Biologia – Origem, Teoria da Evolução, Divisões Interdisciplinares da biologia

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A Biologia é a ciência que estuda a vida em todos os seus sentidos. Estuda a anatomia (que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos que os constituem, a aparência e posição das várias partes, as substâncias de que são feitos, a sua localização e a sua relação com outras partes do corpo). E também a fisiologia (que estuda o funcionamento do organismo) até seu processo evolutivo e interações ecológicas.

Afinal, o que é a biologia?

Biologia é a ciência que estuda a vida, desde o seu surgimento, composição e normas até a sua história evolutiva. A biologia também é responsável por estudar os aspectos comportamentais e a relação com outros organismos e com o ambiente.

De modo, que a Biologia tem como intuito, estudar os seres vivos amplamente. Os organismos diferenciam-se dos demais por serem formados, praticamente, de moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Também por mostrarem constituição celular, necessidade de se nutrirem, capacidade reprodutiva e de atuação a estímulos.

Origem da biologia

A história da Biologia começa na pré-história, exatamente no momento em que o homem passou a enxergar e perceber no seu dia a dia que as plantas tinham uma determinada época do ano para se desenvolverem. Identificaram quais plantas eram venenosas e quais não eram, assim como quais frutos deviam ser consumidos e os que não podiam.

Exatamente nesse período o homem já aprendeu muito sobre a biologia. A palavra vem do grego, formado pelas palavras “bios”, que significa “vida” e “logos”, que significa “estudo”. Portanto, o seu significado é “estudo da vida”.

Desde a antiguidade, Ciências Biológicaso homem já observava e queria entender mais sobre as formas de vida. Pois, sabiam que associados a elas poderiam viver melhor. Aristóteles foi o primeiro a observar e estudar as mais diversas origens da vida. Ele descobriu muitas coisas que ajudaram em pesquisas durante vários séculos.

O naturalista classificou os animais “com sangue” e “sem sangue”. Percebeu a presença de órgãos idênticos e diferentes e observou a adaptação evolutiva dos animais e vegetais. Porém na Idade Média, Alberto Magno relatou em documentos sobre observações de plantas e animais. No século XIV, vários cientistas começaram a fazer análises em cadáveres humanos, fazendo com que a anatomia progredisse de forma considerável.

Com a descoberta do microscópio por Antony van Leeuwenhoek, em 1650, cientistas e estudiosos puderam aprofundar ainda mais os seus estudos na biologia. Em 1809, Lamarck publicou um livro sobre a evolução das espécies. Em seguida, Charles Darwin também publicou um livro sobre a origem das espécies.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Em 1866, Gregor Johan Mendel, através de testes com ervilhas, descobriu a hereditariedade, onde se tornou o pai da genética. A biologia é uma ciência muito rica, e será sempre alvo de dúvidas e descobertas constantemente.

Divisões interdisciplinares da biologia

A biologia pode ser dividida didaticamente em várias outras áreas, onde cada divisão é responsável por um determinado estudo biológico. Confira abaixo as divisões interdisciplinares da biologia.

Biofísica: Ciência que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia.

Bioquímica: Ciência e tecnologia que estuda e aplica a química da vida e os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

Bioclimatologia: Estuda os efeitos do clima e dos fatores ambientais sobre os organismos vivos.

Bioengenharia: É a aplicação dos princípios de biologia e da engenharia ao processamento de materiais, através de agentes biológicos, para prover bens e assegurar serviços

Biogeografia: Estuda a distribuição das espécies e ecossistemas no espaço geográfico e através do tempo geológico.

Bioinformática: Tecnologia aplicada à investigação e modelização de dados alcançados em pesquisas biológicas.

Biomedicina: Intermédio entre biologia e medicina.

Psicobiologia: Estudo das funções e atividades psíquicas e comportamentais em suas relações com processos biológicos.

Biomatemática:  É um campo interdisciplinar de estudo acadêmico que visa modelar processos naturais, biológicos usando técnicas e ferramentas matemáticas.

Biônica: Aplicação de conhecimentos da biologia na solução de problemas de engenharia.

Biotecnologia: É a tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.

Bioética:  É o estudo entre Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Filosofia e Direito que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e ambiental.

Geobiologia:  Estuda a evolução biológica em associação com a evolução da Terra.

Neurobiologia: Estuda as células do sistema nervoso e da organização dessas células dentro de circuitos funcionais que processam a informação e dividem o comportamento.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Outros Tipos:

Etnobiologia: Estuda as interações de relacionamentos entre pessoas e seus grupos culturais, biota, e o meio ambiente, desde o passado distante até o presente imediato.

Paleontologia: Ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis.

Biocronologia: Responsável pelo estudo da flora e da fauna características de cada um dos períodos geológicos.

Paleobiologia: Estuda todos os aspectos da Biologia dos organismos do passado geológico com base na informação contida nos fósseis.

Tafonomia: Estudo de organismos em decomposição ao longo do tempo e como se fossilizaram, caso tenha ocorrido.

 

A teoria da evolução

Sabe-se que a princípio, não existiam seres vivos possuidores de coluna vertebral, onde antes do surgimento dos primeiros vertebrados, milhões de anos se passaram na história da evolução. Os primeiros que surgiram tinham a forma de peixe, onde somente após milhões de anos que os primeiros anfíbios passaram a existir, logo em seguida, vieram os répteis, pássaros e mamíferos.

Biologia Total

Para o acontecimento de todo esse processo, aconteceram várias explicações, onde a mais conhecida foi desenvolvida pelo naturalista Charles Darwin, sendo a teoria da evolução, no qual ele se fez notar quando observou que não existem duas plantas ou dois animais que sejam exatamente iguais.

A teoria da evolução relata que as diferenças das plantas e animais são positivas para o ganho de mais alimento. Esse fato que possibilita uma melhor formação e um tempo de vida mais prolongado. Com isso, essas alterações passaram de geração para geração e foram fundamentais para o desenvolvimento dos seres vivos. Após vários anos, a aparência de animais e plantas ficaram diferentes do que era.

Os que se desenvolveram melhor, foram exatamente os que tiveram a chance de se ajustar as várias mudanças que ocorreram em nosso planeta. Claro que citar somente uma teoria não justifique a evolução do munto. Porém, a teoria da evolução de Darwin é aceita até hoje.

Estrutura da vida

A biologia molecular ocupa essencialmente das interações entre os vários sistemas celulares. Inclui a ligação entre DNA, RNA e a síntese proteica, e de como estas interações (estrutura da vida) são reguladas.

A genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação entre organismos. A informação genética geralmente está na estrutura química de cada uma das moléculas de DNA. Esses genes se agrupam com a informação necessária para a síntese de proteínas, que desempenha papel fundamental na determinação do fenótipo do organismo.

A biologia na nossa vida

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos abrangendo o funcionamento dos organismos vivos. Abrange desde a escala molecular e subcelular até o nível populacional, assim como a interação da vida com seu ambiente físico-químico.

A biologia é essencial para a nossa vida. Pois, ela está presente em tudo no nosso cotidiano, influenciando a nossa vida e a sociedade. O entendimento dela se torna fundamental, pois através destes conhecimentos poderemos preservar o meio ambiente, entender o funcionamento dos processos biológicos, conhecer a nossa história.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.