Aquecimento Global – O que é? Resumo, Causas e Consequências

Todo mundo já ouviu falar sobre o aquecimento global. Trata-se do processo de aumento da temperatura do oceano e da atmosfera.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Esse aquecimento intensifica o efeito estufa, causado por uma série de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, por exemplo.

O crescimento econômico e o uso de tecnologias contribuem bastante para o aumento do aquecimento global. O dióxido de carbono e o metano são os principais gases do efeito estufa emitidos pelo homem.

O alerta do aquecimento global ocorre desde o século XIX. A previsão é que o aumento de temperatura se estenda enquanto as emissões continuarem altas.

O que é aquecimento global?

O aquecimento global condiz com o aumento da temperatura do nosso  planeta. Esse acúmulo é devido à emissão de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde o último resfriamento da terra. O aumento nos últimos 100 anos foi de 0,7°C.

De acordo com o IPCC, órgão responsável pelo estudo do aumento das temperaturas, acredita que nas próximas décadas as temperaturas serão maiores. Em último estudo, caminhamos para um aumento no nível de temperaturas de até 4 °C.

Porém um aumento de 2 °C já causa resultados graves e diversos problemas ambientais. O aquecimento global hoje é uma preocupação ambiental e social. Precisamos pensar nas próximas gerações, pois o aumento da temperatura pode causar consequências irreversíveis para a humanidade.

Causas do aquecimento global?Aquecimento Global

A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa. As emissões de gases do efeito estufa aumentaram 70% somente entre 1970 a 2004.

Existem diversas atividades que emitem gases do efeito estufa, como:

Uso de combustíveis fósseis: A queima de combustíveis usados em carros movidos á gasolina e óleo diesel acabam liberando dióxido de carbono.

Desmatamento: Além de destruir a floresta, também libera gases de efeito estufa.

Queimadas: A queima da vegetação também libera grandes quantidades de dióxido de carbono.

Atividades Industriais: As indústrias que utilizam combustíveis fósseis, principalmente localizadas em países desenvolvidos são responsáveis pela emissão de gases poluentes.

Efeito estufa

O efeito estufa é relacionado ás mudanças climáticas que acontecem no nosso planeta Terra. O efeito estufa garante que a Terra mantenha a temperatura ideal para vida.

Sem o efeito estufa, o planeta seria muito frio e com isso muitas formas de vida não iriam existir. Porém o problema está no grande aumento de emissão de gases poluentes, que fazem com que fiquem acumulados na atmosfera. Sendo assim, existe uma maior retenção de calor da Terra.

Temperatura mundial

A temperatura mundial vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos. Em 2015 foi a primeira vez que atingimos o marco de 1 grau Celsius. E desde então é inegável o aumento da temperatura no mundo, onde todo o novo ano acaba superando o anterior.

A redução da frota de veículos e o uso de termelétricas são alternativas para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Mas, essa não é a única forma, pois mesmo que todas as empresas do mundo fossem fechadas hoje, a produção de gás carbônico duraria ainda por mais 20 anos.

É necessário um esforço global á fim de evitar que cada vez mais as temperaturas aumentem. Com o Protocolo de Kyoto, que é um tratado internacional assinado, em 1997, na cidade de Kyoto, no Japão, tem como objetivo alertar sobre o aumento da temperatura mundial.

Com isso, os países se comprometeram em diminuir o volume de gases lançados na atmosfera.

Efeitos do aquecimento global no mar

Os efeitos do aquecimento global já podem ser notados no mar. Somente no século 20, o nível do mar subiu mais do que nos 3 mil anos anteriores. Se as emissões de gases poluentes não forem reduzidas, o nível do mar poderá subir aproximadamente um metro ao longo do século 21.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Claro que ao longo dos anos, o fenômeno físico e geológico ocorreu diversas vezes, porém não de forma tão significativa como nos últimos anos.

