Condescendente – Significado, Sinônimos, Condescendência Criminosa

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Existem diversas palavras e expressões com significados bem fáceis e que poderiam, facilmente, ser utilizados no dia a dia das pessoas, porém, por falta de certo conhecimento ou dificuldade, elas acabando sendo utilizadas, somente, em casos específicos. Uma dessas palavras é a ‘ condescendente ’, que acaba sendo bastante utilizada em âmbito jurídico e de direito.

Hoje, nesse artigo, estaremos explicando e detalhando o significado dessa expressão e sua importante utilização na área jurídica, com forma de ‘condescendência criminosa’, tirando todas que dúvidas que você, caro leitor, possa ter.

Qual o significado de condescendente?

É quando algo ou alguém não consegue impor alguma coisa, possuindo atitudes e ações bem flexíveis, submissas e compreensivas, sendo tolerável a tudo.

A pessoa que age com condescendência irá, facilmente, ceder a opinião e desejos de segundos ou terceiros, sem prestar grande resistência.

A pessoa que é facilmente manipulada pelos outros por ser muito boa pode ser chamada de condescendente.

Condescendente pode ser utilizado tanto para o feminino como para o masculino, funcionamento igualmente para ambos os gêneros.

O que significa condescendente criminosa?

De acordo com o Código Penal, é quando alguém que faz parte de alguma área  da administração pública não denuncia ou toma alguma atitude sobre um subordinado que tenha feito uma infração, por algum tipo de flexibilidade.

Como exemplo, vamos pensar que você é o chefe de uma empresa pública, e um dos seus empregados está desviando dinheiro. Caso você não denuncie essa atitude, para proteger seu funcionário ou com segundas intenções, será enquadrada em caso de condescendência criminosa, pois estará lesando o Estado.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A pena para um condescendente criminosa é de 15 a 1 mês de detenção ou multa.

Sinônimos de condescendente

Existem diversos sinônimos possíveis para essa palabvra. Entre eles, podemos destacar: complacente, flexível, tolerante, permissivo, clemente, benevolente, benigno, bondoso, benévolo, caridoso, humanitário e paciente.

 

 

Antônimos de condescendente

Assim como os sinônimos, existem diversas palavras que podem ser utilizadas como antônimos de condescendente. As principais são: discordante, oposto, exigente, rigoroso, autoritário, inflexível, cruel, áspero, descondizente, discrepante, severo, malévolo, rígido, seco, duro, perverso, malvado e brutal.

Definição

Segundo o dicionário, a definição é:

adjetivo de dois gêneros

1. que condescende; indulgente, complacente, transigente.

2.que não impõe ordem, disciplina; tolerante, flexível.

3. pej. que não julga segundo as exigências do dever, da consciência, da honra etc.

4. pej. que tenta acentuar uma superioridade sua (real ou não), tratando de maneira paternalista outra pessoa; desdenhoso, arrogante.

Origem
ETIM lat. condescendens, entis, part.pres. de condescendĕre ‘condescender’

Pergunta dos leitores

Condescendente e crédulo tem o mesmo significado?

Apesar de em alguns momentos ambas as palavras podem ser utilizadas com o mesmo sentido, elas não possuem o mesmo significado. A pessoa condescendente cede facilmente para outra pessoa, já o aquele que é crédulo acredita muito fácil em alguém, com certa ingenuamente.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.