Água – Ciclo da Água, Tipos, Consumo e Desperdício, Curiosidades

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A Água é uma substância química fundamental para todos. Formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, ela existe em grande quantidade, sendo capaz de cobrir cerca de 70% da superfície terrestre.

Afinal, o que é a água?

É um líquido sem odor, sem sabor e sem cor, onde também pode ser encontrada no estado sólido (gelo) e gasoso (vapor).  Ela forma os oceanos, rios, chuvas e são de extrema importância para todos os organismos vivos.

Apesar de ter uma grande quantidade em toda superfície terrestre, apenas 3% da água existente no mundo é doce, ou seja, a mais utilizada para a sobrevivência humana, as demais são salgadas, geleiras e neves das montanhas.

Chamamos de água doce, aquela quantidade mínima de sais dissolvidos, que através de um processo de potabilização, conseguimos tornar doce em potável, ou seja, que ela fique própria para consumo.

A mineral é a que possui minerais e outras substâncias dissolvidas, sendo engarrafada e comercializado em todo o mundo para o consumo humano.

Formula da água

A importância da água

H2O é a sua fórmula química. As letras H e O representam elementos químicos que se unem para formar a molécula da água e o número 2 chama-se índice, que serve para indicar a quantidade de átomos existentes em cada molécula.

A sigla H2O significa que cada molécula da água possui 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Ciclo da água

É o processo dinâmico dos estados da água, ou seja, é o processo de transformação dela na natureza, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso.

O ciclo se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração, sendo essencial para a manutenção da vida no planeta Terra, pois ele vai decidir a variação climática e interferir no nível dos lagos, mares, rios e oceanos.

Tipos de água

Conheça abaixo os 8 principais tipos:

Potável: É a qual utilizamos para consumo, pois ela apresenta condições perfeitas para a saúde. Essa pode ser tratada ou retirada de fontes naturais, caso seja pura.

Salobra: Possui uma aparência confusa. Conta com ampla quantidade de sal ou substância dissolvida. É um tipo que não deve ser ingerida pelo ser humano, sendo encontrada em regiões de mangue.

Doce: Essa é a encontrada em lagos, rios e riachos. Conta com baixa quantidade de minerais e certas impurezas. A sua cor pode ser marrom, pois possui grande quantidade de terra dissolvida. Ela doce só pode ser consumida se tratada adequadamente. A água doce quando limpa pode abrigar peixes.

Salgada: É a famosa água do mar, contendo grande quantidade de sais (cloreto de sódio) e não pode ser consumida pelos seres humanos.

Contaminada: É presente em lagos e rios e se torna contaminada quando recebe esgotos e restos industriais. Ela pode causar doença, portanto, não pode ser consumida.

Destilada: Essa conta com altas concentrações de oxigênio e hidrogênio. A sua produção é de forma artificial em indústrias pelo processo de destilação, porém na natureza ela pode se formar durante a chuva. O seu uso é bastante comum em baterias de carros ou como reagente industrial. Ela também não deve ser consumida por seres humanos.

Mineral: É a própria para consumo, pois conta com uma variedade de minerais oriundos da natureza e possuem propriedades terapêuticas.

Poluída: É um tipo misturada com algum poluente, ficando imprópria para consumo e uso.

Quantidade de água no planeta

Ela está dividida da seguinte forma no planeta Terra:

97,5% são salgadas, estando distribuídas nos oceanos e mares.

2,5% são doces e estão compartilhadas da seguinte forma:

68,9% calotas polares.

29,7% aquíferos (subterrânea).

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

0,5% rios e lagos.

0,9% demais reservatórios.

Consumo da água

Esse é um assunto que sempre causa debate. A maior parte é utilizada pela agricultura, que detém cerca de 70% do consumo, logo em seguida a indústria, que conta com aproximadamente 22% do consumo e sobram cerca de 8% para uso doméstico e comercial.

Por questões econômicas, estruturais e sociais, os países desenvolvidos acabam consumindo muito mais do que países subdesenvolvidos.

Um país como os Estados Unidos, cada pessoa chega a usar 575 litros diariamente, enquanto uma pessoa em países subdesenvolvidos, grande parte dos habitantes consumem aproximadamente 15 litros por dia, o que deixa evidente a grande desigualdade econômica e social que existe no mundo.

O consumo é muito mais amplo do que uma média mundial, afinal cada um deve fazer a sua parte. Economizar o mínimo que seja é uma forma de contribuir para um mundo melhor, afinal o consumo deve ser consciente.

O desperdício da água no mundo

O desperdício acontece devido ao mau uso, afinal as pessoas não pensam que ela um dia pode acabar, sendo um pensamento individualista que consiste em não pensar nas próximas gerações.

É um elemento primordial para o desenvolvimento do nosso planeta e sociedade, pois além de beber, precisamos cozinhar, lavar, tomar banho, dentre inúmeros recursos que ela possibilita.

Também existe uma consciência social, pois além de seu uso inconsciente, também existe a poluição, tornando ainda mais complexo o desperdício.

Algumas atitudes podem ajudar a diminuir o desperdício, como:

  • Aproveitar a chuva;
  • Fechar o chuveiro enquanto passa o sabão;
  • Desligar a torneira enquanto escova os dentes;
  • Reaproveitar o papel (para a produção do papel são utilizados muitos litros de água);
  • Diminuir o consumo doméstico;
  • Não contaminar rios e lagos;

Curiosidades da água

  • Ela é o solvente mais utilizado no mundo em empresas, indústrias e atividades domésticas e científicas.
  • O Brasil tem aproximadamente 14% de toda água doce do planeta.
  • 80% da água doce do Brasil estão na Bacia Amazônica.
  • 80% das doenças do mundo são decorrentes da ingestão de água contaminada.
  • Uma molécula de água permanece no oceano durante 98 anos.
  • A água é a única substância que pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.

Pergunta dos leitores

Qual a total importância da água?

Ela é o elemento mais importante para a vida humana. Somente o corpo de um ser humano é composto de até 70% de água, que serve tanto para regular a temperatura interna, quanto para garantir o bom funcionamento do organismo.

Precisamos de 4 litros de água por dia para nos mantermos saudáveis, além disso, ela é primordial para diversas outras coisas vitais durante o nosso dia a dia.

Não desperdiçar água não é um dever, mas sim uma obrigação de todos nós, pois ela é fundamental também na geração de energia, transportes, saúde e até para a geração de empregos da população.

Muitas pessoas falam que existe uma quantidade absurda de água no planeta, o que é verdade, porém menos de 3% desse volume é doce, ou seja, a que utilizamos para sobreviver, e o restante é formado por salgada, a outra parte fica congelada em regiões polares, dificultando a utilização pelo homem.

Quanto existe de água potável?

Há estimativas de que existem cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água no planeta, porém apenas 2% é potável.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.