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REPRESENTAÇÃO DECIMAL

As frações que tem 10, 100, 1000 no denominador podem ser representadas utilizando-se vírgula. Esta ração chama-se fração decimal

Exemplos:

 

3/10 , 5/100, 8/1000, 15/10, 27/100

Se o denominador é 10, lemos décimos

Se o denominador é 100, lemos centésimos

Se o denominador é 1000, lemos milésimos

 

1/10 = 0,1

1/100 = 0,01

1/1000 = 0,001

25/10 = 2,5

40/100 = 0,4

70/1000 = 0,007

 

Os algarismos escritos à esquerda da vírgula são a parte inteira e os escritos a direita são a parte decimal.

 

1,63 = 1 é a parte inteira e 63 é a parte decimal

 

Unidades inteiras

Centenas

Dezenas

Unidades

 

Unidades decimais

Décimos

Centésimos

Milésimos

 

Frações E Decimais

 

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS COMO O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS E SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA.

 

·         Saber que o resultado de dividir “A” por “B” é o mesmo que dividir o inteiro em “B” partes iguais a tomar “A” dessas partes

·         Identificar numerador e denominador

·         Ler corretamente os números fracionários

·         Reconhecer se um número fracionário é menor que 1, igual a 1 ou maior que 1

·         Reconhecer que existem números representados por uma parte inteira e outra parte fracionaria

·         Transformar corretamente uma fração imprópria em numero misto e vice-versa

·         Reconhecer fracos equivalentes como representações diferentes de um mesmo número racional

·         Aplicar corretamente a propriedade para obter frações equivalentes a uma fração dada

·         Reconhecer que simplificar uma fração significa obter uma outra fração equivalente à fração dada, cujos termos são mais simples

·         Simplificar corretamente uma fração por meio da regra prática

·         Reconhecer que reduzir duas ou mais frações ao mesmo denominador significa escrever frações equivalentes às frações dadas, porém de mesmo denominador

·         Reduzir duas ou mais frações ao mesmo denominador por meio de regra prática

·         Comparar dois números fracionários quando:

 

1) As frações têm mesmo denominador

2) As frações têm denominadores diferentes

efetuar com compreensão , a multiplicação de duas frações

Reconhecer o inverso de números fracionários

Efetuar com compreensão, a divisão de duas frações

Determinar corretamente a fração de um número natural

Resolver com compreensão, problemas com dados fracionários.

 
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