Anfetaminas – O que é? Tipos, Efeitos Procurados e Efeitos Colaterais
Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:
LISTA DE CURSOSAs anfetaminas foram obtidas em laboratório, pela primeira vez, no ano de 1887. No entanto, essa droga sintética só foi utilizada em larga escala durante a Segunda Guerra Mundial.
O seu uso era feito na intenção de manter os soldados mais ativos e despertos nos esforços de guerra. Isso porque as anfetaminas são consideradas drogas estimulantes, geradoras de um aumento das capacidades psíquicas e físicas.
Então, para saber um pouco mais sobre essa droga, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?
O que são anfetaminas?
São drogas sintéticas, que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central. Elas são substâncias simpatomiméticas e sua estrutura química básica é a mesma da beta-fenetilamina.
Para que servem?
As anfetaminas são substâncias que estão presentes em diversos remédios. Eles são recomendados por médicos no tratamento de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e transtorno de déficit de atenção em crianças e adultos.
Elas também podem ser utilizadas no tratamento e lesões traumáticas no cérebro. Usa-se também as anfetaminas para sonolência diurna, síndrome da fadiga crônica e narcolepsia.
As anfetaminas também já foram utilizadas como inibidores de apetite. No entanto, atualmente, seu uso para essa finalidade não é recomendado visto seus efeitos colaterais e a dependência que ela pode causar.
Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:
LISTA DE CURSOSMais do que isso, o uso dessa substância deve ser medicamente controlado. Isso porque elas podem ser usadas de forma ilegal como um estimulante e doping.
Vale lembrar ainda que se forem utilizadas de acordo com os limites terapêuticos, elas são eficientes por um longo período, sem causar dependência física ou vício. Já pr o emagrecimento, o uso de anfetaminas é considerado obsoleto e muito perigoso.
Tipos de anfetaminas
As anfetaminas são substâncias feitas em laboratório que possuem efeito estimulante. Elas são divididas em dextroanfetamina e metanfetamina. As principais são as citadas abaixo.
- Drogas sintéticas: ectasy, LSD, GHD, anabolizantes, ice, quetamina, inalantes, enfedrina, poppers.
- Drogas semi-sintéticas: cristais de rachiche, cocaína, crack, heroína, morfina, codeína e outras.
Vale lembrar que são classificadas como sintéticas aquelas drogas produzidas tendo como base uma ou mais substâncias químicas psicoativas. Já as semi-sintéticas são as produzidas através de drogas naturais quimicamente alteradas em laboratório.
Efeitos no nosso cérebro e corpo
As anfetaminas atuam de uma forma ampla. Assim, elas podem afetar diversos aspectos do comportamento humano. A pessoa que fica sob a ação dessa substância fica com menos sono, perde o apetite e se sente com mais energia. É normal também falar mais e ficar mais agitada.
Além disso, a pessoa consegue realizar uma tarefa por um tempo mais prolongado, sentindo menos cansaço. No entanto, o cansaço aparece depois, quando o efeito da droga passa. Porém, se uma nova dose for tomada, a sensação de cansaço passará novamente.
O fato é que as anfetaminas fazem com que o organismo reaja acima de suas capacidades. Com isso, ele se esforça excessivamente, prejudicando a saúde. Outo problema é que ao deixar de tomar, a pessoa se sente bastante deprimida e sem energia. Com isso, não consegue realizar suas atividades como fazia antes com o uso da droga.
O efeito das anfetaminas no cérebro dura de 6 a 12 horas e causa taquicardia, aumento da pressão e pupilas dilatadas.
Efeitos tóxicos
Caso uma pessoa exagere no uso de anfetaminas, podem surgir diversos efeitos, tais como:
- Agressividade
- Irritação
- Delírio persecutório
- Intensificação da agitação
Dependendo da quantidade utilizada da substância, bem como da sensibilidade da pessoa, pode haver um forte estado de paranoia e alucinação. Isso se chama psicose anfetamínica.
Os casos de intoxicação são bastante graves e, normalmente, é necessária uma internação. Isso é para que a pessoa possa ficar completamente livre da substância.
Diversas vezes, o que ocorre é um aumento muito grande da temperatura corporal. Esses casos são bastante perigosos pois podem levar a uma convulsão.
Legalidade das anfetaminas
Atualmente, o uso de anfetaminas não-terapêuticas é proibido em vários países do mundo. O brasil está incluído nessa lista. Em determinados países da Europa, a substância foi completamente proibida, podendo ser encontrada somente clandestinamente.
Onde comprar anfetaminas e seu preço
As anfetaminas são substâncias presentes em diversos medicamentos de uso terapêutico. Esses medicamentos só podem ser comprados sob prescrição médica.
Tendo a receita médica, os medicamentos podem ser facilmente encontrados em farmácias, assim como qualquer outro medicamento.
Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:
LISTA DE CURSOSToda e qualquer outra forma e venda de anfetaminas é considerada ilegal. No entanto, há quem venda esse tipo de produto para pessoas sem receita que desejam emagrecer.
Vale lembrar que essa prática é crime e que o uso de anfetaminas sem acompanhamento e prescrição médica e muito perigoso.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as anfetaminas, como agem, para que servem e todo seu potencial.