Citoplasma – Funções, Composição Química, Citoplasma Vegetal


Todos os seres vivos possuem citoplasma, que está presente nas células, tanto no ser humano quanto nas plantas. Estas células, animais e vegetais, diferem uma da outra estruturalmente, mas da mesma forma constituem o corpo.

As células tem um tamanho microscópico, são tão pequenas que só podem ser vista atrás de um microscópio. Ao longo dos anos, com o avanço tecnológico, os cientistas foram capazes de examinar os corpos vegetais e animais e, nessa análise, foram descobrindo as estruturas celulares. Basicamente, a célula é composta por três partes: membrana, citoplasma e núcleo.

A membrana é a camada que envolve a parte externa da célula, é responsável por controlar as trocas de substâncias entre ela e o meio. O citoplasma é onde existe uma solução gelatinosa, na qual vivem diversos tipos de organelas, responsáveis por diversas atividades, que veremos mais adiante. Por fim, o núcleo é a estrutura que coordena as atividades celulares e organiza o mecanismo de produção. Em seu interior existem os ácidos nucleicos, moléculas responsáveis pela organização do material genético.

No entanto, nem todas as células possuem núcleo organizado, que são as células procariontes. As células eucariontes possuem a estrutura citada acima, com núcleo organizado.

O que é citoplasma?

É a região da célula onde estão o núcleo e as organelas, além de outras estruturas. É composto pela substância fluida chamada citosol. Citoplasma é um espaço dentro da célula, localizado entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos seres procariontes o É toda a área intracelular. Nas células procariontes, o citoplasma não tem organelas membranosas. Já nas células eucariontes, é marcado por um complexo sistema de membranas, que se deve a presença de organelas. Em geral, o citoplasma é tudo o que existe na célula, exceto a membrana plasmática e o núcleo.

O que significa a palavra citoplasma?

A palavra foi cunhada por Rudolf von Kölliker em 1862. Tem orgiem grega, vem dos termos kytos, que significa célula e plassos, que é o molde, aquilo que dá forma. Sendo assim,  significa aquilo que molda a célula.


Funções do citoplasma

No citoplasma é onde acontecem a maioria das atividades celulares, principalmente relacionadas às organelas. Uma das reações mais importantes é a síntese proteica e respiração celular. Ele tem um importante papel estrutural, pois auxilia na forma e consistência das células, é o local que armazena substâncias essenciais.

Além disso, ele serve como ambiente adequado para reações bioquímicas e metabólicas vitais, também promove a troca de substâncias na célula e possibilita o movimento celular. No citoplasma ficam localizadas as mitocôndrias e o citoesqueleto.

Composição química

A maior parte do citoplasma é composta por água, que é um líquinho chamado citosol, que ocupa cerca de 70% do espaço da célula. O restante do citosol é formado por moléculas orgânicas, como enzimas e proteínas, além de lipídios e polissacarídios. As enzimas possuem uma função essencial como catalizadora de reações que ocorrem no citosol. Em sua composição estão íons e substâncias essenciais à síntese de moléculas orgânicas, como sais, carboidratos, enzimas e proteínas, é no citosol onde estão os ribossomos, o cito esqueleto, as inclusões citoplasmáticas e as organelas membranosas: lisossomos, vaúolos, cloroplastos, mitocôndrias, retículo endoplasmático liso e rugoso, peroxissomos, vacúolos e complexo de golgi.

Citoplasma vegetal

Apesar de todas as células possuírem citoplasma, as características biológicas podem diferir dependendo do grupo que pertencem. Por exemplo, nas células animais, o citoplasma ocupa a maior parte da célula, mas nas células vegetais, ele ocupa um volume menor devido aos vacúolos, que podem ter grande volume.

Os vacúolos guardam algumas substâncias como moléculas orgânicas, água, e substâncias residuais. Em uma célula vegetal adulta, existem o vacúolo central e o núcleo deslocado para as margens dessa célula.O citoplasma de uma célula vegetal tem diversos orgânulos e também é preenchido pelo citosol. Citoplasma e citosol

No citoplasma, ainda existem orgânulos específicos dos vegetais, como os cloroplastos, que são responsáveis pela fotossíntese e pela coloração verde.

Citoplasma e organelas

O citoplasma é o lugar que acontece a produção proteica para uso da própropria célula. Para que isso aconteça, são necessárias as organelas, que fazem parte do citoplasma. Algumas delas são: mitocôndria, ribossomo, citoesqueleto, lisossomo e complexo de golgi. Lembrando que apenas as células eucariontes possuem organelas. Abaixo, falaremos um pouco sobre cada uma das organelas, presentes no citoplasma.

As mitocôndrias são organelas que produzem energia (ATP) por meio de processos metabólicos. Essas estruturas existem em todas as células, incluindo animais, plantas e fungo. As mitocôndrias, que ficam no citoplasma, possuem material genético próprio e fazem a respiração celular.

Os ribossomos fazem a síntese de proteínas e são formados a partir do RNA ribossômico. Existem ribossomos ligados e ribossomos livres, neste ocorrem a produção das proteínas que operam no citosol.

O citoesqueleto é responsável por manter o formato da célula, por meio de microfilamentos proteicos que resistem à compressão.

Os lisossomos fazem parte da digestão de substâncias orgânicas, são sacos membranosos que tem enzimas hidrolíticas. Essas enzimas são o complexo de Golgi. Nas células animais, o lisossomo é usado para digerir macromoléculas.

O complexo de Golgi realiza a secreção celular, é onde as vesículas sofrem modificações e são enviadas para seus destinos, sendo eles dentro ou fora das células.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *