Diagrama – Definição, Tipos, Diagramador

Diagrama é um gráfico que possui duas dimensões. Normalmente são construídos em um plano cartesiano (um sistema que consiste em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas e o vertical de eixo das ordenadas).

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Na horizontal são demonstradas as variações geográficas, cronológicas, especificas (classes ou rendas), categorias, setores, entre outros. Já na vertical equivalem os valores para os fenômenos.

O que é um diagrama?

Diagrama é o nome dado ao gráfico que possui os vínculos existentes entre os variados elementos que constituem um sistema ou um conjunto. A ideia de fluxo, por sua vez, pode remeter a diversas questões: neste caso importa-nos o seu sentido enquanto processo e a consequência de fluir (avançar, proceder).

Um diagrama de fluxo,  é um desenho que retrata os distintos passos de um procedimento que faz parte de alguma coisa. Estes diagramas ajudam a enxergar as etapas ou os momentos daquilo que pretende representar, facilitando o entendimento.

Os diagramas de fluxo geralmente apresentam manuais de instruções. Peguemos no caso da televisão, por exemplo. Numa das páginas do seu manual, é apresentado um diagrama de fluxo que começa com a pergunta “A sua TV sai som?”. Desse bloco sai uma seta para baixo que dá origem a outra pergunta “A TV está ligada?”. Nesta pergunta, uma seta para a direita aponta para a opção “Não” e associa-se com a indicação “Acenda a TV”. DiagramaOutra seta, em compensação, continua para baixo a apontar para a opção “Sim” e dá origem à pergunta: “O cabo de áudio está ligado corretamente na televisão?”. Deste modo, através de diversas setas e blocos com perguntas e possíveis respostas, acaba criando-se o diagrama de fluxo.

Os diagramas de fluxo estão presentes em nossas vidas muito mais do que imaginamos, além de nos ajudar, eles são capazes de dar sentido tanto vertical ou horizontal, com ações conjuntas.

Definição de diagrama

Um diagrama define-se como uma representação visual elaborada, de simples compreensão de um determinado conceito ou ideia, um esquema, gráfico. Geralmente está relacionado á ciência e à arte.

Exemplos de diagramas

Diagrama de ishikawa

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que tem como objetivo auxiliar a levantar as causas-raízes de um problema. Ele analisa todos os fatores que englobam a execução do processo.

Criado por Kaoru Ishikawa, no início da década de 60, esse diagrama leva em consideração todos os aspectos que podem ter ocasionado o problema, desse modo, ao usá-lo, as chances de que algum detalhe seja esquecido são diminuídas.

Todas as causas devem ser analisadas e testadas para que possa ser identificado o problema, afinal eliminando as causas, os problemas também são eliminados. Por ser uma ferramenta prática, o Diagrama de Ishikawa é bastante utilizado na análise das causas-raízes dos problemas, de modo a resolver o problema de forma definitiva.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

A sua imagem demonstrativa remete a uma espinha de peixe. Para que possamos considerar as espinhas do peixe as causas dos problemas levantados, poderão contribuir para a descoberta de seu efeito. O formato do Diagrama de Ishikawa também é semelhante ao desenho de um esqueleto de peixe. Por isso, é popularmente conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito.

 

Diagrama de fases

O diagrama de fases é um gráfico que tem o intuito de demonstrar as condições de temperatura e pressão necessárias para adquirir uma substância em um determinado estado físico: sólido, líquido ou gasoso.

O eixo x representa de forma horizontal, os valores de temperatura. O eixo y de forma vertical representa os valores de pressão. Além do mais, existem três curvas conectadas a um único ponto. Esse é definido como “ponto triplo”, que divide o gráfico em três áreas bem traçadas.

Com isso, além de demonstrar as condições para a substância estar em um estado específico, o diagrama de fases também possibilita indicar as condições para ocorrer qualquer mudança de estado físico. As possíveis mudanças de estado físico são:

Fusão: (ocorre a passagem do estado sólido para o estado líquido).

Solidificação: (quando acontece a passagem do estado líquido para o estado sólido).

Vaporização: (é a passagem do estado líquido para o estado gasoso).

Condensação: (considerada a passagem do estado gasoso para o estado líquido).

Sublimação: (acontece a passagem do estado sólido para o estado gasoso).

Ressublimação: (resulta na passagem do estado gasoso para o estado sólido).

 

Diagrama de pareto

O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico que serve para formar uma estrutura Diagrama de Paretonas causas de perdas que devem ser corrigidas. Ajuda na identificação dos problemas e optando pela sua resolução imediata. Isso não quer dizer que nem todos os problemas são importantes. Mas, sim que alguns problemas devem ser resolvidos com maior urgência.

O Diagrama de Pareto faz parte das sete ferramentas da qualidade. Possibilita uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais precisos. Promove a concentração de esforços para resolvê-los (como uma escala do maior problema, para o menor).

O Princípio de Pareto retrata o conceito de que, na maior parte das situações, 80% das consequências são resultados de 20% das causas. Portanto isso é muito importante para tratar não conformidades, identificando pontos de melhoria e definindo medidas prioritárias.

Sinônimo de diagrama

Figura, delineação, desenho, traçado, imagem, esquema e gráfico são considerados sinônimos de diagrama.

Pergunta dos leitores

O que é um diagramador?

A diagramação é uma das áreas do design gráfico, bastante usada em meios de comunicação como websites, jornais, revistas, cartazes e até mesmo em livros.

O diagramador é um profissional responsável pelo planejamento e organização dos elementos gráficos, que podem ser desde fotos, ilustrações até mesmo os textos. O diagramador prepara o material antes de sua publicação, atuando também como revisor.

Em uma revista, por exemplo, é o diagramador quem escolhe a posição em que será colocado o texto, o título e a imagem. Já numa editora, é ele quem configura o número e o tamanho das páginas, ilustrações, índice, entre outros.

O diagramador é o responsável pela identidade do material. É fundamental que o profissional tenha conhecimentos em ferramentas como CorelDraw, Autocad e Photoshop, por exemplo.  Não existe um curso superior de diagramação, onde o profissional deve cursar Comunicação Social ou Desenho Industrial, por exemplo, que possuem disciplinas de Editoração.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *