Aristóteles – Biografia, Filosofia, Obras e Frases

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Aristóteles era um Filósofo grego, cujo o seu nascimento ocorreu em 384 a.C e faleceu em 322 a.C. aos 62 anos de idade.

Com os seus pensamentos filosóficos e ideais sobre a humanidade, Aristóteles contribui de forma significativa para a educação e o pensamento ocidental contemporâneo. As suas obras também influenciaram a teologia medieval da cristandade, o tornando criador do pensamento lógico.

Quem foi Aristóteles?

Foi um filósofo grego do século V a.C, discípulo de Platão e preceptor de Alexandre Magno, onde o seu trabalho se estende por todas as áreas da filosofia e ciência, sendo ainda o autor do primeiro sistema abrangente de filosofia ocidental.

Biografia de Aristóteles

  • Aristóteles (384 a.C.– 322 a.C.) foi um importante filósofo grego. Elaborou um sistema filosófico que englobou todos os assuntos existentes, como a física, botânica, geometria, medicina, metafísica, poesia, botânica, psicologia, zoologia, matemática, ética, astronomia e lógica.
  • Ele nasceu na antiga cidade de Estágira, na Macedônia, Grécia. Filho do médico Nicômaco, recebeu sólida formação em Ciências Naturais. Aos 17 anos foi para Atenas estudar na Academia de Platão, a quem virou discípulo.
    Aristóteles teve diversas desavenças com o seu mestre Platão, porém o respeito era predominante, tanto que rapidamente se tornou o discípulo preferido de Platão.
  • Quando Platão morreu em 347 a.C, Aristóteles já estava há 20 anos na Academia de Platão, onde esperava ser o seu substituto, porém foi recusado por ser estrangeiro. Triste, deixou Atenas e foi para a Ásia Menor, onde se tornou conselheiro de estado do filósofo e político Hermias.
  • Aristóteles foi casado com Pítia, filha adotiva de Hermias, porém também entrou em conflito com a sede de riqueza de seu amigo e sogro. Após a invasão dos persas na Ásia Menor, ele novamente ficou sem pátria.
    Em 335, de volta para a Macedônia, Aristóteles abriu a sua própria escola, chamada Liceu, onde oferecia cursos técnicos e ministrava aulas gratuitas para o povo em geral.
  • Aristóteles ensinou a todos os que vieram depois dele a pensar com objetividade. Ensinou ao mundo como observar corretamente, sendo o mestre da moral, ensinando que é possível amar e odiar de forma racional.
  • Aristóteles filosofiaEle ensinou governantes a governar com justiça e foi o primeiro a despertar interesse em escrever com eficiência.
    Após a morte do rei da Macedônia, Alexandre Magno, surgiu em Atenas uma grande explosão de ódio contra todos os admiradores e amigos do rei e como Aristóteles era um dos melhores amigos de Alexandre, ele quase foi preso, porém conseguiu escapar.

Morte

  • Aristóteles ficou muito chateado com a ingratidão dos atenienses, em pouco tempo em seu exílio, cada vez mais solitário, decidiu se matar bebendo, assim como Sócrates, uma taça de cicuta (planta venenosa).
  • Ele morreu em Cálcia, na Eubéia e em seu testamento deixou proposto a libertação de seus escravos, sendo essa talvez, a primeira carta de alforria da história escravocrata.

Seus estudos

Aristóteles e Platão entravam em atrito. Pois, para o mestre, era possível passar do mundo sensível para o mundo inteligível, admitindo que os dois mundos tivessem relações internas, em comum.

Porém, se isso fosse verdadeiro, os dois mundos têm intersecções. E nesse caso, não se trata de dois mundos, caindo por terra à teoria de Platão. A partir disso, o discípulo de Platão cria um novo ponto de partida.

Aristóteles conceitua que os indivíduos possuem duas substâncias indissociáveis, a matéria (hyle) que é a marca da particularidade. E a forma (eidos) que é o princípio que determina a matéria e lhe possibilita uma essência, uma universalidade.

Com isso todos os indivíduos de uma mesma espécie teriam a mesma forma. Mas, seriam diferenciados do ponto de vista da matéria, pois se trata de seres diferentes.

Outro estudo de Aristóteles é que todo o conhecimento tem a ver com os sentidos. Portanto, não nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Ele também instituiu a técnica techné, que significa o porquê das coisas, o que nos dá a possibilidade de ensinar. Outro estudo dele é a episteme, que é a ciência que trata do conhecimento real em seu sentido mais abstrato e genérico. Sendo um saber gratuito, que satisfaz a curiosidade natural do ser humano, o seu desejo de conhecer, sem objetivos imediatos.

Frases de Aristóteles

Algumas frases de Aristóteles são emblemáticas e muito conhecidas, como:

“O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos”.

“Um bom começo é a metade”.

“O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto é possível apenas de um modo”.

“Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco”.

“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.

 “O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre.”

“O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência.”

“O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer.”

Obras em sua vida

As obras de Aristóteles são divididas em quatro grupos:

Lógica: “Sobre a Interpretação”, “Categorias”, “Analíticos”, “Tópicos”, “Elencos Sofísticos” e os 14 livros da “Metafísica”, que Aristóteles denominava “Prima Filosofia”. Esse conjunto de obras leva o nome de “Organon”.

Filosofia da Natureza: “Sobre o Céu”, “Sobre os Meteoros”, oito livros de “Lições de Física” e outros tratados de história e vida dos animais.

Filosofia Prática: “Ética a Nicômano”, “Ética a Eudemo”, “Política”, “Constituição Ateniense” e outras constituições.

Poéticas: “Retórica” e “Poética”.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Pergunta dos leitores

O que Aristóteles defendia?

Aristóteles defendia a existência de um mundo único, este em que vivemos. O filósofo defendia que a origem das ideias ocorre através da observação de objetos para depois a formulação da ideia dos mesmos. De modo que o único mundo é o sensível, é também chamado de inteligível.

Aristóteles também defendia de que o poder baseia-se no interesse daquele em benefícios de quem ele é exercido. Onde o poder paterno é exercido no interesse dos filhos, o político, no de quem governa, e assim por diante.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.