Os fatores que podem influenciar esse aumento são os movimentos das placas tectônicas, o aquecimento global, que esquenta as águas, causa uma expansão e com isso aumentando o seu volume e também o derretimento de gelos, que acaba levando mais água para os mares.

Com o nível do mar elevado pode acontecer uma catástrofe no mundo. O alagamento em regiões litorâneas será inevitável. Poderão ser perdidas terras cultiváveis, ecossistemas e cidades. Com isso a migração de massa será irreversível, além de aumentar a tempestades.

A população humana sofrerá insegurança social e alimentar. Outro ponto negativo com os efeitos do aquecimento global no mal serão as numerosas ameaças ambientais.

Consequências do aquecimento global

Os gases poluentes são uma espécie de ‘cobertor’ em volta do planeta. Eles impedem que a radiação solar, que é refletida pela superfície em forma de calor, se espalhe para o espaço.

As consequências do aquecimento global no planeta são:

  • Mudança radical na composição da fauna (a vida animal).
  • Derretimento de geleiras, fazendo com que as regiões polares deixem de existir e que o gelo derretido em líquido aumente o volume dos mares.
  • A população que está mais concentrada na região litorânea irá fazer migração para outras regiões.
  • Serão mais comuns casos de desastres naturais, como furacões e inundações.
  • Espécies serão extintas.
  • Áreas naturais serão afetadas.
  • As secas serão mais frequentes.
  • As alterações climáticas também irão afetar a produção de alimentos.
  • O planeta estará cada vez mais quente, com isso as estações do ano irão acabar perdendo a sua essência, podendo ter calor até mesmo no inverno.

Impacto no brasil

Países desenvolvidos são os maiores responsáveis pela emissão de gases poluentes. Porém todo país também contribui para a maior emissão do efeito estufa.

No Brasil, a principal fonte de emissão é oriunda da queimada. As florestas derrubadas, especialmente na Amazônia e Cerrado contribuem bastante. Devido a isso, o Brasil estampa como um dos líderes mundiais para diminuir os efeitos do aquecimento global. Reduzir o desmatamento é primordial para reduzir a emissão dos gases poluentes no Brasil.

Aquecimento Global polar

Como evitar o aquecimento global

Claro que diminuir o aquecimento global depende de vários fatores. Mas no individual se cada um fizer a sua parte, poderá ajudar sim a reduzir a emissão de gases poluentes.

Produção de lixo

Evite comprar produtos que tenham muitas embalagens e sempre recicle o que for possível, como garrafas de refrigerante, por exemplo, podem ser reaproveitadas.

Um lixo demora a se decompor, além de liberar CO₂ e metano, que são gases que contribuem para o efeito estufa.

Transporte Público

Isso também está atrelado à qualidade de vida. Utilize transportes públicos para afazeres diários. Substitua o carro por bicicletas e transporte público. Evite usar carro em locais que você pode ir a pé, por exemplo.

Nas grandes cidades, o aumento considerável de carros ajuda na emissão de gases do efeito estufa.

Ar condicionado

Claro que com o aumento das temperaturas um ar condicionado é a melhor opção para se refrescar. Porém o ar condicionado libera gases do tipo HFC, que é ainda mais poluente que o CO₂. Portanto quando mais um local é resfriado, mais ele contribui para aumentar a temperatura exterior.

Combate ao aquecimento global

A principal atitude, conforme apontamentos oficiais e científicos, para combater o aquecimento global seria a escolha de fontes renováveis e não poluentes de energia.

Isso iria diminuir e até mesmo acabar com o uso de combustíveis fósseis. As indústrias também são responsáveis por uma boa parte de poluentes.

Uma forma seria cada indústria ter estabelecido uma quantidade máxima de liberação de poluentes, buscando alternativas que evitem o aumento do aquecimento global.

Diminuindo a produção de lixo também é uma forma de combater o aquecimento global. Cultivando as áreas verdes e evitando o desmatamento também são medidas de preservação da vegetação.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *