Alemanha – Economia, Cultura, Bandeira, Curiosidades


A Alemanha é um país composto por 16 entes federados (uma federação, com autonomia política, legislativa, administrativa, financeira e, principalmente, com poder constituinte decorrente).

É localizada na Europa Central. Possui uma estrutural cultural e economia de mercado. É um dos países do mundo mais desenvolvido economicamente.

História da Alemanha

Inicialmente a Alemanha era habitada por tribos finesas. Logo depois passou a ser habitada pelos celtas. Com a chegada dos bárbaros (na época chamados de pessoas não civilizadas), os celtas foram expulsos para as regiões ocidentais.

Com o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia. O reino era independente e rapidamente tornou-se uma monarquia eletiva. (o monarca é eleito por votação e tem cargo vitalício). Em 936, o imperador Otho conquistou regiões na Itália.

Com isso se destacou e ganhou influência junto ao estado papal. Nessa época a Alemanha passou a ser chamada de sacro Império Romano Germânico. Nesse período o país passou a ser apenas uma espécie de estado feudal (o trabalhador rural era servo dos proprietários de terras, o senhor feudal).

Não só a Alemanha, mas toda a Europa na Idade Média tinha o Feudalismo como modo de organização social, político e cultural. Com a reforma protestante, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas.


A Alemanha foi dividida em duas partes:

Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica). No século XIX, foi dominado pelos franceses, tendo o comando de Napoleão Bonaparte. No final do século XIX a Alemanha foi unificada.

Com isso formou-se um estado, com o intermédio do chanceler Otto von Bismarck. Entre 1914 e 1918, a Alemanha formou a Tríplice Aliança na primeira Guerra Mundial, em conjunto com o Império Austro-Húngaro e Itália.

Com a derrota, o país teve que arcar com os prejuízos da guerra. Nesse período perdeu territórios e teve as forças armadas diminuídas consideravelmente. Quando Hitler assumiu a Alemanha em 1930, foi implantado o nazismo. O regime militar implantado durou até á Segunda Guerra Mundial.

O país foi derrotado mais uma vez e foi dividido em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista).

Em 1990, com a queda do Muro de Berlim, ocorreu a unificação da Alemanha novamente. A crise do socialismo contribuiu para isso. A Alemanha atual é democrática e considerada uma potência econômica e faz parte da Comunidade Europeia.

Bandeira da Alemanha

Bandeira da Alemanha

Adotada em 23 de maio de 1949, a bandeira da Alemanha conta com 3 faixas horizontais, que são do mesmo tamanho cada, nas cores preta, vermelha e amarela.

A faixa preta encontra-se na parte superior, a faixa vermelha no meio e a amarela na parte inferior da bandeira. As cores da atual bandeira tem como intuito enfatizar a democracia republicana. Ela se formou com o fim da Segunda Guerra Mundial e representa a liberdade do país e de seu povo.

População

A Alemanha conta com uma população de aproximadamente 83 milhões de habitantes. Alemães e outros europeus representam 96% da população. Os turcos somam 2,2%. Os asiáticos contam com 1,1%. Africanos somam 0,4% e Americanos 0,2%. A língua oficial do país é o alemão.

Politica atual

No Poder Executivo, o chefe de governo é o Chanceler, que foi eleito pela Assembleia Federal para um mandato de quatro anos. Chanceler realiza a aplicação de leis e a gestão de assuntos correntes do país.

Frank-Walter Steinmeier é o chefe do estado, sendo o Presidente da Alemanha. O Poder Legislativo é bicameral (exercido por duas Câmaras). A Assembleia Federal, possui 613 assentos, onde os membros são eleitos por votos.

O Conselho Federal, possui 69 assentos, onde os membros são os delegados dos 16 estados federais do país. Todos possuem mandatos de quatro anos.

Clima da Alemanha

O clima geralmente é úmido. Ás vezes pode ser instável, onde no verão um dia pode ser quente e no dia seguinte frio e chuvoso. Nevoeiras, chuva e frio são frequentes no inverno. Os ventos úmidos ocidentais predominam em grande parte do país.

Economia da Alemanha

Entre 1924 até 1948, a moeda em circulação na Alemanha era o Reichsmark.

A moeda foi substituída pelo Marco Alemão na Alemanha Ocidental e o Marco Alemão Oriental na Alemanha Oriental. Com a queda do Muro de Berlim em 1990, permaneceu apenas o Marco Alemão.

Em 2002 o Marco Alemão foi substituído pelo Euro, que desde 1999 já era utilizado em diversos estados do país. Atualmente a Alemanha é a maior potência econômica da União Europeia.

Ela também figura como a quarta maior potência do mundo, perdendo para os Estados Unidos, China e Japão, apenas. Se destacam no país os produtos de exportação automobilística, da construção de maquinários e produtos tecnológicos.

Religião

Aproximadamente dois terços dos alemães são cristãos. Metade pertence á Igreja Católica Romana e a outra parte á Igreja Evangélica. Quase um terço da população não tem religião. Depois do regime militar nazista, somente poucas pessoas de origem judaica continuaram a viver no país.

Alguns estrangeiros que vivem na Alemanha exercem o islamismo. A liberdade religiosa, como o livre exercício de cultos religiosos são garantidos pela Lei Fundamental do país. Na Alemanha não existe uma Igreja do Estado.

Cultura Alemã

A cultura alemã mais marcante é referente a habilidade de planejar. Todos os cidadãos são organizados, onde a disciplina é uma característica importante dos alemães. A pontualidade é considerada sagrada no país.

Para os cidadãos alemães, o trabalho é uma das principais atividades do dia. Através do empenho e dedicação no trabalho, o país se destaca nos esportes, na indústria automotiva e na tecnologia.

Alemanha

Faz parte da cultura o tratamento distante e formal. Dificilmente você encontrará algum alemão que se cumprimenta com abraços e beijos, como no Brasil, por exemplo. A maioria da população se cumprimenta apenas com um aperto de mão.

A Alemanha é um dos países mais inclusos e abertos para se viver do ponto de vista sexual, étnico e educativo. Por ter se transformado em diversas ocasiões, todas as mudanças não fizeram com que a população descarte antigas tradições.

A Alemanha é o país que mais comemora festas em seu continente, tendo diversos eventos populares espalhados por regiões.

O carnaval acontece no inverno e é um marco, pois é o momento onde os alemães abandonam por um momento a ordem e caem na diversão em bailes e grandes festejos espalhados por todo o país.

O país também possui diversas danças típicas e uma das mais conhecidas e difundidas é o ländler, dança característica da região sul.

Militarismo atual da Alemanha

As forças armadas da Alemanha, a Bundeswehr, são compostas pelo Heer (Exército), Marine (Marinha), Deutsche Luftwaffe(Aeronáutica), Zentraler Sanitätsdienst (Central Médica de Serviços) e Streitkräftebasis (Base Conjunta de Suporte).

O serviço militar é obrigatório para homens que completam dezoito anos por 9 meses ou podem optar pelo mesmo período em serviços voluntários. A Bundeswehr é comandada pelo Ministro da Defesa, atualmente Ursula von der Leyen.

Curiosidades da Alemanha

Além de ser uma das maiores exportadoras de carne de porco, os alemães também adoram a carne suína. A salsichas e as batatas também são bastante consumidas no país.

A bebida alcoólica mais consumida no país é a cerveja. Existem mais de 1.200 cervejarias no país. O maior festival de cerveja do mundo, a  Oktoberfest acontece na cidade de Munique. A idade mínima para consumir cerveja é de 16 anos.

Na Alemanha existem cerca de 1.200 tipos de pães. O açúcar mais consumido no país não é o derivada da cana-de-açúcar, como na maioria dos países, mas sim o de beterraba.

O ponto mais alto do território alemão é a montanha Zugspitze que tem 2.963 metros de altura.

A igreja mais alta do mundo fica na Alemanha. A Catedral de Ulm tem 161,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 65 andares.

No inverno a Alemanha pode atingir até 15 graus negativos, sendo o país da Europa mais frio.

Os cachorros possuem acesso livre, com os seus donos em diversos mercados, restaurantes e outros locais públicos.

Na Alemanha foram inventados o motor a diesel, a aspirina, o relógio de bolso, a insulina, o elevador elétrico, entre diversos outros que colocam o país com o maior número de invenções úteis da História.

A Alemanha é o quinto melhor país do mundo para se viver

O futebol é a preferência do cidadão alemão. A seleção alemã de futebol já foi três vezes campeã da Copa do Mundo Fifa de Futebol.

A Alemanha é um dos maiores produtores de energia solar do planeta e também possui o maior gerador de energia eólica do mundo. Lá existem vários dialetos, que variam de região para região.

A Alemanha é um dos países que menos nascem bebês. A taxa de natalidade é de aproximadamente 1 filho por mulher.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *