Ditados Populares – Significado, Ditados do Folclore, Ditados de Whatsapp

Quem nunca ouviu falar em ditados populares? Pois é… Eles levam esse nome justamente pelo seu apelo em diversos povos, ou seja, não importa a época, os cujos ditados ou provérbios populares sempre estão “na boca do povo”.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Os ditados populares ganha proporção a partir do momento em que ele é repetido à exaustão e sempre são baseados no senso comum (modo de pensar da maioria das pessoas). Apesar de serem usados em determinadas regiões, eles se popularizam pela sua variedade de informações que não envelhecem com o tempo.

Justamente esse tipo de expressão que continua o mesmo através dos anos, acaba estabelecendo uma parte importante de cada cultura.

O que é um ditado popular?

Ditado popular nada mais é do que uma frase dita pelas pessoas de determinadas regiões, que acabam fazendo parte da cultura de um povo, tendo mais evidência em algumas épocas, mas que são conhecidas independentes de onde você estiver.

O ditado popular é um provérbio agudo que tem como objetivo contemplar um conselho ou simplesmente aplicar uma moral. Por exemplo, quando uma pessoa levanta muito cedo para trabalhar ou estudar, é comum ouvirmos essas frases prontas independente da época, como “Deus ajuda quem cedo madruga”.

Os ditados populares são sentenciosos, pois afirmam com exatidão alguma questão. O criador de um ditado popular raramente é lembrado. Pois, são frases ditas por pessoas de uma determinada época, escritores, pensadores, etc. Onde após algum tempo acabam transmitindo ás gerações seguintes e com isso se popularizando.

O ditado popular possui como experiência, orientar, dar conselhos, afirmar e até mesmo transmitir a sabedoria de uma determina época á outra. Usa o encontro da “voz da experiência” com a realidade atual. Afinal, para criar um ditado não precisa ser nenhum célebre, mas sim alguém que tenha algo a ensinar.

A estrutura dos ditados populares é basicamente baseada em dois versos que rimam entre si. Pode ser amplamente divulgado em prosa como verso, figuras literárias como elipse, antítese, entre outras, de modo a facilitar o entendimento. Todos os ditados populares são curtos e concisos.

Os maiores ditados populares e seus significados

Conheça abaixo alguns dos populares mais conhecidos e também os seus significados:

Amigos, amigos, negócios à parte: Se aplicado quando uma pessoa avisa a outra, que independente da amizade que ela dispõe, o que ela tem a oferecer é igual para todos.

Um olho no peixe, outro no gato: Como o peixe é a comida predileta do gato, você deve sempre ficar atento nos dois, no gato para impedir que ele dê o bote e no peixe para verificar se ele ainda está seguro. Esse ditado tem como intuito você ficar atento as coisas para que você não seja prejudicado.

Deus tem mais para dar do que o diabo para tirar: Para pessoas que acreditam em Deus e enxergam a fé como um alívio para superar adversidades, esse é um ditado popular para confortar as pessoas que tiveram alguma perda (emocional ou material) e que acreditam que tudo ocorre por um motivo, onde o bem prevalece sobre o mal.

O seguro morreu de velho: Mostra que uma pessoa precavida acaba vivendo mais. Também é usado quando alguém tem excesso de cuidado ao realizar alguma tarefa.

O preguiçoso trabalha dobrado: É um ditado que serve para alertar uma pessoa que tem preguiça de fazer algo, pois sela fizer mal feito, terá que fazer novamente, tirando a lição de que o que você faz bem feito, você faz apenas uma vez.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Em terra de cego quem tem um olho é rei: Esse ditado tem como objetivo alertar que a calma deve prevalecer quando não temos ideia do que está acontecendo, para que possamos tomar as melhores decisões.

Um dia da caça, outro do caçador: É um ditado que serve de ensinamento para as pessoas que perderam alguma coisa hoje, porém amanhã renasce a esperança, sendo bastante usado para que as pessoas não desistam do objetivo, pois algum dia se dará bem.

Outros exemplos:

Não adianta chorar o leite derramado: Esse ditado é usado quando uma pessoa quer mostrar que não adianta se lamentar por algo que já aconteceu e não tem mais como ser concertado.

O pior cego é aquele que não quer ver: Esse ditado é usado quando uma pessoa ignora algum tipo de situação que está clara para todos.

Apressado come cru: Um dos ditados mais utilizados, pois serve como um alerta de quem tem pressa, acaba comendo antes da hora, portanto acaba comendo cru, mostrando que a pressa só trás desvantagens.

Jogar verde para colher maduro: É um ditado bastante utilizado quando alguém faz perguntas certas para que a outra pessoa revele algo que ela queria saber.

Quem ri por último ri melhor: Ditado cujo objetivo é esclarecer que quem age com sabedoria e tem paciência, pode se sair melhor do que as pessoas impulsivas.

Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher: Esse ditado nada mais é do que uma expressão para indicar que nenhuma pessoa deve se intrometer em brigas de casais, até mesmo porque depois eles podem se acertar e a pessoa que se intrometeu acaba ficando a errada da história.

Ditados engraçados

Conheça abaixo alguns ditados conhecidos e engraçados:

“As nuvens são como chefes… Quando desaparecem, o dia fica lindo!”.

“Em dia de tempestades e trovoadas, o local mais seguro é perto da sogra, não há raio que a parta!”.

“Doce não engorda, quem engorda é você!”.

“Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam… Não é bonito, mas é profundo!”.

“Alegria de pobre… é impossível”.

“Quem tem boca… fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!”.

“Os últimos serão … os desclassificados.”

“Há males que vêm para … ferrar com tudo mesmo!”.

“A esperança… e a sogra são as últimas que morrem.”

“Quem cedo madruga… fica com sono o dia inteiro.”

Ditados populares para whatsapp

Os ditados mais Ditados populares whatsappusados no whatsapp são aqueles joguinhos de adivinhação. Você pode compartilhar em mensagens privadas para os seus amigos e familiares, assim como em grupos nos quais você faz parte.

Os joguinhos de adivinhações do whatsapp tem como objetivo testar a cultura popular das pessoas. Através de emoticons, as pessoas devem adivinhar qual é o ditado popular.

Ditados do folclore

Os ditados do folclore mais conhecidos são:

“Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca”.

“Mente vazia, oficina do diabo”.

“Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender”.

“Quem sabe, muitas vezes não diz. E quem diz muitas vezes não sabe”.

“Não jogue fora o balde velho até que você saiba se o novo segura água”.

Os ditados mais populares

Conheça abaixo alguns dos ditados mais populares:

“Quem te avisa, teu amigo é.” 

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.

“Quem não arrisca não petisca”.

“Quem espera sempre alcança”.

“A bom entendedor meia palavra basta”.

“A cavalo dado não se olham os dentes”.

“A corda sempre arrebenta do lado mais fraco”.

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *