PostHeaderIcon A CRIANÇA E AS RELAÇÕES ESPACIAIS.

A CRIANÇA E AS RELAÇÕES ESPACIAIS.

 

Noções de espaço

 

Espaço Vivido

2-6 anos

Esquema corporal e lateralidade.

Espaço físico vivenciado, através do movimento e do deslocamento (corpo e meio)

Possui uma visão sincrética do mundo. Percebe o todo e não cada parte distintamente.

 

Professor

Deve propor atividades práticas e de representação que ajudem o aluno a distinguir partes de seu corpo, identificando-as , situar-se situar os objetos em relação ao todo (perto de, abaixo de, dentro, fora, na frente, atrás , no limite de, etc)

Isso contribui para que a criança possa se descentrar , ou seja, considerar outro elementos para localização espacial, além de seu coro.

São chamados de relações topológicas elementares.

 

Percebido

7-10 anos

Espaço “lembrado”, “recordado”, “memorizado”

Já adquiriu as relações topológicas elementares no plano perceptivo, as relações espaciais se processam na seguinte ordem: vizinhança, ordem, envolvimento, continuidade. Isso ocorre porque a criança adquiriu a noção de conservação e reversabilidade do pensamento. Vai aos poucos tendo a noção de perspectiva, isto é, passa a conservar a posição dos objetos e alterar o ponto de vista até atingir as relações espaciais projetivas. Nessa fase a criança deve atingi-las

 

Observações

 

Quando a criança nasce, conhece o espaço pelos sentidos. Primeiro pela boca, segundo pelo toque.

 

A criança não entende que o espaço existe nela.

 

Esquema : Modo, maneira, habilidade, segundo Piaget.

 

4 a 5 anos: O corpo da criança não se confunde mais com o meio efetivamente. Antes disso ela acreditava ser corpo e meio uma coisa só.

 

Nessa fase a criança deve aprender a seriar, classificar.

 

Exemplo para trabalhar a noção de espaço e o próprio corpo.

Relaciona-se com o conceito de paisagem. Olhar o espaço, observar os objetos identificar os elementos dessa paisagem, perceber.

 

Observar é mais fácil, representar o que a criança viu é mais difícil.

 

Segundo momento

Relação da criança (seu corpo) com o ambiente e seus objetos.

 

Muitas vezes a criança entende e até identifica o que está dentro, fora, ao seu lado, mas a criança até 6 anos não consegue representar esse conhecimento, essa habilidade.

 

Todo trabalho tem que ter uma legenda, a criança tem que codificar. Signo, significante, significado.

 
Visitantes
Visualizações de Conteúdo : 5947992