A Priori – Significado, A Priori na Filosofia e na História

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

A priori é uma expressão usada para se referir a algo anterior à experiência. A priori é classificada como um locução adverbial, mas não está no dicionário da língua portuguesa, por ser tratar de uma expressão da língua latina. Entretanto, essa locução adverbial é usada no português para se referir à “aquilo que vem antes de”, algo anterior, por exemplo: Sobre os resultados dos exames, a priori, não é possível tirar conclusões precisas.

O que significa A priori?

A priori é uma expressão do latim que significa “de antes”ou “do anterior”. É um termo usado para se referir à algo que acontece antes de examinar o assunto tratado. Também é usado como demonstração da causa ao efeito, da essência de algo às suas propriedades.

A priori parte do que é anterior, de dados fundamentais, essenciais. É o conhecimento independente da experiência, por exemplo, “todos que estão com fome ainda não comeram”. A priori é uma expressão que caracteriza o que é verdadeiro sem a necessidade de experiências, você pode confirmar sem examinar, sem exercer qualquer ciência.

O termo a priori serve também para indicar suposições, algo que foi pressuposto, definido sem comprovação, não precisa de comprovação científica. A priori é usado como um adjetivo que modifica outros substantivos, para dar a conotação de verdade.

A priori e a posteriori, que deriva também do latim e significa “do seguinte” ou “do depois” são expressões filosóficas utilizadas para separar dois tipos de conhecimento. A priori, como dito anteriormente, se refere a algo que pode ser definido sem comprovação. Já a posteriori, é o conhecimento que depende da experiência, é necessária uma eviência empírica, ele depende que o objeto seja exposto aos sentidos, a pessoa deve ver, ouvir, tocar ou sentir, ou seja, experienciar para começar o raciocínio.

A priori em filosofia

No campo da Filosofia, a locução adjetiva a priori se refere ao conhecimento assimilado sem a constatação da experiência. É um conhecimento adquirido pela dedução.

Várias teorias filosóficas tentam desvendar os mistérios do conhecimento, desde a antiguidade os homens vem investigando esse princípio.

Para René Descartes, a razão é uma competência que independe da experiência, na verdade é dada por um conhecimento inato, a priori, onde se defiine um juízo analítico, explicito em sua conhecida frase “Penso, logo existo”.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS

Já o racionalismo afirma que a existência das verdades são inatas, as verdades existem “a priori”. Immanuel Kant realizou uma síntese de racionalismo e empirismo, mantendo como referência que todo o conhecimento é dado na experiência e afirma, ao mesmo tempo, a existência de formas “a priori”.

Em seu livro “Crítica do Juízo”, Kant elaborou o caráter “a priori” do juízo estético, definindo o belo como uma “finalidade sem fim” e chamando estética transcendental a ciência de todos os princípios “a priori” da sensibilidade.

A priori na História

Para Tomás de Aquino, um grande filósofo do século XIII, a demonstração poderia ser feita de duas maneiras. A priori, que se dava através da causa, uma argumentação sobre o que está antes. A outra maneira é a do efeito, a posteriori, é argumentar a partir do que é anterior relativamente apenas a nós. Desta forma, todos os efeitos da existência podem ser demonstrados, uma vez que os efeitos são conhecidos por nós, já que cada efeito depende da uma causa, e se o efeito existe, a causa deve pré-existir.

No século XIV, Alberto da Saxônia escrever sobre a priori e a posteriori. Em 1710, o filósofo irlandês George Berkeley também estudou sobre os termos em seu Tratado Sobre os Princípios do Conhecimento humano, apesar dos termos serem bem conhecidos na época.

Sinônimos

Intuitivamente, por dedução, por pressuposição, por suposição, à partida, à primeira vista, precedente, anterior, que está mais a frente.

Antônimos

A posteriori, a postori.

Exemplos de A priori

  • A matemática é uma ciência a priori.
  • A priori, o remédio deve funcionar.
  • A priori, somos todos iguais perante a lei.
  • O tempo é uma condição a priori de todo fenômeno em geral.
  • O diagnóstico é complicado, a priori, porém em breve chegaremos a um resultado conclusivo.
  • Preciso desse teste para a qualidade de ser a priori.
  • A priori lhe cumprimento com um feliz natal e um próspero ano novo.
  • Os melhores exemplos sobre as crenças, a priori ainda não foram revelados.

Cursos Grátis Online com Certificado. São mais de 2000 Cursos. Clique no botão abaixo e escolha seu curso:

LISTA DE CURSOS
você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.