Chernobyl – Causas e Consequências do Desastre, Curiosidades

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Alguns acontecimentos marcaram a história mundial, seja por sua amplitude, pro sua magnitude ou pelas consequências que deixaram, como é o caso do acidente nuclear de Chernobyl

Então, para saber um pouco mais sobre esse acidente, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá?!

O desastre de Chernobyl

O desastre de Chernobyl foi um acidente nuclear, considerado uma catástrofe, que aconteceu no dia 26 de abril do ano de 1989 na central da Usina Nuclear de Chernobyl, na então República Socialista Soviética da Ucrânia.

Esse acidente é considerado um dos piores acidentes nucleares de toda a história mundial no que diz respeito a quantidade de mortes e custos decorrentes. Isso sem falar que o desastre de Chernobyl foi o único no mundo a ser classificado como nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que é a classificação máxima.

Causas do acidente

Existem duas teorias oficiais a respeito desse acontecimento mas ambas são um tanto contraditórias, porém é tudo o que se tem até hoje.

A primeira teoria foi publicada em agosto do ano do acidente, atribuindo a culpa apenas à operadora da usina enquanto a segunda teoria, que só foi publicada no ano de 1991, afirmava que o acidente aconteceu por causa de defeitos no reator RBMK, em sua haste de controle.

Essas duas teorias foram amplamente apoiadas por variados grupos, incluindo os projetistas desses reatores, o governo e o pessoal da própria usina.

Já outros especialistas afirmam que nenhuma das duas teorias está completamente correta e o que acontecer, na verdade, foi um pouco de cada uma, ou seja, uma grande possibilidade de defeito no reator somado ao erro humano.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

No entanto, um fato extremamente importante é que o engenheiro chefe, responsável pelos testes do reator 3 e 4, Anatoly fez um teste de diminuição da potência, mesmo sabendo que o reator era perigoso em tais condições e contrariando alguns parâmetros de segurança presentes nos manuais, o que ocasionou o desastre.

Além disso, vale lembrar que a gerência responsável ela operação do reator tinha grande parte do seu pessoal sem qualificação adequada, e que os operadores acabaram desligando diversos sistemas de proteção desse reator, o que era algo proibido pelos técnicos, a não ser que algum deles apresentasse mau funcionamento.

De acordo com o relatório que foi emitido em 1986 pela Comissão do Governo, cerca de 204 hastes de controle do núcleo do reator haviam sido removidas em um total de 2011 sendo que o manual proibia o funcionamento do reator com menos de 15 hastes.

Consequência do acidente nuclear de Chernobyl

As consequências do acidente nuclear de Chernobyl são catastróficas visto que o vazamento de material radioativo aconteceu por no mínimo 10 dias.

Os materiais que vazaram que são considerados os mais perigosos para exposição foram o gás xénon, Iodo-131 e Césio-137. Esses correspondem a apenas 5% do total de material radioativo, que é estimado em 192 toneladas.

As partículas radioativas que vazaram chegaram até a Europa Oriental e à Escandinávia, levadas pelo vento. A equipe de controle e os bombeiros tiveram uma exposição intensa, visto que foram os primeiros a chegar ao local.

Dentre as 28 pessoas mortas nos primeiros dias após o acidente, 6 eram bombeiros. O trabalho de contenção e controle durou de 1986 a 1987, envolvendo mais de 20 mil pessoas que se expuseram a diferentes quantidades de radiação.

Consequências à saúde

Foram registrados diversos problemas de saúde em decorrência do acidente de Chernobyl. Entre 1990 e 1991 a AIEA avaliou áreas contaminadas e identificou mais de 4 mil casos de câncer na tireoide, bem como outros casos de leucemia e outros tipos de câncer agressivo a longo prazo. Há também problemas circulatórios e de catarata.

Os pesquisadores ainda encontraram alguns casos relativos à estados mentais alterados por causa do trauma do acidente.

Atualmente existe um grupo de acompanhamento para os indivíduos que eram crianças e adolescentes na época para a prevenção do câncer. Muitos já fizeram cirurgia para câncer na tireoide.

Consequências ambientais

Logo após o acidente, muitos países deixaram de importar produtos do local. Até hoje não se aconselha consumir qualquer alimento que tenha origem naquele território.

A natureza também sofreu impacto direto som a radiação. Vários animais apresentam mutações genéticas, tais como roedores, lobos e também bovinos e gatos.

As plantas que nascem por lá também são radioativas até em suas sementes e sua aparência já se modificou.

Chernobyl atualmente

Atualmente apenas 3 mil pessoas em autorização especial para viver na cidade e o local virou atração turística desde 2011. A cidade que abrigava os trabalhadores da usina é considerada fantasma. Ela foi engolida pela natureza e ainda apresenta índices muito altos de radiação.

Tempo necessário para o repopulamento

O fato é que muito pouco ou nada foi feito nos últimos anos para mitigar ou acabar com as consequências causadas pela catástrofe. Sendo que, o reator foi encerrado às pressas em seguida do acidente.

O que acontece é que em Chernobyl o tempo não está melhorando nada. Ela ainda será perigosa por alguns milhares de anos visto que somente o plutônio apresenta uma meia vida de 24 mil anos.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Curiosidades de Chernobyl

Existe uma série de curiosidades que muitas pessoas não sabem sobre Chernobyl, tal como:

  • É o maior acidente do mundo provocado pelo homem
  • Cerca de 800 mil pessoas estivem envolvidas na contenção do problema e se expuseram à radiação. Sendo que, 25 mil morreram e 70 mil apresentaram graves sequelas.
  • Dessas 25 mil, 20% cometeu suicídio.
  • Planejam usar a região acerca do acidente para estudar o lixo radioativo e sua interferência na natureza.
  • A floresta da região deixou de ter a cor verde e passou a ter um tom avermelhado.
  • A saúde psicológica e físicas das pessoas afetadas é considerado o maior problema de saúde pública do mundo.
  • 70% do território da Bielorrússia foi contaminado pelo acidente.
  • Gestantes que estavam na região afetada pelo acidente foram aconselhadas a praticar o aborto.
  • 97% de todo o material radioativo ainda continua no local, isso é cerca de 200 toneladas.

Fotos de Chernobyl

Chernobyl antes e depoisChernobyl pé de elefanteChernobyl hoje em diaChernobyl resumo

 

Pronto, agora você já sabe um pouco mais do que foi o acidente de Chernobyl. Sabe também suas sérias consequências e algumas curiosidades sobre o assunto!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.