Ano Bissexto – Quando é o Ano Bissexto? Como calcular?


Introdução

O planeta Terra leva cerca de 365 dias e 6 horas para completar o seu movimento de rotação (volta completa em torno do sol).
Por causa dessas 6 horas excedentes foi criado o ano bissexto, que acontece de quatro em quatro anos, tempo necessário para acumular às 6 horas para que se ajuste em um dia a mais no calendário.

Caso não existisse o ano bissexto, poderíamos ter problemas durante as estações do ano, onde o verão, por exemplo, poderia não coincidir na mesma época todo o ano.

O que é o ano bissexto?

Ptolomeu III, em 238 a.C. no Egito, decretou a adição de 1 dia a cada 4 anos justamente para tentar repor a diferença existente entre o ano do calendário anual e o solar, que é o tempo médio para o Planeta Terra girar em torno do sol.

Como o ano solar dura 365 dias e 6 horas, o ano bissexto acrescenta 1 dia a cada 4 anos justamente para compensar essa diferença. Portanto, o ano tem 365 dias e no bissexto ele fica com 366 dias.

Nesse período, as pessoas não seguiram as regras do ano bissexto, onde vários dias acabaram acumulados e o calendário ficou desregulado, onde cerca de 200 anos depois, em 46 a.C., o imperador de Roma, Júlio Cesar resolveu colocar a ideia de Ptolomeu III em prática.

Foi quando em 48 Como é o aniversario de quem nasce no dia 29 de fevereiroa.C, que ocorreu a implantação do Calendário Juliana, que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano, que é usado em muitos países que ocorrem os anos bissextos.


O dia extra é acrescentado em fevereiro, fazendo com que o mês tenha 29 dias. Os dias dos meses ficam sempre fixados na sequência de 31, 30, 31,30 de janeiro a dezembro. A única exceção é em fevereiro que fica com 28 dias e 29 dias em ano bissexto.

Quando é um ano bissexto?

O ano bissexto é o ano que conta com um dia a mais que os anos normais, que contam com 365 dias.
Todos os anos que são múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, são chamados de anos bissextos.

Exemplo: Os múltiplos de 4 (2004 e 2008) são anos bissextos, assim como múltiplos de 100 (1700 e 1900) não são. Mas, o ano de 2000 que é múltiplo de 400, acabou sendo considerado um ano bissexto.

Como calcular um ano bissexto?

O cálculo do ano bissexto é simples. Para que um ano seja considerado bissexto, foi criada a seguinte regra:

Anos divisíveis pelo número 4 são considerados bissextos.

Anos divisíveis por 100 não são bissextos.

Anos divisíveis por 400 são bissextos.

No cálculo, é necessário dividir o ano pelo número quatro.

Exemplo: Para descobrir se 2013 é uma ano bissexto faça o seguinte  cálculo:

2013 / 4 = 503,25 (como não se trata de um número exato, não é bissexto).

2012 / 4 = 503 (quando o ano é divisível por quatro, é necessário verificar se ele termina com 00. Pois, ele deverá ser dividido por 400, caso seja ele é bissexto, caso contrário, não.

Ano bissexto em outros calendários

Calendário Gregoriano: O calendário gregoriano, que é o que usamos hoje, foi criado pelo papa Gregório XII . Foi implementado no dia 24 de fevereiro de 1582 , acabando com os problemas causados pelo calendário juliano.

Calendário Babilônico: Esses calendários inserem um 13º mês de três em três anos.

Calendário Egípcio: É um calendário baseado nos movimentos do sol. Os adicionaram mais 5 dias ao ano que representava festa das colheitas.

Calendário Grego: É o calendário baseado no movimento da lua e do sol, semelhante ao calendário Babilônico. Porém, a inserção do 13º mês é mais desorganizada.

Calendário dos Índios Americanos: É o calendários utilizado pelos incas, maias e astecas que se baseava no ciclo lunar.

Pergunta dos leitores

Quantos dias tem um ano bissexto?

Um ano bissexto possui 366 dias, 1 dia a mais do que os anos não bissexto que possuem 365 dias.

O que significa ano bissexto?

Os anos bissextos foram criados com o intuito de regular o calendário anual com a translação da Terra, de modo a evitar que fossem alterados eventos sazonais relacionados ás estações. Por exemplo, o Natal em alguma época do ano poderia ser em Junho, por exemplo.

O ano bissexto significa apenas uma forma de ajustar a sincronia do calendário terrestre e os eventos sazonais ao longo do tempo. A cada 4 anos é acrescentado mais um dia no calendário.

Por que foi criado o ano bissexto?

O movimento da Terra ao redor do sol demora 365 dias e aproximadamente 6 horas. Por isso, é necessário acrescentar 1 dia a cada 4 anos para que as estações continuem em sua época cronológica do calendário. Em uma determinada época o Ano Novo acabaria sendo no inverno e não no verão como de costume, por exemplo, por isso foi criado o ano bissexto.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *