirismo.

Essa teoria afirma que o conhecimento não é algo natural do indivíduo, como afirma o apriorismo. O conhecimento também não é alcançado apenas da observação ao meio em que vivemos, como declara o empirismo.

Desse modo, o conhecimento é produzido através de uma interação do indivíduo com o seu meio, de acordo com estruturas que fazem parte do próprio indivíduo.

Epistemologia jurídica

A epistemologia jurídica tem como objetivo analisar os fatores que envolvem a origem do direito, definindo o seu objeto. É uma teoria que está associada á reflexão, levando um entendimento das diversas formas de entender o conceito de Direito.

A epistemologia jurídica identifica o ser humano como um ser único, onde cada indivíduo possui formas diferentes de agir e pensar, sendo por esse motivo, o Direito pode ter diversos significados.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Epistemologia convergente

A epistemologia convergente baseia-se na construção teórica da autoria do psicopedagogo argentino Jorge Visca. Essa teoria leva esse nome pois encaminha para a mesma direção influências de 3 campos. A Psicogenética (estudo do desenvolvimento das funções da mente), Psicanálise (explica o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses). Também a Psicologia Social (estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras).

A epistemologia convergente está diretamente ligada com a psicopedagogia (que consiste em aliar a psicologia experimental à pedagogia) e aborda diversas vertentes do fenômeno da aprendizagem.

O Problema epistemológico

A epistemologia é o estudo do nosso direito às crenças que temos. Engloba tanto o que pensamos ser e como as nossas atitudes em relação ás diversas estratégias e métodos que usamos para obter novas crenças e abandonar as antigas, e os produtos destes métodos.

O problema epistemológico baseia-se na forma de como devemos lidar ao sabermos se agimos bem ou não na formação das crenças que temos, no que de fato acreditamos.

Quando investigamos essa área, não questionamos as crenças e estratégias em que encontramos inicialmente apenas. Questionamos se existem outras crenças que seria conveniente ter, e ainda vamos além, se não outras ainda que devemos ter.

Desse modo podemos separar dois tipos de crenças. A mediata (aquelas que adquirimos por meio de alguma estratégia que se inicia nas crenças que já temos). A não mediata (que são as que adaptamos sem que, para as termos, seja necessário iniciarmos de outras crenças que já temos, que dizem respeito á fonte do nosso direito em acreditar).

O problema epistemológico se enquadra em saber se como a crença sobre como as coisas me parecem neste preciso momento se justifica. A segunda se enquadra em saber se a interferência tirada da primeira crença se justifica.

Definição de epistemologia

A epistemologia pode ser definida como uma doutrina que utiliza métodos do conhecimento científico, sendo conhecida como gnosiologia. O seu objeto de estudo, que é voltado para uma reflexão em torno da origem, natureza e limites do ato cognitivo (processo da aquisição do conhecimento), mostra suas alterações e condicionamentos subjetivos.

A epistemologia analisa todos os critérios no qual se justifica o conhecimento. Considera situações históricas, psicológicas e sociológicas que levam à sua obtenção.

A epistemologia estuda todos os ramos, estudos, teorias e práticas em geral do conhecimento humano. Avalia em seu processo de aquisição do conhecimento, em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas e as suas relações com a sociedade e a história.

Sinônimo de epistemologia

Pode se caracterizar sinônimos de epistemologia:

Filosofia do conhecimento: Tem por objetivo buscar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento, da faculdade de conhecer.

Gnoseologia: O ramo da filosofia que se ocupa do estudo do conhecimento.

Gnosiologia: Voltada para uma reflexão em torno da origem, natureza e limites da aquisição do conhecimento.

Teoria da ciência: Ciência voltada para o estudo do conhecimento.

Teoria do conhecimento: Refere-se às condições sob as quais se pode produzir o conhecimento científico e dos modos para alcançá-lo. Avalia a consistência lógica de teorias.

Antônimo de epistemologia

O “fim do processo” e o “fim do conhecimento”, são exemplos de antônimos de epistemologia.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *