Ano Bissexto – Quando é o Ano Bissexto? Como calcular?

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Introdução

O planeta Terra leva cerca de 365 dias e 6 horas para completar o seu movimento de rotação (volta completa em torno do sol).
Por causa dessas 6 horas excedentes foi criado o ano bissexto, que acontece de quatro em quatro anos, tempo necessário para acumular às 6 horas para que se ajuste em um dia a mais no calendário.

Caso não existisse o ano bissexto, poderíamos ter problemas durante as estações do ano, onde o verão, por exemplo, poderia não coincidir na mesma época todo o ano.

O que é o ano bissexto?

Ptolomeu III, em 238 a.C. no Egito, decretou a adição de 1 dia a cada 4 anos justamente para tentar repor a diferença existente entre o ano do calendário anual e o solar, que é o tempo médio para o Planeta Terra girar em torno do sol.

Como o ano solar dura 365 dias e 6 horas, o ano bissexto acrescenta 1 dia a cada 4 anos justamente para compensar essa diferença. Portanto, o ano tem 365 dias e no bissexto ele fica com 366 dias.

Nesse período, as pessoas não seguiram as regras do ano bissexto, onde vários dias acabaram acumulados e o calendário ficou desregulado, onde cerca de 200 anos depois, em 46 a.C., o imperador de Roma, Júlio Cesar resolveu colocar a ideia de Ptolomeu III em prática.

Foi quando em 48 Como é o aniversario de quem nasce no dia 29 de fevereiroa.C, que ocorreu a implantação do Calendário Juliana, que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano, que é usado em muitos países que ocorrem os anos bissextos.

O dia extra é acrescentado em fevereiro, fazendo com que o mês tenha 29 dias. Os dias dos meses ficam sempre fixados na sequência de 31, 30, 31,30 de janeiro a dezembro. A única exceção é em fevereiro que fica com 28 dias e 29 dias em ano bissexto.

Quando é um ano bissexto?

O ano bissexto é o ano que conta com um dia a mais que os anos normais, que contam com 365 dias.
Todos os anos que são múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, são chamados de anos bissextos.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Exemplo: Os múltiplos de 4 (2004 e 2008) são anos bissextos, assim como múltiplos de 100 (1700 e 1900) não são. Mas, o ano de 2000 que é múltiplo de 400, acabou sendo considerado um ano bissexto.

Como calcular um ano bissexto?

O cálculo do ano bissexto é simples. Para que um ano seja considerado bissexto, foi criada a seguinte regra:

Anos divisíveis pelo número 4 são considerados bissextos.

Anos divisíveis por 100 não são bissextos.

Anos divisíveis por 400 são bissextos.

No cálculo, é necessário dividir o ano pelo número quatro.

Exemplo: Para descobrir se 2013 é uma ano bissexto faça o seguinte  cálculo:

2013 / 4 = 503,25 (como não se trata de um número exato, não é bissexto).

2012 / 4 = 503 (quando o ano é divisível por quatro, é necessário verificar se ele termina com 00. Pois, ele deverá ser dividido por 400, caso seja ele é bissexto, caso contrário, não.

Ano bissexto em outros calendários

Calendário Gregoriano: O calendário gregoriano, que é o que usamos hoje, foi criado pelo papa Gregório XII . Foi implementado no dia 24 de fevereiro de 1582 , acabando com os problemas causados pelo calendário juliano.

Calendário Babilônico: Esses calendários inserem um 13º mês de três em três anos.

Calendário Egípcio: É um calendário baseado nos movimentos do sol. Os adicionaram mais 5 dias ao ano que representava festa das colheitas.

Calendário Grego: É o calendário baseado no movimento da lua e do sol, semelhante ao calendário Babilônico. Porém, a inserção do 13º mês é mais desorganizada.

Calendário dos Índios Americanos: É o calendários utilizado pelos incas, maias e astecas que se baseava no ciclo lunar.

Pergunta dos leitores

Quantos dias tem um ano bissexto?

Um ano bissexto possui 366 dias, 1 dia a mais do que os anos não bissexto que possuem 365 dias.

O que significa ano bissexto?

Os anos bissextos foram criados com o intuito de regular o calendário anual com a translação da Terra, de modo a evitar que fossem alterados eventos sazonais relacionados ás estações. Por exemplo, o Natal em alguma época do ano poderia ser em Junho, por exemplo.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

O ano bissexto significa apenas uma forma de ajustar a sincronia do calendário terrestre e os eventos sazonais ao longo do tempo. A cada 4 anos é acrescentado mais um dia no calendário.

Por que foi criado o ano bissexto?

O movimento da Terra ao redor do sol demora 365 dias e aproximadamente 6 horas. Por isso, é necessário acrescentar 1 dia a cada 4 anos para que as estações continuem em sua época cronológica do calendário. Em uma determinada época o Ano Novo acabaria sendo no inverno e não no verão como de costume, por exemplo, por isso foi criado o ano bissexto.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.