Demagogia – O que é? Demagogia na Política e de acordo com Aristóteles


Demagogia é uma palavra grega que significa “arte ou poder de conduzir o povo” a uma situação falsa. É dizer algo que não vai cumprir, com a intenção de obter vantagem dessa situação.

Não é fácil detectar a demagogia, já que se manifesta de forma comum, como se tudo estivesse bem. Desta forma, quando somos colocados perante um argumento demagogo, o discurso é tão convincente para a maioria que fica difícil argumentar contra.

Qual o significado de demagogia?

Quando a expressão foi originada, representava somente alguém que fosse capaz de conduzir o povo, os demagogos defendiam a democracia. Com o passar do tempo, a demagogia foi ganhando um sentido pejorativo, deixou de ser neutro para caracterizar novos líderes. A partir dai, foi criado o sentido usado hoje, que caracteriza uma pessoa que estimula e abre espaço para os medos e os preconceitos do povo. Também é um discurso que simula uma virtude, quando na verdade está repleto de objetivos escusos.

No sentido figurado, também é considerada uma prática dos que aparentam ter humildade ou honestidade, mas na realidade tem o intuito de obter algo em troca. Outra forma de praticar a demagogia é engrandecer a si próprio para atrair a admiração ou o reconhecimento dos outros.

Demagogia na política

Demagogia política

É usar uma oratória de forma apelativa para conquistar poderes políticos. É uma forma de atuação política em que  fica claro o interesse na manipulação da população, fazendo promessas que há pouca probabilidade de serem realizadas, nesta demagogia é vista apenas o interesse político. É caracterizada pela natureza imoral ou tirânica exercida em nome do povo, é uma ação que usa do apoio popular para satisfazer a conquista pessoal de poucos pelo poder. Pode ser considerada um abuso da democracia.


 

O discurso demagógico é dito durante a campanha eleitoral, fazendo uso da demagogia e outras poderosas técnicas de oratória. Essas irão conquistar e aliciar o eleitorado para votar no determinado candidato.

O demagogo está intimamente ligado com a política. Ele tem um plano estrategicamente calculado, que apela às emoções do povo, estimulando seus medos, vaidades e preconceitos, por meio da demagogia e das propagandas para conquistar o eleitorado. Normalmente, esses discursos são recheados de temas e ditos populistas.

Demagogia de acordo com Aristóteles

Aristóteles chamava de democracia o que hoje chamamos de demagogia. Pois, ele acreditava na corrupção profunda do governo popular de seu tempo. A democracia como conhecemos, era chamada de politia por ele.

Ele foi a primeira figura histórica que teria a usado para fazer referência à forma corrupta que levou o estabelecimento da República. Aristóteles estava certo de que os governantes faziam abusos de poder sobre as pessoas.

O filósofo afirma que a demagogia seria uma corrupção para a democracia, assim como a tirania seria como a corrupção da monarquia. Mesmo nesse contexto, a demagogia não era apontada como enganosa ou negativa. Aristóteles acreditava que mesmo um bom rei poderia se tornar um tirano, se a adulação dos seus súditos o fizesse pensar apenas em si e não no povo. Assim, se caísse na tirania, o rei faria seu uso, usaria estratégias para enganar a população, faria promessas que não seriam cumpridas. Pois, estaria pensando apenas no seu bem-estar.

Sinônimos

Prática de promessas que não podem ser cumpridas, hipocrisia discurso feito para dominar as facções populares. Também, animação das paixões populares com promessas irrealizáveis, ilusão, abuso da democracia, controle das paixões populares com vista ao poder político, política imoral, apelo a emoções e sentimentos para ter o apoio do povo, engano, prática de aparentar honestidade com segundas intenções.

Exemplos de demagogia

Demagogia exemplo

Não estou com paciência pra sua demagogia hoje.

A demagogia é praticada por aqueles que se engrandecem e esperam ter o reconhecimento dos outros.

Repulsa é o meu único sentimento em relação à demagogia.

A demagogia é formada pela manobra política que visa agradar as massas populares para conquistar o poder político.

Pergunta dos leitores

O que é o feminismo sem demagogia?

É uma forma de expressar o feminismo respeitando a luta das mulheres, sem desmerecer ou ter discursos que beneficiem apenas o interlocutor. Para criar uma comunidade e deixar ainda mais forte essa linha de pensamento, foi criada uma página no Facebook, chamada Feminismo sem Demagogia, que foca na disseminação da ideia do protagonismo das mulheres.

As feministas desta página se intitulam da esquerda revolucionária Marxista . Defendem a luta contra o machismo e contra a luta de classes, que segundo elas, é uma luta inseparável. Para defender a luta por igualdade de direito das mulheres, elas pedem apoio dos homens e mulheres, de todos, para compartilhar as ideias feministas puramente, sem segundas intenções ou desejos políticos que beneficiem a todos. Segundo esse grupo, elas não desejam tirar nada dos homens, apenas lutam por direitos iguais.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *