Bandeira da Alemanha – Origem e História, Bandeira Atual e do Nazismo

A bandeira da Alemanha possui três faixas horizontais iguais mostrando as cores nacionais da Alemanha. Elas são: preto, vermelho e amarelo.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

As cores simbolizam a democracia republicana formada após a Primeira Guerra e significam a unidade e liberdade alemã.

Como é a bandeira da Alemanha

A Bandeira da Alemanha é o símbolo de representação máxima da nação alemã diante dos outros países do mundo. A Bandeira atual da Alemanha se tornou um símbolo no fim da Primeira Guerra Mundial, quando ocorreu a abertura da República de Weimar em 1919.

As cores que estão compostas por três faixas horizontais, do mesmo tamanho. Foram definidas como preta, vermelha e amarela pelo artigo 22 da Lei Fundamental alemã. A cor preta está o topo, seguida pela vermelha no meio e a amarela na parte inferior da bandeira. A dimensão da bandeira é de três metros de altura e cinco metros de largura.

Significado das cores da bandeira da Alemanha

As cores da bandeira da Alemanha expressam a democracia que se iniciou no país após a Segunda Guerra Mundial. Representa também a liberdade do país e de seus habitantes.

Diferente de grande parte dos países, onde cada cor representa algo em específico, as cores da Alemanha devem ser interpretadas em conjunto. As cores oficiais são: Preto, vermelho e amarelo.

A Bandeira da Alemanha nem sempre teve as cores preta, vermelha e amarela. Após a Guerra Austro-Prussiana em 1866, a Confederação da Alemanha do Norte dominada pela Prússia aderiu uma tricolor preta, branca e vermelha como sua bandeira.

Em seguida essa bandeira se tornou a bandeira do Império Alemão, seguindo a unificação da Alemanha em 1871, e foi usada até 1918. Depois a preta, branca e vermelha foram reintroduzidas como cores nacionais com o estabelecimento da Alemanha Nazista em 1933.

Hoje as cores modernas da bandeira estão aliadas com a democracia republicana formada após a Segunda Guerra Mundial. Formam a unidade e liberdade do país, que não significa somente a liberdade da Alemanha, mas sim a liberdade pessoal do povo alemão.

Variantes da bandeira

  • Kriegsflagge (1848-1867).
  • Kaiserliche Kriegsflagge (1903-1918).
  • Reichskriegsflagge (1933-1935).

Significado da bandeira da Alemanha nazista

A bandeira da Alemanha nazista conta com um fundo vermelho inserido a uma suástica negra em um alvo circular.

A bandeira nazista foi usada como estandarte pelo Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, logo após Adolf Hitler vencer a eleição. Se tornando bandeira co-oficial em Março de 1933 em conjunto com a bandeira do antigo Império Alemão.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

A bandeira nazista foi projetada por Hitler, como propaganda do nazismo, onde a cor vermelha significa o social, a cor branca o pensamento nacional do movimento e a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo.

Origem e Historia da bandeira da Alemanha

Existem duas teorias sobre a origem da representação tricolor. A primeira diz que ela foi inspirada nas cores do Sacro-Império Romano Germânico (962-1806), onde seu símbolo era de uma águia preta, que tinha duas cabeças, com bicos e patas vermelhas, onde na frente tinha um fundo amarelo.

A segunda teoria da bandeira da Alemanha, é que as cores foram inspiradas nos uniformes de soldados que foram liderados pelo major Lützower, que enfrentaram Napoleão Bonaparte.

Independente de qual teoria é a correta, o fato é que o modelo tricolor foi adotado em 10 de Marços de 1848, pela Confederação Germânica que pretendia unificar os estados que pertenciam ao Sacro-Império.

Em 1871, após o fim da Confederação Germânica, um novo modelo foi adotado de modo a fortalecer a Prússia no domínio da Alemanha setentrional, onde o modelo adotado foi das cores vermelha, preta e branca.

Porém no ano de 1919, a República de Weimar trouxe de volta o modelo antigo, preto, vermelho e amarelo. Porém, os monarquistas ainda desejavam o modelo antigo.

No ano de 1926 o modelo imperial começa a ser usado em delegações estrangeiras. Com isso passa a voltar a ser a bandeira oficial entre 1933 e 1935, a desejo de Hitler.

No final de 1935, os nazistas estreavam a nova bandeira da Alemanha, a que continham as cores imperiais: a suástica, em preto, sobre um circulo branco vermelho. Após a derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial, que aconteceu em 1945 e com a queda do Terceiro Reich, os símbolos antigos nazistas foram proibidos.

Durante os 4 anos, nos quais o país foi ocupado pelos Aliados, os navios alemães usavam uma bandeira em forma de C. Ela tinha o significado de Charlie, com listras azuis e brancas, e no meio, uma vermelha.

Bandeira Atual

Para as repúblicas do pós-guerra, a bandeira alemã foi resgatada ao modelo clássico, bandeira essa utilizada até hoje. No ano de 1959, o lado socialista queria diferenciar a Alemanha Ocidental e por isso inseriu á sua bandeira o símbolo da RDA.

Essa diferença ficou até a queda do Muro de Berlim, onde os lados novamente foram unidos. O velho modelo que representava a unificação e liberdade germânica voltou a ser usado.

Fotos da bandeira da AlemanhaBandeira da Germania do Leste

Bandeira Confederação Germânica

Nazismo

 

 

 

 

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *