10 dicas para arrasar na entrevista de emprego


Em situação de você ser solicitado a alguma entrevista de trabalho, por meio de um recrutador ou do gerente responsável, é prova de que já atravessou uma etapa no processamento seletivo – a que você foi um dos escolhidos dentre outros vários candidatos. Com isso, a confiança aumenta, mas de forma alguma pode-se pensar já ter acabado a competição e a busca pela vaga.

-> Conheça a JobConvo, um sistema de recrutamento e seleção que te conecta com as melhores empresas!

Para dar início corretamente neste processo, é necessário, além de manter a respiração calma, analisar o que será dito, no modo que você irá estruturar sua conversa e se organizar para as mais diversas questões.

Preparando a memória

Alguns dias, anteriormente, à entrevista de trabalho, reflita os principais momentos da sua vivência profissional. O ideal é que você escolha de 6 a 10 ocasiões e analise a função que você desenvolveu em cada uma, o que você compreendeu, e o que desenvolveu os estímulos das atividades.

Isso é necessário, porque no momento da entrevista, possivelmente você estará tenso e, por isso, não consiga recordar as melhores referências para contar.


Quando escolher esses momentos, veja que todos são capazes de combinar em muitas competências como o trabalho em conjunto, fácil comunicação, liderança, etc.

entrevista de emprego

Para quem não tem experiência profissional

Para quem nunca trabalhou, é fundamental analisar os momentos importantes da sua vida como estudante ou junto de seus familiares. O principal é utilizar os experimentos que você já presenciou. Nisso, contam os serviços em equipe da faculdade, a viagem feita juntamente dos colegas, o intercâmbio e até mesmo a festa que elaborou sozinho.

Mencione seus resultados

No momento da entrevista, especialmente, aqueles que já possuem numerosas experiências profissionais, é sempre fundamental apresentar resultados, com o intuito de demonstrar seus interesses e suas atividades profissionais.

Seja positivo

O recomendado é que você, geralmente, complete as suas conversas com algo bom. Pode-se concluir uma conversa dizendo que, quando realizou determinado projeto, você foi beneficiado com um aumento.

Questões absurdas

Determinadas empresas escolhem questões bem diferentes no momento da entrevista de trabalho.

É bem frequente que elas sejam empregadas em bancos de bens e assessorias, além de organizações atuais como o Google, que é muito aderente desse tipo de questionário para todas as situações. Se você se defrontar com uma questão desse tipo, demonstre como você é competente para organizar seu raciocínio e atingir uma conclusão lógica, que não, de forma obrigatória, precisa estar certa.

Manter a simpatia

Existem situações em que a forma de questionário, visivelmente, contraditória é feita para amenizar o clima pesado e analisar a comportamento do concorrente. Por isso, vale a pena ter um ótimo humor e impedir aquele sorriso sem graça que mostra não ter noção do que vai falar.

Conhecer a empresa

Outro assunto que constantemente surge nas entrevistas é qual o motivo de você querer trabalhar com aquela empresa. Aparentemente, é uma pergunta qualquer, mas por trás dela está a necessidade de a empresa conseguir profissionais com princípios alinhados aos seus.

Pode presumir que não há solução pronta para essa pergunta. E, para responde-la, é necessário pesquisar detalhes sobre a empresa – desde a área em que ela atua, suas propriedades de gerenciamento, seus aspectos financeiros e suas competições.

Questionar é bem visto

Não é somente atendendo as questões do recrutador da melhor maneira que você ganhará pontos. Outro método bem significativo é o de criar perguntas que mostrem, principalmente, que você procurou dados sobre a instituição e que terá dedicação pela empresa e pelo cargo em disputa.

Não minta

Mencionar uma mentira é muito perigoso em qualquer tipo de entrevista de trabalho, pois o entrevistador é uma pessoa preparada para identificar esses erros.

Cuidado com as redes sociais

As redes sociais, normalmente, revelam muito da vida social. Por mais que você busque manter sua vida particular, é provável que o entrevistador disponibilize tempo para dar uma conferida no que você vem produzindo por lá. Por isso, vale a orientação de considerar bem suas informações antes de divulga-las.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *