Dia do Trabalho – Mensagem e Frases, Origem do Dia, Curiosidades


Data criada com o propósito de incentivar o debate. Esse dia é responsável pela manifestação do trabalhador, uma oportunidade da classe operaria expor suas ideias e opiniões. Esse é o proposito da criação do dia do trabalho.

A data tem sua repercussão em âmbito internacional, sendo comemoradas em vários países da Europa, e da América.

Origem do dia do trabalho

A ideia original era reivindicar a redução da jornada de trabalho. Assim teve inicio uma grande greve, nos Estados Unidos da América. A data é internacionalmente comemorada no dia 01 de maio, toda via, somente do dia 03 houve um pequeno levantamento realizado pela policia local. O mesmo constatou a ocorrência de algumas mortes entre os manifestantes. Tudo isso no ano de 1886.

Dia do trabalho em outros países

Em Portugal a data foi oficializada como feriado nacional somente no ano de 1974. Antes disso, no período de ditadura, durante o período do Estado Novo, a policia reprimia a comemoração.

Em Moçambique, durante o período colonial, que se deu até por volta de 1975, os naturais do país eram proibidos de comemorar a data. Isso aconteceu devido ao caráter repressivo do Estado que era responsável por colonizar moçambique na época. No caso Portugal.

A implementação do refiado na Suécia foi um pouco mais tranquila. O país começou a comemorar o feriado a partir de 1890. No dia houve desfile em diversas cidades, na capital Estocolmo houve uma grande marcha, milhares de pessoas se encontraram para caminharem juntas em comemoração à conquista.


Na frança a data foi instituída em seu calendário como um feriado nacional  desde o ano de 1919. Nesta data o Estado francês diminuiu a jornada horaria dos trabalhadores para oito horas por dia.

Já no Brasil a data foi incorporada no calendário a partir do ano de 1925. O presidente em exercício na época era Arthur Bernardes. Porém foi a partir da Era Vargas (1930 a 1945) que o movimento dos trabalhadores começou a ganhar mais força. Antes disso todas as agremiações de trabalhadores não haviam conseguido grandes conquistas.Dia do Trabalho

A data era tão questionada que era comparada com movimentos anarquistas e comunistas. A propaganda gerada por Getúlio Vargas foi responsável por uma mudança de mentalidade, que por sua vez gerou uma enorme e significativa mudança nas atividades que eram realizadas pelos trabalhadores até aquela época. As manifestações que até então aconteciam de forma discreta e tímida, começou a ganhar cada vez mais força e importância. Característica importante do nosso país é que, o governo costuma anunciar o aumento do salario minimo justamente nesta data.

Fatos importantes em 1º de maio

O dia primeiro de maio parece que já nasceu predestinado a ser uma data quer marcaria grandes eventos.

Em 1500, Pero Vaz de Caminha anuncia para o rei de Portugal a descoberta de uma linda e enorme terra, hoje conhecida como Brasil. O grande feito da caravana foi comemorada em Portugal.

Em 1786, o grande trabalho de Mozart estréia em Viena, na Itália. A obra em questão era “Bodas de Fígaro”

Em 1808 é anunciada aqui no Brasil uma guerra entre duas casas, a família Bragança contra a família Napoleônica.

Em 1865 foi criada uma aliança entre três Estados, Brasil, Argentina e Uruguai. Com o objetivo de enfrentar o Estado paraguaio.

Em 1940 a lei que estabelece o salario minimo é anunciada no Brasil. Com isso o país foi dividido em regiões, que serviam como base para se calcular e fixar o salario minimo de cada região.

Frases do dia do trabalho

Existem alguns bordões ou frases que são bastante utilizadas nessa data, em faixas, cartazes. Enfim, são elas:

“Abençoadas são as mãos dos trabalhadores, responsáveis por fazer o motor da nossa nação em constante funcionamento! Feliz Dia do Trabalho!”

“Como já diz o conhecido ditado: “o trabalho dignifica o homem!” Feliz Dia do Trabalhador!”

“Não importa se é médico, advogado, empresário, faxineira ou porteiro. Todos os trabalhos são dignos e os trabalhadores devem ser respeitados e reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade! Feliz Dia do Trabalho!”

Pergunta dos leitores

O certo é dia do trabalho ou dia do trabalhador?

Não existe um termo mais correto ou mais errado, as duas expressões estão corretas. Porém o mais utilizado hoje em dia é o “Dia do Trabalhador”, visto que o ser humano é que é merecedor de todas as comemorações e festividades proporcionada pela data. Toda via, é bastante comum encontrarmos também “Dia do Trabalho”.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *