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FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS

 

Há uma necessidade de articular as representações decimais com os sistemas de medidas.

Em nossa cultura , o uso de cálculos na representação fracionaria é bem reduzido. Nossos livros e nossas propostas curriculares favorecem apenas os modos mecânicos.

Seria relevante que o aluno aprendesse o sentido de uma fração?

As representações fracionários e representações decimais são facetas de um mesmo número racional .

 

É importante mostra a relação abaixo.

 

1

__   = 0,5 Kg = 500 Gramas

2

 

As frações são ainda de grande uso nas proporções e nas porcentagens, em razões e escolas, e ainda nas receitas culinárias.

 

A compreensão de fração não pode ser conseguida somente com a divisão de figuras geométricas.

 

É preciso encontrar caminhos para levar o aluno a identificar essas quantidades em seu contexto cotidiano.

 

Procurar trabalhar com as famílias de frações inter-relacionadas como meio, quarto, oitavo, terço,  sexto, nono, vinte avos.

 

A constatação das noções de mínimo múltiplo comum e de máximo divisor comum, interrompem o caminho natural da construção da idéia de fração pela criança.

 

Deixar a criança pensar, elaborar hipóteses, apresentar respostas de um grupo a outro e representarem, até se certificarem de uma solução a que possam chegar sozinhas.

 

Pode-se dizer que os alunos mesmo quando saber efetuar os cálculos , aprendidos de forma memorizada não sabem para que usá-los.

 

 

As frações surgiram a partir da necessidade que o homem teve de representar medidas que não fossem inteiras. Depois o homem passou a utilizar as frações também para representar quantidades. Assim hoje é comum ouvirmos frases como: A metade dos carros, nesta jarra há meio litro de suco, já percorrermos um quinto da distância entre duas cidades

 

UM MEIO, UM TERÇO , UM QUARTO

As frações mais comuns podemos representar por um retângulo

Quando dividimos a figura em duas partes iguais, cada parte representa a metade ou um meio da figura ½ , ou seja uma fração, quando dividimos a figura em três partes iguais, cada parte representa a terça parte , ou um terço da figura,  1/3 , Quando dividimos essa figura em quatro partes iguais, cada parte representa a quarta parte, ou um quarto da figura ¼

O número que indica quantas partes iguais a figura foi dividida é o denominador e é escrito embaixo do traço indicativo de fração

O número que indica quantas dessas partes foram consideradas chama-se numerador e é escrito em cima do traço indicativo de fração

 

3 - numerador

__

5  - denominador

 

 
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