Che Guevara – Biografia, Ideias Socialistas, Crimes Cometidos


A história mundial é marcada por uma série de personagens da vida real e seus feitos, que muitas vezes mudam o curso dos acontecimentos. Tal como Che Guevara, que foi um importante líder revolucionário, embora muito polêmico.

Então, quer saber um pouco mais sobre a história desse homem? Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Quem foi Che Guevara?

Che Guevara, que se chama Ernesto Guevara de La Serna, era um revolucionário socialista que ficou muito famoso no século XX. Foi referencia para muitas pessoas e é até os dias de hoje.

Ele era argentino, nascido na cidade de Rosário no dia 4 de junho de 1928. Faleceu no dia 9 de outubro de 1967 na Bolívia.

Biografia de Che Guevara

Com uma boa biblioteca particular, a família sempre incentivou em Ernesto o hábito da leitura. Foi na adolescência que ele passou a ler e se interessar pela literatura socialista, lendo Engels, Marx, Lênin e outros.

Aos 14 anos Che decidiu trabalhar, visto que os negócios da sua família não iam tão bem. Conseguiu um emprego na Câmara da cidade de Córdoba, que era próxima, mas sem largar os estudos.


Já no ano de 1946 a família de Che Guevara decide mudar-se para a cidade de Bogotá, que fica na Colômbia. É então que ele dá início a universidade, fazendo o seu curso de medicina. Foi nesta mesma época que ele também começou a trabalhar em uma tipografia e a fazer trabalho voluntário em uma instituição de pesquisas sexuais.

Che Guevara biografia

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim começaram a surgir os movimentos estudantis. Esses eram contra o governo populista do argentino.

Já em 1953, se formando em medicina, Che Guevara passou a dedicar seu tempo e suas intenções para a política, fazendo viagem por diversos países latinos. Tais como, Peru, Bolívia, Colômbia, Panamá, Equador, El Salvador, Costa Rica e Guatemala.

Foi no ano seguinte, em 1954 que Che Guevara entrou para a guerrilha, quando conheceu Raúl Castro e seu irmão, Fidel Castro, no México. Entrou para um grupo revolucionário que tinha suas instalações na Sierra Maestra, no ano de 1957.

Em 1959 se implantou em Cuba o socialismo, graças as vitorias dos revolucionários. Che se tornou um membro do governo Cubano do líder Fidel Castro, assumindo o cargo de embaixador.

Fama no mundo inteiro

Por seus inúmeros feitos e conquistas, a popularidade de Che Guevara foi muito além de Cuba ou dos países em que viveu o mundo inteiro por suas ideias e ideais.

Atualmente, os seus diários de guerrilha e juventude são considerados como Patrimônio Mundial da Unesco. Foram incluídos em um projeto chamado Registro Memória do Registro Mundial, que resguarda documentos e coleções do mundo inteiro.

As ideias socialistas de Che Guevara

O socialismo nada mais é do que uma doutrina econômica e política que traz a ideia de transformação social através de uma melhor distribuição das propriedades e riquezas. Tem como objetivo diminuir as diferenças entre os pobres e ricos.

Esse era o principal intuito de Che Guevara que queria dar mais condições aos povos que se encontravam mais à margem da sociedade, com menos condições e mais miséria.

Crimes e assassinatos cometidos

Certa vez Che teve a suspeita de que um camponês estava praticando traição contra o seu grupo de Sierra Maestra. Tempos depois foram encontrados registros em seus diários no qual ele afirmava ter dado um tiro no crânio do camponês com a sua pistola de calibre 32.

Além disso, ele ainda mandou matar um garoto de 15 anos. O garoto foi acusado de grafitar paredes com mensagens e conteúdo que iam contra Fidel Castro. Quando a mãe foi pedir pela vida do menino ele ordenou que fosse realizada uma execução imediata, não ouvindo os clamores da mulher.

Para muitos estudiosos esse tipo de atitude de Che Guevara serve para demonstrar como deve ser sido a sua atuação no julgamento de presos políticos. Pode-se somar mais algumas mortes desconhecidas na sua conta.

A morte de Che Guevara

Saindo do porto mexicano, Che estava em um iate com capacidade para 20 passageiros. Ele estava transportando o total de 82 guerrilheiros na madrugada do dia 25 de novembro de 1956.

A missão de Che nessa jornada era atender aos possíveis feridos quando desembarcassem em Cuba.

No momento do desembarque houve um grande embate, deixando apenas 12 sobreviventes, incluindo Che Guevara e os irmãos Castro. Apoiados pelos camponeses, passaram a atuar somente da Sierra Maestra, entrando em 1959 na cidade e Havana à frente das tropas vitoriosas.

Dentro do Governo de Fidel, Che Guevara executou diversos cargos com o objetivo de estender a revolução para outros países. No entanto, o exército boliviano capturou e matou o famoso guerrilheiro em La Higuera, próximo de Vallegrande no dia 9 de outubro de 1967.

Como forma de comprovar a sua execução, as mãos de Che foram amputadas e levadas aos Estados Unidos, provando a sua identidade. Por outro lado, os seus restos mortais só foram encontrados em 1997 em uma vala, juntamente com diversos outros guerrilheiros.

Frases de Che Guevara

Assim como qualquer figura que marca a história, algumas frases de Che ficaram amplamente conhecidas, tais como:

  • “Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura.”
  • “O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”
  • “A revolução acontece através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário.”
  • “A argila principal de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber ideias para moldar o futuro.”

Perguntas dos leitores

Che Guevara era homofóbico?

Esse é um tema ainda bastante controverso. Mas, muitos historiadores e estudiosos afirmam que Che Guevara realmente tinha aversão a homossexuais e também a negros.

Che Guevara era um comandante de guerra?

Che Guevara foi um guerrilheiro que tinha obsessão por violência. Fez uso de muitos métodos polêmicos durante sua trajetória a fim de chegar aos seus objetivos. Foi um grande influenciador e ícone cultural, chegando a ser venerado como santo em alguns lugares.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Che Guevara, sua história, como atuava e seus ideais.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *