Atrás – Significado, Diferença entre Atrás e Atraz, Exemplos


Existem palavras na Língua Portuguesa que possuem o mesmo som quando faladas, mas são escritas de forma diferente, elas são conhecidas como homófonas. Duas palavrinhas que confundem bastante são trás e traz. Por isso a palavra atrás deixa dúvidas de como ser escrita. Na língua falada não tem como saber qual dos termos está sendo utilizado, mas compreendemos o significado perfeitamente. Para entender melhor a grafia e como utilizar essas palavras, seguem algumas dicas.

Atrás ou atraz, qual é o certo?

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, o jeito certo de escrever a palavra é com s no final, sendo errado escrever atraz.

Ao se referir ao advérbio de lugar, indica que algo está em uma posição anterior ou em um tempo passado, o correto é escrever atrás. Essa confusão se dá pelo verbo trazer, que na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo é escrito como “traz“. Trás e traz são palavras homófonas, causando essa confusão na escrita.

Portanto, o correto é escrever atrás.

O que significa atrás?

No sentido literal, denotativo, é um advérbio de lugar que aponta que algo ou alguém está numa posição inferior ou anterior. Também pode se referir a algo que aconteceu no passado, que já passou. Tudo que está atrás de um ponto, significa que está localizado na parte anterior, traseira do local.

No sentido conotativo, figurado, esse advérbio pode apresentar outros significados. Por exemplo, na frase “ele estava correndo atrás de mim” pode ser que a pessoa estivesse literalmente correndo em uma posição anterior a outra, ou que estava procurando o indivíduo. Ainda existe um sentido de interesse romântico em questão.


Na expressão “com a pulga atrás da orelha” quer dizer que a pessoa está desconfiada de alguma coisa, algo a incomoda.

Sua origem

Na época do Império Romano, o advério era usado no latim antigo como “trans”. Depois, a palavra evoluiu para o latim, “vultar” e futuramente para o nosso idioma português, “atrás”. Esse advérbio deve sempre ser acompanhado de preposição.

Traz: do verbo trazer

A dúvida na escrita da palavra, traz. “traz” é a forma conjugada do verbo trazer na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.

O verbo trazer tem muitos significados, mas principalmente se refere a ação de transportar ou encaminhar algo. Também pode significar oferecer, conduzir ou ocasionar.

Exemplos:

  • Dinheiro não traz felicidade!
  • Ela traz muitos livros na mochila.
  • O jornal sempre traz más notícias.

    Exemplos

  • A rosa está atrás do homem.

Atrás significado

    • O bebê está atrás da mãe.

    Atrás sinônimo

Sinônimos

Após, depois, detrás, anteriormente, no encalço, na perseguição, na retaguarda. Localizado na parte anterior de, na parte posterior de, na parte de trás, às costas, antes. Que vem depois, de maneira anterior, antes de, num tempo passado.

Antônimos

Adiante, sem seguida, abaixo, primeiramente, na frente, na dianteira, na vanguarda, futuramente, sucessivamente, avante, arriba, diante.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *