Anfetaminas – O que é? Tipos, Efeitos Procurados e Efeitos Colaterais

As anfetaminas foram obtidas em laboratório, pela primeira vez, no ano de 1887. No entanto, essa droga sintética só foi utilizada em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

O seu uso era feito na intenção de manter os soldados mais ativos e despertos nos esforços de guerra. Isso porque as anfetaminas são consideradas drogas estimulantes, geradoras de um aumento das capacidades psíquicas e físicas.

Então, para saber um pouco mais sobre essa droga, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

O que são anfetaminas?

São drogas sintéticas, que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central. Elas são substâncias simpatomiméticas e sua estrutura química básica é a mesma da beta-fenetilamina.

Para que servem?

As anfetaminas são substâncias que estão presentes em diversos remédios. Eles são recomendados por médicos no tratamento de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e transtorno de déficit de atenção em crianças e adultos.

Elas também podem ser utilizadas no tratamento e lesões traumáticas no cérebro. Usa-se também as anfetaminas para sonolência diurna, síndrome da fadiga crônica e narcolepsia.

As anfetaminas também já foram utilizadas como inibidores de apetite. No entanto, atualmente, seu uso para essa finalidade não é recomendado visto seus efeitos colaterais e a dependência que ela pode causar.

Anfetaminas

Mais do que isso, o uso dessa substância deve ser medicamente controlado. Isso porque elas podem ser usadas de forma ilegal como um estimulante e doping.

Vale lembrar ainda que se forem utilizadas de acordo com os limites terapêuticos, elas são eficientes por um longo período, sem causar dependência física ou vício. Já pr o emagrecimento, o uso de anfetaminas é considerado obsoleto e muito perigoso.

Tipos de anfetaminas

As anfetaminas são substâncias feitas em laboratório que possuem efeito estimulante. Elas são divididas em dextroanfetamina e metanfetamina.  As principais são as citadas abaixo.

  • Drogas sintéticas: ectasy, LSD, GHD, anabolizantes, ice, quetamina, inalantes, enfedrina, poppers.
  • Drogas semi-sintéticas: cristais de rachiche, cocaína, crack, heroína, morfina, codeína e outras.

Vale lembrar que são classificadas como sintéticas aquelas drogas produzidas tendo como base uma ou mais substâncias químicas psicoativas. Já as semi-sintéticas são as produzidas através de drogas naturais quimicamente alteradas em laboratório.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS

Efeitos no nosso cérebro e corpo

As anfetaminas atuam de uma forma ampla. Assim, elas podem afetar diversos aspectos do comportamento humano. A pessoa que fica sob a ação dessa substância fica com menos sono, perde o apetite e se sente com mais energia. É normal também falar mais e ficar mais agitada.

Além disso, a pessoa consegue realizar uma tarefa por um tempo mais prolongado, sentindo menos cansaço. No entanto, o cansaço aparece depois, quando o efeito da droga passa. Porém, se uma nova dose for tomada, a sensação de cansaço passará novamente.

O fato é que as anfetaminas fazem com que o organismo reaja acima de suas capacidades. Com isso, ele se esforça excessivamente, prejudicando a saúde. Outo problema é que ao deixar de tomar, a pessoa se sente bastante deprimida e sem energia. Com isso, não consegue realizar suas atividades como fazia antes com o uso da droga.

O efeito das anfetaminas no cérebro dura de 6 a 12 horas e causa taquicardia, aumento da pressão e pupilas dilatadas.

Efeitos tóxicos

Caso uma pessoa exagere no uso de anfetaminas, podem surgir diversos efeitos, tais como:

  • Agressividade
  • Irritação
  • Delírio persecutório
  • Intensificação da agitação

Dependendo da quantidade utilizada da substância, bem como da sensibilidade da pessoa, pode haver um forte estado de paranoia e alucinação. Isso se chama psicose anfetamínica.

Anfetaminas efeitos

Os casos de intoxicação são bastante graves e, normalmente, é necessária uma internação. Isso é para que a pessoa possa ficar completamente livre da substância.

Diversas vezes, o que ocorre é um aumento muito grande da temperatura corporal. Esses casos são bastante perigosos pois podem levar a uma convulsão.

Legalidade das anfetaminas

Atualmente, o uso de anfetaminas não-terapêuticas é proibido em vários países do mundo. O brasil está incluído nessa lista. Em determinados países da Europa, a substância foi completamente proibida, podendo ser encontrada somente clandestinamente.

Onde comprar anfetaminas e seu preço

As anfetaminas são substâncias presentes em diversos medicamentos de uso terapêutico. Esses medicamentos só podem ser comprados sob prescrição médica.

Tendo a receita médica, os medicamentos podem ser facilmente encontrados em farmácias, assim como qualquer outro medicamento.

Toda e qualquer outra forma e venda de anfetaminas é considerada ilegal. No entanto, há quem venda esse tipo de produto para pessoas sem receita que desejam emagrecer.

Vale lembrar que essa prática é crime e que o uso de anfetaminas sem acompanhamento e prescrição médica e muito perigoso.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as anfetaminas, como agem, para que servem e todo seu potencial.

Faça um Curso Online Grátis com Certificado válido em todo Brasil. Acesse agora através do botão abaixo e escolha o seu curso.

São mais de 2000 cursos totalmente gratuitos! Qualifique-se!

LISTA DE CURSOS


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *